segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Resolução de Problemas

Moi Je - Carnaval - Amarante
Fotografia de Flora Queirós

Resolução de Problemas

Gosto de os resolver à medida que eles vão surgindo. Se possível, imediatamente. Com frontalidade e honestidade, que esse é o caminho mais rápido para cortar de vez, talvez!, com fuxiquices, é assim que se escreve? muitas, que, a cada passo, vão surgindo sobre a minha pessoa. Pessoa particular ou profissional.
Posto isto, é obrigação dos professores adaptarem-se aos seus alunos. As minhas aulas de CEF, tive turmas de CEF para aí uns bons dez anos seguidos, foram diferentes das aulas que leccionei às restantes turmas, e, nas várias turmas, uma aula da mesma matéria nunca é rigorosamente igual a outra. É igualmente verdade que os alunos também têm de se adaptar aos seus professores sendo que há professores assim, assado, frito e cozido... tal e qual como os alunos que também são assim, assado, frito e cozido.... sem que esta minha afirmação queira comparar o incomparável apenas querendo dizer que as variáveis são infinitas.
E este foi o primeiro problema resolvido. Tal como eu tive, enquanto aluna, Professores maiores, excepcionais e inspiradores, competentes ou a fazer o frete, ou ainda nitidamente incompetentes... sim, até na faculdade!, também os alunos, que neste momento frequentam a Escola, terão professores de todo o género e guardarão para si, nas suas memórias, o que entenderem... sendo quase certo que guardarão os inspiradores e os muito maus... e eu espero, sinceramente, que já nem os haja à solta por aí...
O problema dois foi mais engraçado. Então Anabela Maria, haverá a hipótese dos teus alunos terem melhores notas porque copiam a torto e a direito?
Eheheh... esta não lembra ao diacho! Porque eu sou uma professora multifunções, que sim, consigo desempenhar vários papéis ao mesmo tempo e porque eu fui aquela professora que, tendo uma turma muito muito fraca de 8º ano, muito muito fraca a todas as disciplinas, claro!, que já era minha desde o 7º ano, resolveu fazer um teste às criaturas... de quando em vez faço-os... e depois de corrigir as perguntas do teste na aula de revisões, por escrito, com os alunos a passarem as respostas nos seus portefólios e eu a avisá-los que a matéria corrigida era importante para o teste, dei um teste com essas mesmas perguntas, professora durante o teste multifunções e... pasme-se!... ou não!... eu avisei pela escolinha o que ia fazer e que o resultado seria igual ao litro...  as respostas foram... pois, exactamente na ordem do previsto, sem tirar nem por.

Talvez a resposta a esta minha última pergunta esteja no que eu sou enquanto Pessoa, enquanto Professora, talvez a resposta se encontre um bocadinho por aqui, ou por aqui, ou por aqui, ou por aqui, ou por aqui... e já chega... sob pena de vos cansar.
E pronto. Problemas resolvidos e mortos quase à nascença. E agora vamos dançar.

Ó mãe, tu não paras?

Páro. Quando morrer. E garanto-te que vai ser muito contrariada...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.