quarta-feira, 26 de novembro de 2008




Manifestação - Avenida da Liberdade - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Participações

É sempre uma honra sair à rua aconchegada por milhares de colegas professores irmanados na mesma luta.
Se me tivessem dito há uns anos atrás que eu iria viver um momento com estes contornos, já patológicos, na Educação, protagonizados por um governo dito de socialista, eu garanto que não teria acreditado. Nem nos meus piores pesadelos imaginei, por um segundo sequer, ter de andar em manifestações quase aos cinquenta anos, lutando contra um governo autista, arrogante e de baixo nível. Mas o que é facto é que lá tive de ir mais uma vez para a rua, muito embora adoentada, porque considero que estamos num ponto de viragem, porque considero que estamos num tudo ou nada e que agora, mais do que nunca, não podemos baixar a guarda e temos de remar todos para o mesmo lado, sem hesitações, sem permitir que se abram fendas ou brechas entre nós.
Considero que o que está em jogo é demasiado grave e implicará alterações, para o bem ou para o mal, que se repercutirão por muitos e muitos anos no nosso dia a dia. Se queremos tranquilidade na docência é altura de a pôr em ebulição agora, porque este governo não escuta as palavras, milhares de vezes repetidas, e por isso só nos resta endurecer a acção.
E a próxima batalha será ganha por nós se fecharmos as escolas públicas deste país, de Norte a Sul, no próximo dia 3 de Dezembro. É só o que eu espero. Ter notícias de que as escolas fecharam para que a tutela não se ponha com bocas foleiras, com mas e com ses e se aproveite de situações dúbias. Terá, pois, de ser um sinal claríssimo ao ministério, ao governo, ao país.
Não espero outra coisa.

2 comentários:

maria almeida disse...

Ontem o Norte arrepiou! E não foi do frio, ah, pois não!
Belo exemplo de cidadania que oxalá se repita toda a semana.

Anabela Magalhães disse...

Arrepiou e em dia de jogo do FCP!!!!
Foi obra, Maria! Foi obra!
Agora o resto do país que corresponda, se faz favor!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.