sexta-feira, 27 de março de 2009

Ainda o Post "Teresa Mafalda"

Ainda o Post "Teresa Mafalda"

Fui habituada desde que me lembro a dizer obrigada e a pedir desculpa sempre que as circunstâncias o exigem mais ou menos ao de leve. Sei que há gente para a qual estas duas palavras são inexistentes e parece-me até que cada vez há mais gente desta.
O que eu escrevo aqui no Anabela Magalhães é sempre genuíno, reflectindo a pessoa genuína que sou, com os meus defeitos e as minhas virtudes e a minha vontade de fazer mais e melhor a cada dia que passa. Não escrevo o que não penso, não escrevo sob encomenda, não retiro o que ficou dito lá atrás.
Por vezes sento-me aqui em frente ao computador e digito um post previamente pensado e estruturado, outras vezes sento-me sem saber o que escrever e o post como que se insinua na minha cabeça numa torrente impossível de conter e eu teclo, teclo tudo o que me vai na alma e me sai pela pontinha dos dedos, registando pensamentos, reflexões, constatações.
Sei que o post "Teresa Mafalda" surpreendeu agradavelmente muita gente, assim como anteriormente o post Elisabete, Ester Cabral, Helder Barros, Glória Bento e outros da mesma linhagem surpreenderam.
A Jesuína, hoje pela manhã, agradeceu-me o post de lágrimas nos olhos, emocionada, pela homenagem que eu fui capaz de fazer a uma colega de trabalho, a uma amiga do peito, que eu respeito e admiro e de quem gosto muito especialmente por ser uma "alma boa". E de quem ela gosta também especialmente.
Sei que não é comum elogiar frontal e publicamente um colega. Sei disso, mas não concordo com a atitude. Por isso remo contra a maré, porque tenho a certeza que as pessoas devem ser reconhecidas pelo trabalho que desempenham, principalmente quando dão o litro muito para além do seu horário normal, principalmente quando o fazem de forma dedicada e empenhada, dando o seu suor e lágrimas para que tudo termine em bem com estes putos que nem se apercebem destes trabalhos, quantas vezes inglórios!, mas também quantas vezes com resultados excepcionais.
Tenho para mim que se as pessoas se apoiassem umas às outras seríamos todos muito mais felizes no nosso local de trabalho e na nossa vida privada também.
Pudesse esta avaliação de professores potenciar esta atitude de entreajuda mas o que eu já estou a ver na ESA, com estes meus olhinhos castanhos, são atitudes absolutamente inacreditáveis para seres humanos dignos desse nome.
Assim, continuarei a remar contra uma certa maré que parece abater-se agora sobre nós, potenciando o conflito e as atitudes desrespeitosas entre colegas.
Assim continuarei a dizer obrigada à Teresa Mafalda... e a todos os que tornam os meus dias mais felizes numa escola complicada até dizer chega!

71 comentários:

maria eduarda disse...

Tens toda a razão.É tão fácil dizer essas duas palavras... digo-as muitas vezes, porque fazem parte integrante do meu vocabulário. Se cometo um erro, rapidamente me apercebo e peço desculpa. É por isso, por saber que és genuína, por te conhecer daqui, neste teu espaço, que gosto de ti.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelas tuas palavras, Dudú. Eu sei que tu também és assim, genuína, por isso também gosto de ti.
Comungamos de muitas ideias, emoções, sentimentos, não é assim?
Beijoquinhas nas tuas bochechinhas
:):):)

Reverendo Bonifácio disse...

Fiquei muito impressionado com o post que refere, e estou completamente de acordo com este. Por acaso o da sua Teresa Mafalda deixou-me com vontade de fazer um inspirado nele para algumas almas da minha escola, que bem merecem esse apoio de que tanto carece o meio escolar (não sei se não podiamos estender a outros o reparo). Lamentavelmente o seu cepticismo também me habita quanto à propensão desta "modelo" de avaliação em fomentar cooperação e entre-ajuda, pois o que tenho constatado é precisamente o inverso, e nem posso dizer que me surpreende.

maria eduarda disse...

Retribuo as beijoquinhas, com desejo de bom fim de semana!
:):):)

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Reverendo, também me encontro pessimista em relação ao futuro da nossa profissão.
Quanto à tua vontade de fazeres um post na linha deste só te posso dizer "Faz! Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!"
Temos a obrigação de não nos deixarmos abastardar. Temos a obrigação de saltar por cima dos números, esmagadores, a que nos querem reduzir.

EMD disse...

Estes são os gestos em que nós, visitantes desta tua casa virtual, te reconhecemos. Os gestos da frontalidade e da combatividade, mas também da humildade e da fraternidade.
Não seria de esperar de ti outra atitude que não a de reconhecer o mérito a quem o tem, sendo o inverso também verdade. Tal como fazes com os alunos!
Obrigada por nos dares a conhecer outro exemplo do bom sem espalhafatos que por aí anda. São esses que puxam pelo melhor que há em nós.

zinhapereira disse...

Concordo contigo, aliás não te imagino sem dizer ou fazer o que pensas ou sentes.
"Saber o que é certo e não o fazer é a pior das cobardias" Confúcio

Anabela Magalhães disse...

Temos de nos agarrar a estes exemplos, Elsa D, porque sem eles palpita-me que nos começaremos a afundar num imenso naufrágio colectivo!
Obrigada pelas tuas palavras doces.
Aconcheguei-me nelas...

EMD disse...

Temos companhia nova. Este blogue está a tornar-se um gineceu!
CLAAAAAAAAAAAAP! Heeeeeeeeeeelder!

Anabela Magalhães disse...

O Clapinho não pode atender-nos...
quanto ao Helder deve estar a ver o FCP!

Anabela Magalhães disse...

Temos companhia nova nos comentários... mas na verdade a companhia já nos vem acompanhando há muiiiito tempo!
Zinha de seu nome, outra Teresa Mafalda, agora do ensino especial.
Um dia falarei dela. Outra Alma Boa que já povou a ESA, estando agora na EB 2/3 de Amarante mas que não resiste a dar-nos uma ajudinha para tratar um ou outro caso!
Os alunos primeiro, é o seu lema!

maria eduarda disse...

Não se riam! Por falar em gineceu, o Reverendo é uma gata....

Anabela Magalhães disse...

Eu bem digo... povoou, carago, povoou!

EMD disse...

Gatarrona, Dudú.

EMD disse...

Gostei de saber da Zinha. Aliás, o comentário dela ali abaixo mostra deixa entrever uma pessoa sensível e fraternal.

maria eduarda disse...

Esclarecida, Elsa D.
:)

Anabela Magalhães disse...

Eu sei desse disfarce do Reverendo. Mesmo que ele fale no masculino transparece na sua escrita a feminilidade e sensibilidade de uma Gata!

EMD disse...

Gatarrona que tão depressa vira D. Bonifácio de Calatrava como plácido reverendo.

Anabela Magalhães disse...

É a Zinha!

maria eduarda disse...

A Elsa também conhece a Zinha?

EMD disse...

A esta hora é capaz de estar a fazer uma soneca, ou a ler, ou no cinema. Mas nada impede que daqui a um par de horas ande na caça nocturna, entenda-se a coisa no bom sentido.

Anabela Magalhães disse...

A Elsa D.? Não. Só soube da sua existência desde que ela entrou no blogue e deixou comentário. Ontem, portanto.

EMD disse...

Qual? Eu? Só do post "Teresa Mafalda".

Anabela Magalhães disse...

Sabem quem eu aqui queria?
A Teresa Mafalda mesmo! Mas a dita só me manda mensagens offline e pelo telelé!

Reverendo Bonifácio disse...

Hei estão a falar de mim!!! Malandros! A ddivertirem-se e não diziam nada, isto é, diziam, mas estou a prepara um post.

Reverendo Bonifácio disse...

Onde anda a Zinha que ainda a não vi? O meu olhos felinos estão poucos atentos, não pode ser!

maria eduarda disse...

Apareceu o Reverendo!
Ora viva!

Reverendo Bonifácio disse...

Ai ai, tenho que ir caçar uns ratos que estou a comer letras num lado e acrescentar noutro... deve ser fome

Reverendo Bonifácio disse...

Eu só caço de noite... e bem de noite

Anabela Magalhães disse...

Muito bem, Reverendo, a gente já vai aos lírios!

bugsnaEDucação disse...

Boa noite, revendíssimo. Hoje saí do jardim e vi respirar os ares do Tã mega. Estou exaurida e apetecia-me sair de casa. Para quando é a volta Dudú? Por este andar temos que ir de camioneta

Anabela Magalhães disse...

A Zinha? Não sei... estará a fazer óó?

maria eduarda disse...

Eu convido.... A Anabela diz que hoje a Elsa C está ocupada... Temos que pensar nisso. Combinamos o dia, a hora e eu apanho-vos no meu ferrari:D

bugsnaEDucação disse...

Acabei de ver a Zinha ali abaixo.

maria eduarda disse...

Onde?

Anabela Magalhães disse...

No post Teresa Mafalda.

maria eduarda disse...

OH! Está bem...

Reverendo Bonifácio disse...

Viva Didium, a EMD vai-me matar... é que a rapariga é tímida, mas a culpa é da Anabela que me inspirou!!!!

Anabela Magalhães disse...

Já li. Em boa hora te inspirei e tu não te vais deixar matar, pois não? Lança-lhe um miauuuuuuuuu...

maria eduarda disse...

Deita-lhe as garras, ela foge!

maria eduarda disse...

Já agora, onde está ela? A EMD-Bugs-Elsa D?

Anabela Magalhães disse...

Recolheu-se envergonhada... kakakakaka

maria eduarda disse...

Elllllllllllllllllllllsa!!!!!!!!
Chega aqui se faz favor!

Reverendo Bonifácio disse...

Claro que não me deixo matar, fujo para cima de uma cerejeira que ainda esteja em flor até que lhe passe a braveira. É que ela é boa demais para a esgadanhar... seria um pecado.

Reverendo Bonifácio disse...

Não me digam que fugiu... só espero que não esteja a preparar nenhuma vingança, não me apetecia nada que me infectasse um rato para eu ficar doente.

bugsnaEDucação disse...

Já cá estou, de cabeça à roda (ainda mais, se é que é possível!).
Não, matar não que sou pela paz! Mas lá estrafegar...
Apanhou-me de folga, Reverendo! E teve logo assistência aqui das blogueiras.
Gracias, gracias e gracias

bugsnaEDucação disse...

Eu sou leeeeeeenta, amigas.

Anabela Magalhães disse...

Lenta é que a menina não é!

maria eduarda disse...

Gostei muito, mais rica fiquei hoje!
Bôa nôte!
Sonhos, sonhos e mais sonhos...

Anabela Magalhães disse...

Mas jamé cor-de-rosa!
Bôa Nôte!

bugsnaEDucação disse...

Anabela, chega de adjectivos por hoje, já vejo as teclas enevoadas.
Ou tenho que imitar a Mafaldinha: Não te estiques, Anabela Maria. :)

Anabela Magalhães disse...

Olha, a Mafaldinha deixou um comentário lá abaixo!
Vou ler.
Pareceu-me um testamento!

bugsnaEDucação disse...

Verdade, Didium. Calores bons.

Reverendo Bonifácio disse...

Boa noite Didium.

bugsnaEDucação disse...

Reverendo, anda a saltitar de post para post, ainda não o apanhei a jeito.

Anabela Magalhães disse...

Está um gato assanhado!

Reverendo Bonifácio disse...

Por ora vou-vos deixar, vou caçar ratos... se entretanto estiverem pelo vale dos lençois, boa noite a todos, daqui uma(s) horita(s) passarei a ver as novidades.

Reverendo Bonifácio disse...

Estou a ver que me quer apanhar, vou deixar os ratos para mais tarde, diga lá.

Reverendo Bonifácio disse...

Assanhado não, com muita energia, é a minha hora de caça. Hoje comecei mas foi muito cedo.

Anabela Magalhães disse...

Energia, energia, energia! Que não nos falhe a energia!

bugsnaEDucação disse...

Gato esquivo.
Olha Anabela Maria, lá diz a Carmo-Pirueta: ele não há acasos, há encontros. Hoje foi uma noite excepcional.
Não necessariamente por teres espicaçado o Reverendo (prova provada da velha questão: de onde vem a inspiração?)
Foi um encontro que nos incentiva a fazer melhor.
Muchos besos, guapa!

Amanhã, dia de espatifar as manitas na Barca?

Reverendo Bonifácio disse...

Então agora é ela que não esta nem neste nem em casa?

Anabela Magalhães disse...

Amanhã ainda não. Dia de Aquacool... pode ser que aqui ponha umas fotografias... eu toda borratada de algas verdes! kakakakaka.
O A. trabalha... talvez no Domingo se o tempo ajudar. A minha sogra disse-me que vai chover! :(

bugsnaEDucação disse...

Por agora, Reverendo, é só para lhe dizer que estou contente por ter feito estas incursões para Norte. Parece-me que este já virou mais um território de caça. Se me é permitido, ficámos a ganhar!
E vou-me ao vale que as emoções do dia acabaram comigo.

Sonhos de cor com laços azuis nas pontas para a dona da casa.
A si beijo-lhe o anel.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada!
Jocas

Reverendo Bonifácio disse...

Olá que está cá! Esquivo não sou, isto é que não é tão rápido como as minhas cambalhotas.

bugsnaEDucação disse...

Revivi: também quero!:(
:)

Reverendo Bonifácio disse...

Deus abençoe os sonhos coloridos, de ambas, e claro que o Deus referido é para cada uma, o de cada uma.

Reverendo Bonifácio disse...

Reviveu? Ainda bem... mas também quer o quê? Por vezes estes cruzamentos deixam-me perdido e vesgo lol

Helder Barros disse...

Jesuína, otra grande profissional de quem me orgulho de ser colega e amigo. Já agora é também um Grande ser humano!
Obrigado Anabela, por nos lembrares isso mais uma vez!

Anabela Magalhães disse...

Eu também gosto especialmente da Jesuína, mesmo que nunca me coube em sorte trabalhar com ela directamente. Sei que é uma mulher fraterna, sensível, frontal e eu amo gente assim!
Obrigada pelo teu testemunho, Helder.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.