quinta-feira, 27 de novembro de 2008


A Minha Mão Dirigindo-se à Manif de Lisboa
Fotografia de João Abreu ou de João Arteiro :)
Quem me ajuda? Clapiiiiiiinho?!!!!!

Basta!

Ex.mo(a) Sr.(a) Encarregado(a) de Educação

Os professores do seu educando estão a viver um momento muito conturbado na escola, em consequência das políticas educativas impostas pelo Ministério da Educação e pelo Governo, nomeadamente o processo de avaliação do desempenho docente que tanto mal está a fazer às escolas, aos professores e aos alunos.
Com efeito, as actuais políticas educativas degradaram as condições do exercício da actividade docente e têm vindo a transformar as Escolas e o processo educativo num acto burocrático de tal forma complexo, que os professores passam a maior parte do tempo a preencher papéis e a realizar reuniões que não trazem quaisquer efeitos positivos sobre a qualidade da Educação e sobre o desempenho profissional dos docentes. Bem pelo contrário! São inúmeros os professores que já pediram a sua reforma antecipada, assumindo os prejuízos financeiros desta sua decisão, por força do esgotamento a que estão sujeitos e da impotência para se dedicarem àquilo de que mais gostam e que é a razão de ser da sua profissão: os alunos e o sucesso educativo!
No que diz respeito ao processo de avaliação do desempenho dos docentes, todos reconhecemos a sua importância para garantir uma Educação e uma Escola Pública de Qualidade. No entanto, consideramos que o modelo de avaliação imposto pelo Ministério é inaplicável, injusto, perverso e, em vários pontos, ilegal.
É um modelo de avaliação que tem consumido muito tempo dos professores. Um tempo precioso para preparar as suas aulas e toda uma série de actividades que visam proporcionar a formação integral dos alunos e a melhoria das suas aprendizagens. Nada disto nos tem sido possível fazer! Não nos têm permitido ser professores!

Caro(a) Encarregado(a) de Educação

É por tudo isto que 120 mil docentes se manifestaram no passado dia 8 de Novembro em Lisboa e que estão envolvidos em outras lutas. Porque se sentem atingidos na sua dignidade profissional e humana, porque defendem os superiores interesses da Escola Pública, porque estão verdadeiramente empenhados na melhoria das aprendizagens dos seus alunos, os professores estão dispostos a continuar a lutar no intuito de reconquistar o direito de voltarem a ser professores.
Por tudo isto, esperamos ter do nosso lado aqueles a quem mais interessa que a Educação neste país seja valorizada e não espezinhada: os Pais e Encarregados de Educação.

Obrigado pela atenção dispensada,

Os professores e Educadores

Nota - Texto distribuído aos alunos, à saída da ESA, hoje mesmo pelas 16:40.

Agora Basta!

De facto os pais e encarregados de educação são também parte interessada em tudo o que se está a passar em Portugal no domínio da Educação. E será bom que todos tenham consciência que as nossas reivindicações vão muito para além da hiper complexa avaliação do desempenho docente. Reclamamos estabilidade legislativa, reclamamos contra a lotaria que foi o concurso para titular, reclamamos contra programas completamente desajustados às cargas lectivas das disciplinas e que parecem não incomodar absolutamente nada a Tutela, reclamamos condições de trabalho condignas, reclamamos mais exigência no processo de ensino-aprendizagem... Do que conseguirmos sairá uma Escola Pública fortalecida e de mais qualidade ou, pelo contrário, uma Escola Pública dirigida unicamente a um segmento da população que, não tendo recursos, não terá outras alternativas. Considero que o Governo da Nação tem responsabilidades que não pode descartar e que uma das suas responsabilidades é promover um ensino de qualidade para todos: ricos, pobres, gordos, magros, altos, baixos, brancos, de cor, portugueses, estrangeiros... Os interesses dos privados, a expandirem-se no ramo educacional, não se podem estimular à custa de um esvaziamento constante da qualidade do ensino público. Não aceito, jamais aceitarei a guetização da Escola Pública, muito embora reconheça que ela para aí caminha, a passos largos, devido às políticas erradas emanadas da 5 de Outubro. O Ministério da Educação devia ser um organismo diminuto que estabelecesse currículos nacionais decentes, que os há indecentes como é o caso da História do 3º Ciclo!, promovesse os exames e pouco mais. Ao invés, é um monstro que tudo quer controlar e formatar segundo as suas ideologias e convicções, que vão mudando segundo os humores dos sucessivos ministros e secretários de estado que por lá vão passando.
Agora basta! Basta de nos achincalharem chamando-nos chantagistas, medrosos, incompetentes, preguiçosos, faltosos, professorzecos e outros mimos que tais. Basta, que paciência tem limites.
E aqueles que encaixam neste perfil, muito poucos convém frisar, continuam a assobiar para o lado, à espera que a maré vaze, enquanto quem trabalha no duro, quem está no terreno por paixão, e nada de confusões com as paixões dos nosso primeiro!, vai acumulando feridas insanáveis devido aos maus tratos consecutivos da Tutela.
Agora basta! Basta, que paciência tem limites.

11 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Agora sou Joaoooo?????
quanto á foto epara saberes quem a tirou, contas os dedos. Se for numero ímpar, fui eu!
kekekekek
----
tas muito dirigida às massas! olha se te apetecer gumitar lê o penúltimo jornal do pê-éce de amarante!
o gaijo mercecia uma çoça!
fui!

Anabela Magalhães disse...

Ah! Não és?!
António João mais qualquer coisa que eu não sei Abreu e mais conhecido na bogosfera por Clap e às vezes por Clapinho?!

Anabela Magalhães disse...

Achas que estou muito para as massas? Mas olha que não... nem vai ser o meu jantar! Kakakakaka
Quanto a esse jornal, confesso-te... peguei-lhe, comecei a ler,, mas não consegui passar do segundo parágrafo. Agora estou em preparação intelectual para aguentar o choque. Lerei.

Anabela Magalhães disse...

Foste e eu vou. Jantar, daqui a bocadito, que eu também sou filha de deus!

henrique santos disse...

Grande texto, Anabela. Podemos plagiar para a nossa escola?

Anabela Magalhães disse...

Está à vontade, Henrique.
E para mais tratando-se de ti que já és cá da casa, não é assim?
Que noite gélida, a da manif!!!! Mas aguentámos que nem uns leões!
Beijocas para ti e para a tua cara metade :)

Anabela Magalhães disse...

Bolas! Correcção ao meu primeiro comentário... queria, evidentemente, escrever blogosfera!

armanda disse...

Boa, Anabela!
E o senhor engenheiro como é que está a reagir à contestação dos seus professores?
Um abraço e vejam lá se conseguem um director diferente (mas não mandem esse para a câmara, vejam lá!)

Anabela Magalhães disse...

Tanto quanto sei com fair play! :)

Unknown disse...

Anabela,

Espero que não se importe, mas pensamos distribuir também aos alunos o vosso texto, que é afinal o sentimento nosso e de todos, no dia da greve, no próximo dia 3. Muito grata pelo contributo e parabéns pelo blogue!
Filipa Pinto
Escola Secundária de Lousada

Anabela Magalhães disse...

Força, Filipa, e obrigada. :)
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.