domingo, 15 de março de 2009

Stresse


Um passo em frente - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Stresse

Os concursos estão a deixar-me stressada e o caso não é para menos. Se por um lado introduzem instabilidade na minha vida profissional, porque vou concorrer e não sei onde vou ficar colocada, por outro lado tive de tomar uma decisão bem difícil que dá resposta a uma dúvida existencial.
"O que fazer? Concorrer na primeira prioridade para a ESA, uma escola cada vez mais imprópria para cardíacos, ou tentar encontrar um local mais tranquilo e acolhedor aqui à volta?"
Com o famoso caso da minha falta injustificada, tendo justificado a falta antes de faltar, resolvido, "Confuso, não?", chegou a hora de parar de me preocupar em provar o que já está mais do que provado. De facto não sou uma cobarde, aguentei pé firme na ESA por uma decisão do Tribunal Administrativo, fui despejada à força, voltei, "Olá, cá estou eu!!!", mesmo a tempo de ver sair a decisão passados quase seis anos da coisa, favorável à minha pessoa, desfavorável ao ME, desfavorável ao Director Regional, desfavorável ao meu Director. Aguentei este tempo todo uma escola com a qual não me identifico, mas a que me prendem algumas boas amizades e, claro está, os alunos. Pensei durante muito tempo que era cobardia sair, debati o problema com alguns colegas/amigos mais próximos dispostos a arejar a moleirinha a partir do próximo ano, refrescando os ares que respiram, defendi que devíamos ficar, permanecer, tentar inverter a ordem das coisas, mas afinal foram eles que me convenceram com os seus argumentos. Tenho o direito de querer para mim uma escola onde possa exercer a minha profissão de forma mais tranquila, de forma mais solidária. Tenho o direito de pretender ser mais feliz profissionalmente falando.
Assim sendo a decisão está já tomada e a ESA não será a minha primeira prioridade nos concursos que ontem se iniciaram.
Sorry, amigos! Sorry, alunos!
Até pode ser que lá venha a ser colocada, que nisto de concursos há surpresas do arco da velha, mas a ESA não será a minha primeira prioridade.

12 comentários:

maria eduarda disse...

Anabela,
desconhecia estes episódios passados contigo na ESA. Realmente tens todo o direito em querer mais paz...
Bjo

EMD disse...

Aplaudo e felicito-te pela decisão. O primeiro direito/dever é procurar ser feliz.
Além de que se não estiveres bem na tua pele, não estarás verdadeiramente bem com ninguém, pois não é.
Que os deuses, a sorte, as forças ocultas... te protejam, Anabela
Beijocas

maria almeida disse...

Também desconhecia. Mas, só por aquilo que conheço, mereces ficar longe desse inferno. Embora a paz não seja um apanágio das escolas nos dias que correm... do mal, o menos!
Tenho saudades de ter paz de espírito no local de trabalho e sei que tu também tens. Que o novo concurso te leve para um lugar mais tranquilo!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Foi um passo muito infeliz do meu Director que ainda hoje me deixa perplexa e confusa porque gostaria de perceber o que leva o director de uma escola a marcar uma falta injustificada a uma professora que justificou a sua falta antes de faltar ao abrigo do artigo 102. Entreguei o artigo na secretaria numa manhã de quinta e faltei a partir das 13:30 desse mesmo dia. Incompreensível a minha falta injustificada, logo a mim que sou cumpridora dos meus deveres, e logo numa escola onde a minha filha andava à época e em que tinha um professor a informar a turma "Meninos, para a semana vou faltar porque vou para a Noruega." Ok, era um professor de cartão rosa e eu não sou nem rosa nem coisíssima nenhuma. Estás aver a dualidade de critérios? E fico-me só por este exemplo para não me adiantar mais.
Sem consequências para a minha vida profissional, esta falta fez muitos estragos na minha cabeça e equacionei o abandono desta profissão pela primeira vez na minha vida.
No ano seguinte a novela continuou, porque eu continuei na ESA e concorri de novo para a ESA, porque quem não deve não teme e eu não devia absolutamente nada, só que o meu director acabou com o meu horário. :(
Vai daí saí da ESA, fui trabalhar 3anos para a escola ao lado, para a EB 2,3 de Amarante onde vivi três anos de felicidade profissional. Regressei à ESA a tempo de informar o meu Director que tinha que me tirar a falta injustificada por ordem do Tribunal Administrativo.
Esta história, que teve contornos rocambolescos, e me colocou a trabalhar debaixo de uma enorme pressão, é uma pedra no meu sapato que eu não compreendo atendendo a quem sou profissionalmente.
Enfim!

Anabela Magalhães disse...

É, acho que tenho esse direito, muito embora tenha consciência de que o ambiente das escolas portuguesas está deteriorado até dizer chega. A minha ESA já era má antes da ADD, antes da Milú e seus muchachos, mas ficou incomparavelmente pior. Sei que o ambiente aqui à volta também se tem degradado, na Secundária do Marco já houve choros públicos entre professores pegados uns com os outros e esta foi a MERDA que os nossos governantes fizeram, mas vou tentar mudar de ares para ver se respiro um pouquito melhor.
Sinto-me cansada das pressões cor- de-rosa.

EMD disse...

Embora já conhecesse o caso, é sempre de se ficar de queixo caído.
Estas injustiças colam-se-nos à memória e corroem-nos por dentro.
Vá, vamos lá a animar. Nada como uma boa gargalhada. Esta parece mesmo feita para ti.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade
In Alguma Poesia
Ed. Pindorama, 1930
© Graña Drummond

maria eduarda disse...

É assim mesmo. Força!

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Maria, Dudú e Elsa.
Gostei tanto da poesia que vai para o blogue, Elsa D!

laura Marques disse...

Espero que o concurso te pregue uma partida e permaneças pela ESA...( Perspectiva egoista da minha parte) Mas se ficares num sítio mais agradável, ficarei feliz por ti...Xi coraçoes

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Laurita.
A ver vamos que isto de concursos é sempre uma incógnita. :)
Jocas

Lourenço disse...

Anabela, hoje decidi manifestar-me em relação ao seu blog, vou mais além, se me é permitido, á sua forma de estar. Vou ser breve...
Obrigado por nos oferecer tanta beleza!
Já agora aproveito para lhe dar a conhecer um outro blog, de um amigo meu, por ventura será seu conhecido e ou mesmo do seu conhecimento, no entanto aqui vai, na expectativa que seja do seu agrado: http://oantoniogoncalves.blogspot.com/

Beijinhos
Lourenço

Anabela Magalhães disse...

Quanto gosto, Lourenço em ver o seu rasto por aqui!
Obrigada pelas suas generosas palavras, mais uma vez, agora escritas e agora que se iniciou nos comentários não perca o balanço porque blogger que se preze gosta sempre de receber troco dos seus leitores. :)
Já fui espreitar o blogue que me indicou e amei.
Thanks
Beijinhos e fique bem.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.