sexta-feira, 13 de março de 2009

Jardins Secretos de Amarante




Jardins Secretos de Amarante - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Jardins Secretos de Amarante

Confesso que andava com imensa vontade de fazer este post, intitulado de Jardins Secretos de Amarante, e confesso que, de tempos a tempos, o dito insinuava-se na minha cabeça e por aí permanecia até entrar de novo em hibernação, para voltar a despertar mais tarde, recomeçando um novo ciclo. Sofrendo de falta de tempo disponível, agravada de uma forma que nunca pensei ser possível, ainda não tinha tido oportunidade de fotografar estes jardins secretos, bem no coração da urbe, bem no coração de Amarante, e que são, para a maioria das pessoas, absolutamente desconhecidos. Até hoje. Hoje decidi-me, fiz a estreia, e fotografei o Jardim Secreto da tia A M M. - Bolas... que estas iniciais perseguem-me!
Bem no centro da cidade, este jardim é um oásis de tranquilidade que a sua dona afaga constantemente com as suas mãos. Vai daí é vê-lo a despontar, nesta Primavera precoce que se abateu sobre nós, assim de repente, tirando-nos toda e qualquer vontade de trabalhar. Aproveitei esta falta de vontade e tirei a tarde para mim. Nada de correcções de portefólios, nada de correcção de testes, nada de remodelações das apresentações em PowerPoint, nada de mexer no portefólio, nada de reuniões com CPCJ, psicólogos, assistentes sociais, nada de actas, nada de relatórios. Que se lixe! O trabalho pode esperar.
Penetrei no jardim como quem penetra num lugar mágico, acompanhada pela jardineira que me foi guiando pelo espaço, identificando-me as espécies, chamando-me a atenção para este ou aquele pormenor de jardim que não é feito de canteiros e canteirecos estanques que aprisionam a Natureza. Aqui a Natureza é simplesmente moldada, continuando pujante de força e de cor. Aqui a Natureza respira.
Aproveitei e evadi-me, e contemplei o verde que atapeta o chão, as camélias tão variadas, as orquídeas de uma beleza inigualável.
Aproveitei e absorvi o sol, radioso, e olhei o céu, tão azul - É verdade, voltou a ser azul ! - farta de ESA e de políticas ministeriais desastrosas que me tiram cada vez mais a vontade de ir para a escola.
Tiram-me a vontade a mim, a mim que adoro trabalhar!

2 comentários:

Olhai os lírios da Campos disse...

Olha! É o avesso do caos em que andamos.
Bela imagens do Éden. Texto e fotos. Apetece entrar por elas dentro e ficar a sentir o tempo a escorrer devagarinho, neste tempo sem tempo para nada.
Viva a Natureza que nos chama à razão.
Como diria o Raúl, CARPE DIEM!

Anabela Magalhães disse...

É o avesso e eu estava a precisar disto como de pão para a boca!
Sabes que a escola me anda a enojar?
Vou ver se mudo de ares.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.