sexta-feira, 23 de julho de 2010

Jardins Temáticos - O Jardim de Cactos



Jardim de Cactos - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Jardins Temáticos - O Jardim de Cactos

Hoje publico o trabalho de preparação para a PAF prática dos meus queridos jardineiros... que já voaram para longe de mim... deixando saudades...

A prova prática consistia na realização de um jardim temático, neste caso de serra, numa recriação da envolvente das serranias que nos rodeiam, nomeadamente a Serra do Marão.
Havia, pois, que treinar e captar o espírito e a essência de um jardim temático e o treino para esta prova consistiu na realização, parcial, do jardim de cactos que ilustra este post, fotografado por mim mesma numa tarde de calor de esborrachar.
O material usado pelos meus jardineiros, para além dos próprios cactos, foi plástico preto cortado a partir de sacos do lixo para estender por baixo das pedras e da areia para nos libertarmos, definitivamente, das ervas daninhas, calhaus rolados que eu tinha arranjado para a escola aquando da minha última estadia por lá ainda antes de efectivar, brita negra, areia fina e clarinha e uns troncos podados, belíssimos, povoados de extravagantes líquenes, das duas ameixoeiras que já ocupavam o espaço de intervenção e que foram previamente domadas em aulas de reposição de uns certos meninos que deram uns tirinhos às aulas, no início do ano lectivo, assunto rapidamente ultrapassado e sanado.
Os jardins de cactos são jardins de fácil manutenção, que exigem pouco dispêndio de verbas e, não menos importante, pouco dispêndio de água para regas, muito utilizados em paragens do Sul, que eu amo, presentes nos famosos Jardins Majorelle, de Yves Saint Laurent, e no enormesco Jardim de Cactos de César Manrique, na exótica ilha vulcânica de Lanzarote.
Com tempo e paciência até se podem arranjar cactos sem que se gaste um tostão, pedindo uma colaboração graciosa e quem não arranja uns cactitos catitas para um espaço escolar, que é de todos e para usufruto de todos?
Pois os jardineiros, sob orientação da professora de Jardinagem, M. R., de mim própria e ainda com a colaboração do nosso Coordenador A., acabaram por iniciar um jardim que se foi revelando belíssimo à medida que crescia.
E lá permanece intacto, mas inacabado, belíssimo de qualquer modo, de uma beleza sóbria e espampanante, a alegrar-nos o pátio central do pavilhão 4, junto à Sala de História.
Obrigada, Jardineiros Meus!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.