sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Burquini ou a Idiotice Francesa deste Verão


Burkini ou a Idiotice Francesa deste Verão

Andei pelo Sul de França há uns dias atrás e apanhei com esta polémica ao rubro, ao vivo e a cores já que não havia jornal olhado que não desse conta deste assunto logo na primeira página e não havia canal de televisão que não dedicasse programas e programas, debates e debates a esta questão fracturante dentro da sociedade francesa despoletada por uns presidentes de câmara que se lembraram de "legislar" proibições de uso de burquinis em algumas praias do Sul de França, nomeadamente em Nice, cidade onde ocorreu o último terrível atentado em solo francês, como se estes presidentes de câmara tivessem poderes para determinar o que as mulheres podem ou não usar nas praias.
É claro que o debate estalou, o verniz quebrou amiúde, aqui, ali e acolá, com toda a gente a opinar sobre o que uma mulher pode ou não pode usar na praia e foram cometidos excessos bem mais do que excessivos chegando a polícia francesa a obrigar a despir uma senhora que calmamente desfrutava da praia... vestida, só porque usava vestes o mais das vezes associadas a muçulmanas.
E se as mulheres vestirem na praia o que elas querem? Pode ser? Muito, pouco, burquinis, biquinis, triquinis, fatos-de-banho, calções, totalmente vestidas ou até em pelota em sítios previamente licenciados para tal... qual é o problema minha gente? As mulheres não são capazes de pensar? De discernir? E, já agora, e se uma freira aparecer numa praia? A polícia tira-lhe o hábito? Despe-a? E se for uma surfista tapadinha da cabeça aos pés? Já pode entrar assim, naquele fato indecoroso, na água? Não incomoda as pobres cabeças mal pensantes da direita francesa que tiveram o desplante de exigir a proibição do burquini falando e juntando a uma só voz Marine Le Pen, Sarkozy e... os islamitas mais radicais?! Mas não se sentem incomodados pela companhia? A sério?!
Meus deuses! Quando o povo que iniciou, e nos apontou, o caminho da Liberdade, Igualdade, Fraternidade começa a cercear a liberdade das mulheres desta forma indecorosa e insolente, constato, com extrema tristeza, que os islamitas radicais já estão a ganhar em toda a linha, em França. E é isto mesmo que eles querem.
Só para rematar, o tribunal já se pronunciou sobre a ilegalidade desta "legislação" local.
Ah! E as vendas de burquinis dispararam. Evidentemente.

Proibidos burkinis numa praia por causa de rixa violenta

Polícia francesa obriga mulher a despir-se em público na praia

"Veste o que quiseres" na praia

Proibição aumenta venda de burkinis em 200%

Tribunal suspende proibição de usar burkini numa cidade francesa

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.