sexta-feira, 23 de julho de 2010

Inauguração e Bênção


Órgão Restaurado da Igreja de S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Inauguração e Bênção

Presumo que esteja a decorrer, agora agorinha mesmo, marcada que estava para as 21 horas, a inauguração do órgão restaurado da Igreja do convento de S. Gonçalo. O órgão, uma peça barroca, belíssima diga-se de passagem, dentro de um Barroco por alguns apelidado de bacoco, estava desactivado faz tempo e há cerca de dois anos entrou em restauro completo que passou dos douramentos aos foles e aos tubos por onde, por certo, sairá uma música, por certo celestial, que eu jamais ouvi nos anos que já levo de vida e que já são muitos.
Pois hoje vais ser inaugurado, e vai ser benzido, o órgão, e eu, confesso, fico um pouco perplexa por alguém da Igreja Católica se deslocar aqui ao burgo para benzer o órgão de S. Gonçalo...
Será tropelia do Santo mais brejeiro que eu conheço?

9 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Brinde-nos après com uma belíssima foto.
Não gosto do termo burgo e onde mora até é bem giro, não fosse aquela casa velha em frente...
Podia lá fazer alguma coisa, não era, tão mal aproveitado e até é pacaco o sítio.

Anabela Magalhães disse...

A ver vamos. Ainda tenho de o fotografar...
Quanto ao burgo, confesso-te que gosto e também gosto do termo castelhano, presumo eu, de casco... casco histórico...
E eu não posso recuperar e limpar o centro, meu caro amigo!... se pudesse bem sabes que o faria! kakakakaka
Beijocas, Ricardo!

Anabela Magalhães disse...

Ah! E é pacato sim! A cada passo acordo com a passarada tresloucada pela madrugada... e aproveito para pensar que poderia estar na mágica e única medina de Fez...

Hélio Matias disse...

S. Gonçalo já deve ser mesmo muito velho!
E só agora é que alguém vem benzer o orgão do Santo?
Eu se fosse a ele chateava-me!
Ip!

Anabela Magalhães disse...

O orgão de S. Gonçalo é do século XVIII, muito velhinho portanto.
Vai daí, Ip!, precisava mesmo deste restauro que o deixou como novo, catita mesmo. Confessp-lhe que ainda não percebi bem a parte da bênção do dito... mas que sei eu?
Vou fotografá-lo, para o partilhar aqui com o mundo, que não sou invejosa.

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Estive lá..depois ainda houve tempo para uma tertúlia, no café, com a Céu, a Lina e respectivas famílias.claro que a tua ausência foi muito notada...
:)))
Flora

Anabela Magalhães disse...

Pois! Acredito! kakakakaka
Mas não deu mesmo! às 21 horas ainda se trabalha por aqui! :)
Pacience! Amanhã contam-me tudo... sins?

TELMO BÉRTOLO disse...

É um órgão celestial, Anabela!E a música que sai dele também será divina.

Anabela Magalhães disse...

Pois será, Telmo, será. Vou esforçar-me por o ouvir da próxima vez...
Abraço!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.