sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Educação - Crítica - Olha as Novidades Fresquinhas


Educação - Crítica - Olha as Novidades Fresquinhas

As medidas agora tomadas entrarão em vigor já este ano mas com uma nuance relativamente aos próximos anos lectivos - este ano só haverá provas de aferição a Matemática e Português. Depois, as aferições serão feitas a todas as disciplinas, numa calendarização mais compatível com o final de um ano lectivo - 2º e 5º anos na última semana de aulas, 8º ano imediatamente após o fim das actividades lectivas.
Estas são decisões escorreitas que introduzem provas de aferição, uma em cada ciclo a cada uma das disciplinas curriculares que, assim, não são segmentadas em disciplinas importantes/nucleares e disciplinas não importantes/ não nucleares.
Independentemente do que escrevi anteriormente mantenho uma crítica - o poder político presta um péssimo serviço ao país ao actuar, governo após governo, desta forma, ou seja, em cima do joelho.
As regras, em Educação, devem ser definidas em tempo útil, devem ser consistentes e não devemos querer, nem admitir, reformas mais ou menos profundas ou cosméticas, dependentes dos calendários eleitorais. Porque isto, que agora vemos e vamos sentir na pele mais uma vez, é como se tivéssemos começado um jogo com umas regras e, agora, já o jogo vai quase a meio, pois que nos mudaram as regras a Alunos e Professores.  E isto é um desrespeito por cada um de nós.
Ou não será?

Governo mantém exames do 9º ano e cria provas de aferição no 2º, 5º e 8º

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.