segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Indisciplina e Uso de Telemóvel


Entrada da Escola EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Indisciplina e Uso de Telemóvel

A indisciplina está a aumentar e para nós, professores, o seu agravamento é um verdadeiro quebra cabeças que nos prejudica no dia-a-dia, obrigando-nos, quantas vezes, a divergir do objectivo principal do nosso trabalho que é ensinar.
E assim se perde um tempo precioso e insubstituível e assim se consomem energias que nos deixam perfeitamente desgastados e desmotivados entre chamadas de atenção, ralhetes, envio de alunos a quem de direito em caso de problemas mais graves, já para não falar de casos ainda mais graves em que a indisciplina se cruza com a violência.
Hoje vou partilhar uma medida, simples e eficaz, que foi implementada no início deste ano lectivo, na EB 2/3 de Amarante, e que foi/é determinante para a diminuição da indisciplina quer dentro, quer fora das salas de aula - a medida é a proibição do uso de telemóveis dentro do recinto escolar.
Com efeito, todos os problemas associados a estes objectos, que os alunos possuem hoje praticamente sem excepção, e que ocupam sempre uma grande fatia no universo das causas geradoras de indisciplina numa escola, são eliminados com a proibição do seu uso, que foi de implementação pacífica na EB 2/3.
E assim se eliminaram quase por completo, antes mesmo de surgirem, os roubos de telemóveis, os telemóveis estragados pelos parceiros de brincadeiras estúpidas, os choros descontrolados porque não sei quem resolveu pregar uma partida e escondeu o telemóvel do colega, o uso indevido de telemóveis dentro das salas de aula para envio de mensagens, conversas, gravações e outras coisas absurdas que tais como pedidos de atendimento a chamadas dos pais em plena aula e que, deste modo, a interrompem, com a maior das calmas, de forma absolutamente intolerável.
Pois acabou-se. A medida é simples. Comprovo no terreno que é eficaz.

5 comentários:

Laryssa Malosto disse...

Oláá
pois é,o telemóvel este ano fica em casa... ;P
Sms na aula tbm ficam para casa ...
Até é fixe ficar na escola sem telélé..uma vez que assim não ficamos tão ligados a ele!
Mas faz falta o telemóvel :)
Beijooo e um Xi-Coração!

Anabela Magalhães disse...

Pois é, minha querida Laryssa, a partir deste ano damos todos descanso aos telelés!
Que sosseeeeeeeeeego!
E até é bom, não é? Sobra mais tempo para outras coisas bem mais interessantes!
Amanhã vou falr de uma delas!
Beijocas e xi-coração que vou publicar na minha página as apresentações da Grécia...
O trabalho nunca acaba... kakakakaka

Anabela Magalhães disse...

Ah! E o telemóvel faz falta em determinadas ocasiões, é certo, mas não na escola onde vocês têm acesso a chamadas gratuitas, em caso de urgência.
Beijocas, Linda!

Laryssa Malosto disse...

Até é bom estar sem o telélé,assim as aulas não são interrompidas devido ao toque dos telemóveis em horário escolar...o que acontecia várias vezes :S
Beijooo grande e um xi-coração!

Anabela Magalhães disse...

Fico contente por vós que sois os principais beneficiados por esta medida tão ajuizada! E fico contente de te ver desse lado - do lado dos alunos - a pensar nos benefícios e não nos "prejuízos"...
Beijos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.