domingo, 29 de março de 2009

Invasões Francesas

Invasões Francesas

Passam hoje precisamente duzentos anos sobre a tragédia de que tantas vezes ouvi falar em miúda e que terá provocado a morte a milhares de pessoas.
A Tragédia da Ponte das Barcas, acontecida no Porto a 29 de Março de 1809, ficou gravada na memória colectiva das gentes aqui do Norte e por diversas vezes escutei os relatos impressionantes da minha avó Luzia que me reproduzia esta história ouvida, em tempos recuados, a familiares. E a versão que a minha avó contava era que a população, aterrorizada face ao avanço das tropas napoleónicas, tentou a fuga para Gaia através da Ponte das Barcas, única travessia possível à data. Ora a ponte, frágil, não teria aguentado o peso de milhares de pessoas em fuga o que teria provocado a tragédia agora evocada. E a minha avó falava das mulheres e das crianças, mortas por afogamento, com o verdadeiro horror de quem assistiu à desgraça, mesmo se não foi o caso.
Foi o tempo da 2ª Invasão Francesa, comandada pelo marechal Soult.
Porto, Penafiel, Vila Meã, Amarante... não faltou muito tempo para os franceses entrarem por aqui adentro, entrarem bem no coração da velha e nobre vila de Amarante, de rompante, incendiando, destruindo, roubando e pilhando quase tudo à sua passagem.
Parece que já se anunciam na calçada da minha rua!
Já os ouço lá ao longe!

6 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Este levei-o para a página oficial.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Bugs.

EMD disse...

Nós é que agradecemos.

Anabela Magalhães disse...

Acrescentei só a versão contada pela minha avó, que não é a única, mas que foi a que eu ouvi desde miúda.
A minha avó Luzia era-me muito próxima e recordo-a sempre com muita saudade. Muitas histórias me contava quando eu estava doente e ela me servia de dama de companhia!
Saudades!

rui disse...

Curiosa coincidência. Em Vigo o 28 de março todos os anos é feriado em comemoração da reconquista da cidade aos franceses. E este ano foi a celebração do bicentenário. Parece como se ao bota-los da Galiza baixaram ao norte de Portugal.

Anabela Magalhães disse...

Pois, estes senhores entraram por Chaves vindos das tuas bandas, Galego!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.