segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dos Chumbos



Dos Chumbos



Nos dias que correm, surgem-nos estudos para todos os gostos, até mesmo para demonstrarem o óbvio. Pois se os alunos chumbam porque não sabem e chumbam porque não têm resultados para passar... era suposto que estes alunos fossem os melhores?!
Ó valham-me os deuses todos, que já não há pachorra para isto.

Nota - A pressão para que os chumbos terminem é enorme dentro das escolas. Vou dar um pequeno exemplo de estratégia de pressão junto dos professores: exige-se um relatório para cada aluno avaliado com negativa a uma disciplina; se forem vinte alunos com negativa, são apenas vinte relatórios... e isto é válido para todos os períodos, mesmo que não haja retenção de ano. Há professores que têm 12 turmas, 15 turmas e até mais. Vamos imaginar quinze turmas de trinta alunos onde, em cada uma, em média, há 4 negativas. Pois serão sessenta relatórios vezes três períodos lectivos o que dá a módica quantia de cento e oitenta relatórios só para esta brincadeira.
E pronto, foi só um pequenino exemplo de pressão interior. Quanto às pressões exteriores... pois... elas andam por aí, a torto e a direito.

"Um estudo desenvolvido pelo projeto aQeduto revela que os alunos repetentes do 9.º ano têm piores resultados do que aqueles que nunca chumbaram, apresentando Portugal com uma taxa de retenção de 34%, relativamente a 4% da Finlândia.

A partir de uma amostra de sete países (Holanda, Luxemburgo, Espanha, Irlanda, Dinamarca, Portugal e Finlândia), os autores do trabalho concluem que chumbar "não parece contribuir" para que os alunos melhorem as suas aprendizagens em nenhum dos domínios avaliados: matemática, leitura e ciências.
"Na generalidade dos países, incluindo Portugal, os alunos que frequentam o 9.º ano por terem chumbado apresentam piores resultados em todos os domínios do que os seus pares que também frequentam o 9.º ano, mas que nunca chumbaram", lê-se no documento, discutido nesta segunda-feira no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa."
(...)

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