segunda-feira, 17 de novembro de 2008






Greve de Alunos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Amarante - Alunos em Greve

Os alunos estão em greve e pelo que percebi da coisa não são unicamente os da ESA mas também os da E B 2/3 de Amarante e os da E B 2/3 de Telões.
Esta greve, inicialmente marcada para a passada quarta-feira, acabou por ser desconvocada e transferida para hoje por não estarem acautelados todos os trâmites legais.
Hoje os alunos da ESA chegaram à escola e nem entraram, concentrando-se no espaço exterior de onde partiram a pé, em marcha lenta, rua abaixo, até se concentrarem em frente à câmara municipal.
Os alunos protestam contra um indigno Estatuto do Aluno que só o ME e os acólitos seguidores ceguinhos dessa coisa que se diz partido socialista defendem, e contra a falta de cumprimento de promessas deste governo como seja a existência de Educação Sexual nas escolas, promessa essa, até agora, não cumprida.
Não me pronunciei anteriormente neste blogue sobre esta greve, que era do meu conhecimento desde a semana passada, porque não quis correr o risco de ser acusada de estar aqui a dar força à luta dos estudantes quando eles não precisam dela para nada. Sei lá, poderia aparecer aqui um ps tresmalhado com ideias mirabolantes sobre um direito que é deles, e é nosso, e que é o direito à indignação e à greve.
Como professora só posso sentir orgulho destes alunos que não concordando se manifestam hoje, de forma ordeira e pacífica, e de fazer notar que muitos dos que hoje se escandalizam com um ou outro excesso estudantil deixaram lá para trás nas suas vidas acções bem mais reprováveis de protesto. Ou não? Quem está inocente que atire a primeira pedra.
E saibamos honrar quem, no passado, tanto lutou por este direito à greve chegando mesmo a pagar com a própria vida para que hoje todos possamos usufruir deste direito legalmente constituído.
Os pseudo socialistas que hoje abundam neste país parecem ter sido atacados por uma espécie de amnésia travestida de prepotência e autoritarismo que me deixa particularmente envergonhada e que não deixará de lhes sair cara nas próximas eleições, o que me deixa particularmente feliz.
É que já não há pachorra para este posso, quero e mando, contra tudo e contra todos, deste governo dito de socialista!
Nota - Entretanto chegam-me rumores de que o ME alterou o Estatuto do Aluno.
Durante o fim-de-semana, pergunto eu?
Este governo está cada vez mais hilariante.

4 comentários:

EMD disse...

Infelizmente parece que os ovos são melhor argumento do que a lógica e a justiça da razão.
O dito por não dito e as mentiro-demagias continuam: , a lei foi feita pela AR e lá só há tolos, as escolas é que interpretaram mal, são todos uns ignorantes...
Já quanto aos professores, não suspensão em nenhuma escola, etc...

maria eduarda disse...

Foi nas notícias das 13h. A Ministra assegura que este estatuto não conduz de maneira nenhuma à reprovação do aluno. Lamenta que algumas escolas não tenham percebido a leitura. Mais ou menos assim, não são frases taxativas.
Já estou como tu, ainda aparece por aqui algum ps disfarçado, que me acusa de deturpar as palavras de sua excelência!!!!!!!!!!

Anabela Magalhães disse...

Ó Elsa, que nós somos considerados uns ignorantes por estes políticos de meia tijela já nós sabíamos... o que eu não sabia é que isto só vai lá com ovos!
Hilariante, este país está hilariante!

Anabela Magalhães disse...

Pois é Maria Eduarda, nós não percebemos nada de nada, daí as "clarificações" sucessivas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.