domingo, 24 de janeiro de 2010

Pedido de Ajuda - Acção - Salvem o Tâmega!




Pedido de Ajuda - Acção - Salvem o Tâmega!

Amigos da Água, dos Rios, da Terra, do Tâmega e seus afluentes Olo, Beça e Louredo:

De acordo com a agenda parlamentar, na próxima Quarta-feira (27/1) sobe ao plenário da Assembleia da República uma iniciativa legislativa proposta pelo Partido Ecologista "Os Verdes" visando a «suspenção imediata» do Programa Nacional de Barragens.
Os deputados da Nação, por nós eleitos, vão ter de se pronunciar e deliberar sobre essa matéria em agenda, decisiva para o Tâmega e toda a Vida que nele se faz. Nos concelhos do Tâmega - de Basto (Cabeceiras, Celorico e Mondim) a Amarante - antevemos e sabemos dos malefícios que advirão com a perda definitiva dos rios Tâmega e afluentes (Olo, Beça e Louredo):

- a implosão dos ecossistemas ribeirinhos;
- a artificialização dos regimes hídricos;
- a extinção de espaços naturais irreproduzíveis propensos ao turismo, desporto e lazer, suportes naturais de paisagens milenares;
- a submersão de peças classificadas da arquitectura civil;
- a degradação da qualidade das águas;
- a desestruturação da relação equilibrada, auto-sustentável, entre os vários factores integrantes do «sistema hidro-bio-geográfico», que ficarão a pender de modo ameaçador e insustentável sobre a cidade de Amarante a uma escala sobredimensionada;
- o incumprimento da Lei (1).

Perante o contexto absurdo de absoluta desregulação hídrica da Bacia do Tâmega, criado em 2007 pelo XVII Governo com a passagem para a mão de privados destes recursos naturais-patrimoniais da Terra e da região, estratégicos para as nossas populações, estamos perante a derradeira oportunidade de, individual e civicamente, manifestarmos aos diversos grupos Parlamentares (onde há deputados eleitos pelos distritos e concelhos afectados) o nosso apreço e atenção pela matéria agendada e a discordância quanto ao desprezo pelo Tâmega, no que comportaria a execução do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico.
A todos propomos e solicitamos que até ao final da próxima Segunda-feira (25/1) divulguem a seguinte mensagem


Pelo direito à Vida no vale do Tâmega!


Pelo Tâmega livre da pressão das barragens!


Não ao transvase do rio Olo para a barragem de Gouvães!


Não à Barragem de Fridão! Sim ao desenvolvimento da Região!


pelos amigos e conhecidos, para que todos a possamos enviar para os seguintes endereços electrónicos:

gp_pcp gp_pcp@pcp.parlamento.pt,
gp_pp gp_pp@pp.parlamento.pt,
gp_psd gp_psd@psd.parlamento.pt,
gp_PS gp@ps.parlamento.pt,
blocoar blocoar@ar.parlamento.pt,
Hugo Evangelista hugo.evangelista@be.parlamento.pt
diogo.feio@europarl.europa.eu,
duarte.marques@europarl.europa.eu,
pev.correio@pev.parlamento.pt

com o título seguinte:

Senhores deputados: SALVEM O TÂMEGA!

O Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega (MCDT)

(1) Primeiro - o leito do rio Tâmega e toda a rede hidrográfica é «reserva ecológica nacional» (REN)[1];
Segundo - a Bacia Hidrográfica do Tâmega é «zona sensível»[2] em virtude de se «revelar eutrófica»;
Terceiro - o Plano de Bacia Hidrográfica do Douro[3] em vigor estabelece e classifica a sub-Bacia do Tâmega em:
a) «ecossistema a preservar» - o «rio Tâmega desde a confluência com a ribeira de Vidago até Mondim de Basto e principais afluentes: rios Olo, Covas e Bessa»......
b) «ecossistemas a recuperar» - o «sector superior: desde a fronteira até à confluência do rio principal com a ribeira de Vidago», e o «sector terminal: desde Mondim de Basto, confluência da ribeira de Cabresto, à confluência com o Douro».
Quarto - as cabeceiras do rio Olo, até à proximidade de Ermelo (Mondim de Basto) é «área classificada» do Parque Natural do Alvão, onde são proibidos os «actos ou actividades» de «captação ou desvio de águas»[4].
Quinto - a Bacia do rio Tâmega é «zona protegida», Lei-Quadro da Água[5].
Sexto - sobre o vale do Tâmega recai a classificação de «corredor ecológico», na categoria de «zona sensível», no âmbito do Plano Regional de Ordenamento Florestal do Tâmega (PROF T)[6] [1] Decreto-Lei n.º 93/90, de 19 de Março (Anexo I - alínea a) - número 2).[2] Decreto-Lei n.º 152/97, de 19 de Junho.[3] Decreto Regulamentar n.º 19/2001, de 10 de Dezembro (alínea n) - Parte VI).[4] Decreto-Lei n.º 237/83, de 8 de Junho (alínea h) - número 1 - artigo 6.º).[5] Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro (alínea jjj) - artigo 4.º) .[6] Decreto Regulamentar n.º 41/2007, de 10 de Abril (alínea b) - número 5 - artigo 10.º).

Obs: o «MCDT» tem as suas bases programáticas editadas em Manifesto e Petição no endereço http://cidadaniaparaodesenvolvimentonotamega.blogspot.com/
e actualiza a informação sobre o Tâmega em http://artigosediscussao.blogspot.com/

13 comentários:

Ramiro Marques disse...

Olá, Anabela! Que a energia nunca te falte para denunciar as atrocidades dos poderosos.

www.angeloochoa.net disse...

Anabela, hoje, mal saí à rua vi, na praça do Vitória Futebol Clube, com estes olhos que terra comerá, um mega cartaz de Os Verdes.
E que mostrava (as palavras já quase as esqueço...) uma foto com uma linha reduzida da c.p.... Seria a Linha do Sabor? Seria a Linha do Tua? Seria a do Tâmega? Linhas desenhadas no nosso imaginário de infância, das aulas da 4ª classe. Sabíamos de cor linhas e ramais! Rios e afluentes...Pois essa linha, essa linha vinha ali fotografada, trazendo-me a Sul de Desterro meu Norte de Amores! E que se dizia lá? Mais ou menos isto : Acabem com o monstruoso plano nacional de barragens! Salvem património! Vamos dizer NÃO!!!
E meu Domingo desanuviado se nublou da colossal mentira embuste desse TAL PLANO SOCRÁTICO!
mATARAM-ME DESDE AÍ TODAS AS VIAGENS de infância PELAS VERTENTES DO SONHO ACORDADO!
Repito, agora, o comment que deixei em teu post de ontem «TUA E TÂMEGA, A MESMA LUTA!»

«Amiga, porque será que só BE e Verdes pegam nestas causas? Reconhecidamente partidos minoritários, ecoam, é certo, o descontentamento e a revolta gerais dos sem voz. Olo, Sabor, Tua, Tâmega, Barragens, vómitos poluição, e o mais que por aí vai.

Por aqui Vale da Rosa e desbastes de sobreiros e arrasar de um Estádio, incineração, e a Secil cimenteira a avacalhar de desventrar maravilha Arrábida, Belmiro de Azevedo a tomar conta de Tróia, que, há pouco, era (era…) dos setubalenses. Confrange que todos mas todos se acovardem e digam améns a inclassificáveis atrocidades. Não era de fazerem algo pelas linhas do Tua, Tâmega, e Sabor? Não têm (os que nos desgovernam) olhos para o belo, só barriga para o cifrão com o aplauso dos «capachos» que os aclamam.»

Disseste então tu em jeito de amarga ironia que estão a fazer-nos num 8!

RICARDO PINTO disse...

Convido-os a lerem a notícia da semana publicada hoje no blogue: CONVERSA COM RICARDO PINTO

http://conversacomricardopinto.blogspot.com/2010/01/barragens-apenas-amarante-contesta.html

Infelizmente há gente que se esqueçe muito rapidamente do passado e daquilo que defendia, ou pelo menos daquilo que disse...
Falam num estudo de impacte ambiental. A questão é, quando sairá esse estudo e qual a sua veracidade face aos técnicos envolvidos.

Será que é tão difícil entender que já com o Torrão a funcionar, o Rio Tamega é uma pocilga, com outra barragem morre de vez.
Em vez de andarem nesta disputa constante, de faz, não faz, se pensassem antes na despoluição do rio e numa forma de desviar de lá os esgostos, isso é que faziam bem!
C´est la vie, uma vida triste, é certo, ver águas estagnadas com merda a boiar... Desculpem o termo, mas é a mais pura verdade... E lembrem-se: quem cala consente! Por isso se querem mudar terão que falar, caso contrário..., não sei não. Felizmente não sou amarantino e digo felizmente porque se a barragem de Fridão avancar o centro histórico, se hoje está uma vergonha, ainda vai ficar pior. Quando vierem as cheias, aquelas casas, sem fazer publicidades, alí pela Ponte. Lá se vão os barcos, as queijadas, os suspiros, tudo o que é tradicional.
Se a rua do Covelo era apertada e escura, lembraram-se de construir um edifício altíssimo...
Esta gente só vê dinheiro à frente e a Mãe Natureza que se lixe..
Ao menos na minha aldeia, oiço os pássaros cantar e água límpida. Chamem-me Alberto Caeiro, o que quiserem, mas para mim a Natureza é uma 2.ª. 3.ª ou 4.ª MÃE!

RICARDO PINTO disse...

Bom fim de semana Anabela Magalhães, que não mata gatos e esfola cães, se de vez em quando lhe apetece, cães, assim daqueles grandes, humanos, digo eu...

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Ramiro.
Ajudas-me mais uma vez nesta cruzada?
Vou-te mandar por mail a mensagem.
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Ângelo, peço-lhe que tire uma fotografia ao cartaz e que me envie para o meu mail, pode ser?
Nós até podemos cair de exaustão mas nunca por desistência!
Porque desistir é estar já morto!
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Bonitas as tuas palavras!
E de facto apesar de ter já saído aquilo a que chamam Estudo de Impacte Ambiental nós ainda continuamos à espera que saia...

www.angeloochoa.net disse...

Não foi coisa que me não tivesse lembrado fazer. Saio agora a rua e aproveito a luz de entardecer. Até já ... São uns 5 / 10/ 15 minutos. Não mais.

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Ângelo!

www.angeloochoa.net disse...

Já mandei foto -- a 1570 -- para tua gmail-box. Foi só atravessar do topo N. para topo S. o Estádio do Bonfim prestes a implodir. E disparar pelo(s) caminho(s). E chegar a casa através do Estádio outra vez e do Sul para topo Norte.... Beijinhos, Anabela, e que não nos doa a luta!

Anabela Magalhães disse...

Já lá vou...
Muito obrigada!
beijinhos grandes

susana disse...

Olá Anabela.
Já cumpri mais um pequeno passo na recusa da barragem, da nossa e de outras, reencaminhando o mail e enviando a mensagens para os srs deputados. Acção cívica é urgente. Bjos.

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Susana!
Todos seremos muitos. :)
Beijocas e temos que nos encontrar um dia destes!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.