quinta-feira, 26 de março de 2009

Teresa Mafalda


Orquídeas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Teresa Mafalda

Eis que chegou o dia de fazer uma justa homenagem a uma alma muito boa que se abriga na minha Escola, Teresa Mafalda de seu nome, representante da Educação da CPCJ na ESA, e nas escolas dos arredores, que a sua acção estende-se por todo o Concelho de Amarante.
A Teresa Mafalda vestiu o seu papel como quem parte para uma missão e é vê-la, incansável, imparável, a acudir fogos aqui e ali, uns apagados à nascença, outros de tal forma assustadores e bravos que, perante eles, mais nos apetece desistir antes mesmo de começar. A todos ela deita água, presumo que benta, e lá vai ajudando aqui e ali, dando o corpo ao manifesto, numa actividade sem fim. Temos muitas actividades juntas tentando apagar fogos na minha direcção de turma, nunca desistindo, insistindo, insistindo, tentando levar os alunos a bom porto mesmo quando eles não se apercebem da importância da coisa, mesmo quando os pais se demitem por completo das suas funções de educadores e baixam os braços desistindo dos seus filhos antes mesmo de nós desistirmos dos filhos deles.
Partilho com a Mafaldinha uma turma dos CEF, partilho aquelas instalações do NAE, tantas vezes ocupadas pelas duas em simultâneo, tantas vezes acompanhadas pela Luísa de que falarei noutro post, por alunos, por pais e mães, e técnicos daqui e dali, até já lhe partilhei o almoço, em reuniões de trabalho, que nem a almoçar a rapariga tem paz e sossego, partilho conversas no msn, pela noite dentro, em que combinamos reuniões, estratégias para agarrar os touros pelos cornos e tourearmos nós para não sermos toureadas e em que invariavelmente dizemos uma à outra "Estou rota!"
Hoje pela manhã, na ESA, dizia eu ao Helder Barros, abraçadinha à Mafalda: "Helder, estás a olhar para os dois Cristos da Escola Secundária de Amarante!"
"Pois, pois, vocês têm mas é um caso!" - retorquiu ele a rir!
Um caso.... um caso... antes tivéssemos! O problema é que nós temos vários casos e todos ao mesmo tempo!

Por tudo o que já ficou dito quero aqui deixar o meu reconhecimento público à Teresa Mafalda, pelo apoio quase diário que me presta, e deixar aqui os meus agradecimentos a uma colega que com o tempo se tornou uma verdadeira amiga.
É que a Teresa Mafalda é corajosa, trabalhadora incansável, sensível, lutadora, disponível, boa alma, solidária... bonita por fora e, mais importante, bonita por dentro e eu amo gente assim. Pudesse eu dizer o mesmo de todas as almas que habitam a ESA! Mas não posso!
Sei que sem a Teresa Mafalda os meus dias seriam incomparavelmente mais pobres e, por isso, aqui lhe deixo um enormesco beijo e umas orquídeas para lhe alegrarem o fim-de-semana que agora se avizinha.
Ah! E o Ministério da Educação não a merece!
Não a merece de todo!

23 comentários:

maria eduarda disse...

Muito bonito da tua parte!
É assim que devemos fazer o nosso caminhar, dando valor a quem o merece...
Não há dúvida nenhuma que a beleza interior é muito mais importante.

Anabela Magalhães disse...

A Mafalda merece o destaque que lhe dou aqui no blogue. Poderia ainda escrever muito mais sobre esta rapariga mas ela poderia entrar por aqui adentro com um "Não te estiques, Anabela, não te estiques!
Kakakakaka
Tenho de a avisar...

Helder Barros disse...

Bonitas e justas as tuas palavras, para com a Teresa Mafalda!
É de facto um ser humano maravilhoso que realiza um trabalho invisível de alma que acode a todos os males deste mundo. E tu não lhe ficas atrás!
Tenho orgulho em ser vosso colega e também acho que sem almas assim, a esa seria infinitamente mais pobre!
Bem hajam, colegas e amigas!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Helder, em primeiro lugar pelas palavras que lhe deixas aqui e que ela vai gostar de ler, em segundo lugar para as que me deixas também, se bem que eu não lhe chego nem aos calcanhares!
O trabalho dela é extraordinariamente desgastante do ponto de vista físico e emocional.
Eu não o aguentaria. É por isso que lhe tiro o meu chapéu, publicamente.
Está tirado, com uma enorme vénia.

zinhapereira disse...

A Mafalda,sem dúvida um ser humano de excepção, é única, em empenho, determinação, responsabilidade, coragem e muito especialmente em Amor. O amor que ela dedica a tudo o que faz é tão autêntico que por mais que o reparta, nunca diminiu.Tenho o privilégio de trabalhar com ela diariamente,costuma dizer-me "não te esqueças de ser os meus olhinhos aqui na EB2,3!" eu tento, mas os "olhos" dela são demasiado autênticos para terem "clones". É habitual ouvi-la dizer aos seus meninos "olha para mim!, quero ver os teus olhos!!!" e quase sempre é aí que ela "agarra" os alunos. Olhando por vezes olhos até aí desafiadores que se transformam em olhos carentes de meninos.
Ontem acompanhei a Mafalda, em mais uma das suas diligências, enquanto procuravamos "a sua menina", entramos numa igreja, como música de fundo uma canção "pára um momento, pára um momento junto a Mim..." olhei a Mafalda e dos seus olhos rolavam duas grossas lágrimas, estava exausta, "rota como o chapéu de um pobre" mas continuou a sua caminhada com a mesma energia de sempre, agarrando o touro pelos cornos (nem ela sabe fazer de outra maneira). obrigada Anabela, por fazeres o reconhecimento de um trabalho tantas vezes "maltrado" pelos nossos pares.
...À é verdade a Mafalda não nasceu nem vive em Amarante, mas será que alguém duvida que ela é "Amarantina"?

Anabela Magalhães disse...

Seja bem vinda aqui por estas bandas, Zinha! Agora que se estreou nestas lides dos comentários faça o favor de continuar sempre que lhe apetecer.
Quanto à Mafalda, parece que acertei na mosca, não foi? Parece que o seu dia foi especialmente penoso, assim sendo espero que ela já tenha passado por aqui e que eu tenha contribuido para lhe alegrar o dia. Espero.
Quanto ao que escreves sobre a Teresa Mafalda, só posso subscrever e assinar o meu nome por baixo.
Beijinho grande e obrigada pelo teu testemunho enriquecedor.

Elsa C. disse...

A Mafaldinha é alguém que se destaca por dois motivos: primeiro, pelo elevado profissionalismo; segundo, pelo enorme sentido de humor que possui. Não obstante os casos problemáticos, complicados, delicados e quiça deprimentes, está sempre pronta para uma enorme gargalhada.
E não partilha, apenas, o nome da personagem de Quino, comunga da perspicácia, irreverência, frontalidade e sensibilidade! Características das Mulheres (e dos homens) Inteligentes!
Uma colega de excelência!

Anabela Magalhães disse...

Estás a ver que não lhe fiz justiça! Bolas! Esqueci-me do seu sentido de humor e das suas gargalhadas!
Subscrevo tudo o que dizes, Elsa C.
Beijocas

Bea disse...

Há ainda algumas Teresas Mafaldas para nos alegrar e fazer crer que o mundo ainda é belo...bjs

maria eduarda disse...

Elsa C,
Então, é hoje que levamos a Anabela a dar uma volta?
:D

Anabela Magalhães disse...

Felizmente que ainda existem, mas vão rarear. Cada vez mais seremos tecnocratas sem alma. No dia em que eu não vislumbre Teresas Mafaldas no meu horizonte salto fora desta profissão que ultimamente tem sido bastante penosa para mim.

Anabela Magalhães disse...

Hum... duvido, a Elsa C. hoje tem uma noite ocupada!

zinhapereira disse...

Concordo plenamente com a Elsa C., aliás dentro dos dramas quotidianos com que lida a Mafaldinha consegue manter um sentido de humor invejável. Costumo dizer-lhe, que atendendo a que nasceu prematura, que não trouxe GPS, daí o seu sentido de orientação é um verdadeiro "desastre", as estórias daí resultantes são absolutamente hilariantes, recordo aqui o dia em que vinda de Vila Real (onde tinha ido levar o "nosso Márcio")com destino a Amarante, foi parar a Guimarães...ou aquela outra vez em que saiu da EB 2,3 para efectuar uma visita domiciliária a uma famíla na freguesia da Lomba, se perdeu por 3 vezes, ao que parece consegui ir a Gondar..mas, é habitual ouvi-la dizer "perdida?? não, acabei de conhecer mais uma rua...." É assim a nossa Mafaldinha tal como a do Quino "uma eterna menina irrequieta, sempre com a resposta pronta"

Anabela Magalhães disse...

Conheço essas histórias famosas da Mafaldinha e do seu sentido de orientação... como dizer... apuradíssimo até dizer chega!

bugsnaEDucação disse...

Mas essa capacidade de passar de "perdida" a turista é um dom sem prez, como diziam o antigos.
Bem nos antípodas de outros que passam a vida a lamentar-se da unha partida e a fazer-se de vítimas.

Anabela Magalhães disse...

Nos antípodas da Mafaldinha, uma mulher prática e de acção.

Teresa Alves disse...

Olá Anabela,nem sei como começar, pois há tanto para te dizer....
Fiquei completamente sem palavras....nunca imaginei que alguém escrevesse sobre mim e, ainda por cima, desta forma!!
Quase acreditei que era aquilo tudo...contudo, nem de longe, nem de perto chego ao que tu escreves...
Eu nunca fiz, nem conseguirei fazer nada, se não contar com amigos como os que tenho...e tu Ananabela és, sem dúvida, uma amiga excepcional!
Todo o meu trabalho sempre dependeu do vosso apoio e total disponibilidade, aconselhando-me, acompanhando-me e, sobretudo, quando me dirigis palavras de alento nos momentos em que quase desespero!
Eu, como tu, acredito no sonho, num sorriso sincero de uma criança que parece rebelde, mas que só precisa de carinho, atenção e...amor. Esse amor que lhe foi roubado, porque não nasceu "num berço de ouro", porque não tem palavras de conforto dos pais,sorrisos, nem sequer brinquedos....
Acredito que todos nós temos ao nosso lado uma criança que só precisa de voltar a sorrir!E tu sempre me ajudaste a fazer sorrir e a orientar muitos dos nossos meninos que nos enlouquecem com a sua rebeldia, mas que nos dão tantas alegrias com o que vão conquistando diariamente!É por esses e para eles que trabalhamos...são esses que nos dão alento e que fazem com que a nossa profissão valha a pena!!!
Contigo partilho os desafios, as tristezas e alegrias, já tão parcas, da nossa profissão, partilho também o sonho e a vontade de ser uma professora próxima dos meus alunos...de ajudar estas almas" que não têm nada a não ser o nosso apoio.
Há, de facto, muita gente boa e que faz um trabalho excepcional e é a esses que eu deixo a minha homenagem...nesses incluo-te...sempre incansável a tentar levar os nossos meninos a "bom porto".
Obrigada por seres a pessoa excepcional que és...
Quero partilhar contigo um poema de alguém que admiro e que retrata o teu ser.
"Eu preferirei sempre aqueles que sonham...
embora se enganem;
aqueles que esperam...
embora, às vezes, suas esperanças fracassem;
aqueles que apostam na utopia...
embora, em seguida, fiquem no meio do caminho.
Aposto nos que confiam em que
o mundo pode e deve mudar;
naqueles que acreditam que a felicidade virá.
Só daqueles que esperam
será o reino da felicidade.

(José Luis Martín Descalzo)
Um beijo grande Teresa Mafalda.

P.S. Nunca deixes de estar perto de mim, preciso muito de pessoas como tu!!!

bugsnaEDucação disse...

Absolutamente lindo, Teresa Mafalda. Que noite de emoções. Das boas!

maria eduarda disse...

É o que se denomina "fechar com chave de ouro". Lindas as duas!

Anabela Magalhães disse...

Olha, olha, o que aqui vai... esticou-se! A Teresa Mafalda esticou-se!
Que nada Mafalda, eu jamais conseguiria fazer o teu trabalho pela simples razão que não o aguentaria emocionalmente. Tu és O Esteio, quando muito nós somos arames presos a ti, aqui e ali!
Beijocas, Linda... e acredita que o que ficou dito não te chega aos calcanhares!

Reverendo Bonifácio disse...

Olhe Teresa, eu não a conheço, mas não acredito que uma palavra que seja da Anabela seja mentira, por isso mando-lhe um abraço da Covilhã, com a minha profunda admiração.

Teresa Alves disse...

Agradeço o carinho e a amizade a todos!!
Quanto à Anabela,que é um ser fantástico, ela é minha amiga e as amigas sempre exageram um bocadinho!!!
Foi, de facto, uma boa noite de conversa e de emoções!
Um grande beijo!
Até breve!
Teresa Mafalda

Teresa Mafalda

Anabela Magalhães disse...

Exagerada!
E agora que aprendeu o caminho cá de casa, volte sempre!
Jocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.