quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Do Início das Aulas - Apresentação - História

Auto-Retratos - Museu de Arqueologia - Les Eysies de Tayac
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Do Início das Aulas - Apresentação - História

Hoje foi dia de iniciar as aulas propriamente ditas com as costumeiras apresentações. Este ano mantenho a minha direcção de turma, agora no 8.º ano e com alunos novos vindos de outras turmas, e tenho ainda a sorte de ter as cinco turmas de 7.º ano da escola. Novas para mim, portanto.
Confesso-vos que amando a minha profissão no que diz respeito ao trabalho com alunos em contexto de sala de aula... ou fora dela... gosto particularmente de receber os alunos do 7.º ano de escolaridade e depois de os poder acompanhar até ao 9.º ano.
A primeira aula é muito importante para eles e para nós. Nós tiramos a pinta aos alunos das turmas, eles tiram-nos a pinta a nós e se a pinta retirada deste primeiro contacto for boa, não há que enganar, é só dar continuidade a este bom clima de profundo respeito mútuo entre todas as partes e deixar fluir as aulas ao longo do ano.
Assim foi hoje. Com a promessa de fazer da História coisa interessante para todos os alunos sem excepção. É claro que não sei se conseguirei porque nem tudo depende de mim, dependendo muitas coisas deles, mas lá que me esforçarei para não pregar secas monumentais aos meus alunos, ai isso sim, já está prometido!

Aqui vos deixo a minha primeira aula para quem tiver curiosidade em espreitar.
Aproveito para vos informar que escolhi ilustrae este post com dois auto-retratos de professora de História que adora fotografar fontes ou documentos históricos nos museus por este mundo espalhados.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.