sábado, 29 de novembro de 2008

A Vergonha das Ciências Sociais

Paulo Granjo - Antropólogo e investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa em antropocoiso.blogspot.com faz a avaliação da socióloga.

A Vergonha das Ciências Sociais

"Como em qualquer actividade, há cientistas sociais geniais, bons, medíocres e maus.
Mas uma coisa se espera de qualquer pessoa que tenha feito licenciatura, mestrado, doutoramento e uma carreira académica respeitável, mesmo que sem produções científicas particularmente salientes, numa disciplina como a sociologia:
Espera-se que integre em si o ethos e instrumentos de análise da actividade profissional e intelectual que é a sua, e que isso faça parte da forma como olha a realidade e reage a ela.
Ao confrontar-me com um acontecimento, sou incapaz de despir, do meu olhar e interpretações daquilo que vejo, o facto de ser um antropólogo - não só de formação como de prática, que veio reforçar e aprofundar essa formação. (Da mesma forma que, ao fazer antropologia, sou incapaz de despir a minha experiência de vida e aquilo que ela implica em termos de valores, emoções e perspectivas.)
Posso olhar para os acontecimentos de forma mais criativa ou "quadrada", mais aprofundada ou ligeira, mais inteligente ou limitada, mas nunca como se nunca tivesse ouvido o BêÁBá da minha profissão.
Por isso, quando uma ministra que fez carreira como socióloga decide afirmar, em resposta a uma manifestação de 120.000 professores (80% de todos os professores e educadores de infância do país!) que eles não querem é ser avaliados, não está apenas a revelar má-fé, leviandade e desrespeito pelos actores da área social que lhe cabe gerir. Com essa análise e afirmação, está também a cuspir na sua disciplina científica e a envergonhar as ciências sociais.
Cumprimentos"

Nota - Com os meus agradecimentos à Elsa C que me enviou este texto. :)

3 comentários:

EMD disse...

E quem sou eu para discordar?

Clube ESAmbiente disse...

Viva!Os vossos comentários e mensagens pintam o nosso quotidiano de todas as cores, contra o cinzento manto dos Foi Pois Dois da tutela. Dia três vamos estar à porta da escola pelas 8h30m da manhã! Vale? E nos dias que se seguirem também! Até às últimas consequências...

Anabela Magalhães disse...

Bale!
beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.