terça-feira, 31 de março de 2009

Mário Bragança

Mário Bragança

Hoje comecei o dia pelas oito e pouco da manhã, às voltas com a papelada da minha direcção de turma, e daí em diante foi sempre a abrir até às quatro e meia da tarde, com reuniões encadeadas umas nas outras e um intervalito para almoçar.
Hoje sem lanchar, lá voltamos ao mesmo de ontem, eu e a minha parelha do costume, Teresa Mafalda de seu nome! Eu escovo a acta daqui, a Teresa Mafalda puxa lustro dacolá, pelo meio atende não sei quantas chamadas, acolá ainda tem uma mancha que precisa de escova e lustro e eis que terminamos tudo, tudinho, perto das 8 da noite.
Na sala de professores arrastavam-se ainda outras almas penadas, às voltas com actas e afins, e eis que entra uma colega com um ar super tristonho.
- Não acredito! Tenho um furo! Tive de telefonar ao meu pai e ao meu marido para me virem mudar o pneu que eu não o sei mudar!
Pois o mulherio presente nem que quisesse podia ajudar também não tem habilidade para a coisa. Ainda se fosse uma acta!
E pergunta o Mário Bragança, único homem presente naquela sala de professores, que por acaso é de Chaves e que ainda lá deve retornar esta noite para tornar a vir amanhã de manhã:
- E donde vem o seu pai e o seu marido?
- De Vila Real! - informa a colega com o ar mais infeliz do mundo fazendo-me até lembrar daqueles desenhos animados da minha infância em que um pintainho chamado Calimero personificava a própria infelicidade e azar.
O Mário sorriu.
- Vá lá! Telefone lá aos seus familiares para não virem que eu mudo-lhe o pneu!
O meu colega Mário Bragança, que por acaso não é de Bragança mas de Chaves, e que ainda hoje lá voltará, prontificou-se a descascar esta amêndoa de Páscoa, apesar da hora tardia, contribuindo para o meu alento nesta fase final do segundo período, e para a crença na grandeza do Ser Humano.
Obrigada, Mário, pelo teu cavalheirismo, dedicação, profissionalismo, sensatez, ponderação, competência, solidariedade e simpatia.
E tenho dito.
Mas digo mais...
Milú, Milú, o que sabes tu?

17 comentários:

maria almeida disse...

Não sabe nada, Anabela! Rigorosamente, naaaaaada! Sabe lá ela que valores são esses de que falas! Formação humanista é algo que a dita nem farejou!
Estou azeda, eu sei! Mas os meus dias, como os teus, têm sido caninos. E amanhã há mais.
Vou-me fazer à (muita) papelada que ainda me espera para os "finalmentes"!
Decididamente, este ME não merece quem tem nas escolas!
O que me vale é continuar a acreditar que os alunos merecem as horas roubadas ao sono,à família, aos amigos, aos fins-de-semana que deviam ser para desanuviar o espírito, etc., etc., etc....
Ponto final ao muro das lamentações. ;)
As dunas aguardam-te, amiga. Deixa-te "levar" por elas...
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo tudo o que dizes, Maria. A mulher não sabe nada de nada de Humanismo, de Solidariedade, de Compreensão.
Limita-se a ser uma tecnocrata, e infelizmente nem enquanto tal tem categoria. As duas almas penadas que pairam à volta dela também não a ajudam nadinha, bem pelo contrário!
É pena.
Por outro lado, é como dizes, os alunos merecem mais que tecnocratas frios, meros executores do despejar, do cumpridor de horário, do burocrata de mangas de alpaca.
Beijinhos para ti e desejo-te excelente descanso.
E que ninguém ponha em dúvida que é merecido. Porque é mais do que merecido!

maria eduarda disse...

Anabela,
Dou-te os meus parabéns por este teu texto delicioso. Leio-o, e aqui de longe, consigo presenciar essas cenas todas, tal o realismo que empregas.
Hoje foi um dia terrível, mas já passou...
Milú, onde andas tu?

Helder Barros disse...

Anabela, o Mário Bragança é um Grande ser Humano, um Grande Amigo, um Grande Profissional, que nos deixa sempre a pensar; o que nos tempos de hoje é raro!
Por isso nem sequer refiras certos nomes que perto dele são areia do teu deserto!
Grande post o teu, parabéns, o Mário da minha parte ainda vai ter um post merecido!
Obrigado, Anabela, estás sempre a lembrar a malta que a ESA tem colegas muito fixes! É o que nos vale!

Anabela Magalhães disse...

Têm sido dias avassaladores, não é assim Dudú? E a papelada que não pára de aumentar!!! Mas é que todos os dias se lembram de uma!
Sabes qual é a última da minha escola? Negativa dada, relatório individualizado feito a justificar e a apontar estratégias... resmas e resmas de papel porque nem podemos agrupar os miúdos que têm negativa nem que vás dizer a mesma coisa! Arre!
Tirem-me deste filme!
Ah! E obrigada! Fico muito contente por saber que gostaste de ler o meu post! :)

Anabela Magalhães disse...

Certos nomes jamais serão areia do meu deserto! Certos nomes são autêntica lama de um qualquer lamaçal que eu quero longe de mim.
Quanto ao Mário, é um excelente profissional, um excelente Ser Humano.
Muito embora sem nunca ter coincidido com ele em qualquer conselho de turma, bem sabes que eu não ando na vida a ver passar os comboios.
O Mário é impecável, um excelente espécime da Humanidade, eu sei-o muito bem, Helder.
Evidentemente que tu tens um conhecimento muito mais profundo dele e por isso fico a aguardar o teu post!
Quanto a esta minha tendência para a observação e a valorizaão do positivo, de que já falámos, sempre fez parte de mim, muito embora eu a tenha começado a cultivar, cultivar mesmo, com a idade, agarrando-me a ela como quem se agarra a uma tábua de salvação.
E sabes que mesmo na lama consigo encontrar pontos positivos, valorizando-os?
Ok! No trio não estou a ver!
Kakakakaka

bugsnaEDucação disse...

Estava a ler o comentário do Hélder e a pensar para os meus botões: qual grãos de areia! A Anabela vai reagir, vai dizer que é um insulto... à areia. E não me enganei.
Quanto às reuniões, estão cada vez mais intermináveis. À procura de soluções milagrosas para problemas com origem fora da escola, mas que nela têm impacto. A preencher papelada sem fim, sem nexo e sem enquadramento. A apagar faltas dos cadastros. A planear medidas de recuperação, para quem nem as aproveita...
Valham-nos alguns seres, como o vosso Mário Bragança, que conservam a humanidade nesta selva de animais brutos e ferozes, à imagem e semelhança de quem nos governa.
Jocas meninas e menino

Anabela Magalhães disse...

Ele ainda há gente assim, como o Mário! Valha-nos isso, Elsa D!

maria eduarda disse...

Tudo cansadinho, tudo a dormir?
Eu que me costumo deitar mais cedo, para aqui estou a falar sozinha...

Anabela Magalhães disse...

Tudo cansadinho é certo! Agora tudo a dormir?! Náaaaaaaaaaaa!
Eu ainda por aqui ando a navegar depois de um intenso dia de trabalho.

maria eduarda disse...

Agora estás a relaxar, sim porque isto da blogosfera é uma terapia.
:D

laura Marques disse...

O mário é incansável e está sempre pronto a ajudar o outro... Xi coraçoes paa todosAgora vou para a caminha, depois de uma rave a preparar o material da minha direcção de turma..

Anabela Magalhães disse...

Por este dia é do raves, não é Laurita?
É, estes professores são uns malandros!

Anabela Magalhães disse...

Eu acho que ainda estava a dormir no comentário anterior!
Isso ou a doença da MM espalhou-se irremediavelmente!

Teresa Alves disse...

Boa noite, Anabela....
Não posso deixar passar em branco o post que dedicaste ao Mário Bragança. De facto, o Mário é um ser excepcional, que o diga eu que tenho o prazer de o conhecer já há alguns anos e sempre o admirei pela sua coragem, determinação e, sobretudo, pelo seu profissionalismo, carácter e inteligência!
O Mário é um ser humano fantástico, nunca recusa ajudar um colega, nem é preciso pedir...o que é raro nos dias que correm!!
A atitude dele não me surpreendeu, não seria de esperar outra postura do Mário, é que ele é um transmontano...e os transmontanos são autênticos, são genuínos e verdadeiros amigos!Isso afianço eu que lá vivi oito anos!!

Obrigada Anabela, o Mário merece, beijinho grande e bom descanso!

Teresa Mafalda

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo teu testemunho, Mafaldinha, que só vem reiterar os comentários anteriores.
O Mário é um Sinhor! E já não há tantos assim, pois não?
Beijocas e descansa.
Ah! E antes disso não te barelhes no caminho para Toutosa. :):):)
Depois diz-me se foste parar a Freixo de Espada à Cinta!

zinhapereira disse...

Concordo inteiramente com tudo o que foi dito sobre o Mário Bragança, é um Cavalheiro, embora o conheça há pouco tempo, já percebi a atenção que dedica aos que o rodeiam.
O Mário é um daqueles seres "especialíssimos" que fixa o olhar dos outros.
Quanto à Mafaldinha, o que é que a "menina tem contra os amarantinos?" vê lá... não te estiques.. podes gabar os transmontamos mas só Q.B. certo?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.