quinta-feira, 20 de novembro de 2008




Electricistas em Acção - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Cef`s - EI1

Hoje, adoentada e cansada, vou dedicar um post inteirinho aos meus Cef`s da turma do EI1, que eles também são filhos de deus.
Tal como costumo dizer, os meus Cef`s têm dias. E passo a explicar. Têm dias em que se portam muito mal, mal, mais ou menos, bem, e também têm dias de comportamento excepcional.
Foi o caso dos meus electricistas de primeiro ano, aos quais esta professora se apresentou, logo pela manhã, completamente debilitada, porque mal da sinusite que não lhe dá tréguas todos os Invernos, porque cheia de dores de garganta e para completar o ramalhete, cheia de dores de cabeça que nem sei se é da tensão elevada, ou da sinusite assanhada, ou até de ambas as duas!
O módulo que iniciei há quatro aulas atrás subordinado ao tema Empregabilidade: Comunicação e Relações Interpessoais é bastante interessante e dá pano para mangas. Uma das coisas boas nos Cef`s é a não existência de um programa rígido na disciplina de Cidadania e Mundo Actual e uma outra coisa boa é a não existência de manuais. Assim sendo, temos de ser nós, professorzecos, a dar à perna para construirmos o que quer que seja. Boa, mas ao mesmo tempo muito trabalhosa. Ora resolvi atacar este tema com uma apresentação em PowerPoint, a única que consegui fazer desde que esta porra de ano começou, a que os alunos reagiram "mui bien". Hoje foi dia de passar à segunda etapa do trabalho, individual, em que eles construirão uma apresentação em PowerPoint e onde darão resposta à pergunta "Quem sou eu?"
E foi vê-los todos compenetrados, à minha frente, porque estavam a trabalhar com os computadores portáteis. E lá trabalharam, a aula toda, ajuizadamente, sem que os tenha chamado à atenção por isto ou aquilo, enquanto eu percorria a sala esclarecendo prontamente as dúvidas e pedidos de opinião. Alguns traziam já fotografias deles e das respectivas famílias nas pen`s e nos telemóveis e já as começaram a introduzir nos trabalhos. Sim, por uma vez puderam utilizar os telemóveis na sala de aula, agora travestido em instrumento de trabalho. Eu própria andei no meio deles a tirar fotografias de telemóvel na mão, com o telemóvel do Gabriel, bem entendido, que o meu não tem esses requintes e é absolutamente básico, para ilustrar este post e agora aguardo serenamente que o Gabriel mas envie, pela noite, para o meu mail para poder ilustrar o meu post de hoje. De tal forma o trabalho correu bem que cheguei a pensar estar, quiçá, perante alunos de uma turma de nível universitário que estavam ali à minha frente por quererem aprender, porque desejam progredir, porque desejam ser alguém melhor no futuro.
Os meus alunos já sabem com o que contam quando eu entro porta adentro que desde o início deste ano já tiveram tempo para me tirar as medidas. E sabem que contam com empenho, trabalho, rigor, educação, autoridade misturada com uma grande afectividade, e a promessa que tudo farei para os ver trabalhar felizes, tal e qual como hoje. A contrapartida é que eu saia pelo menos tão feliz como entrei, a contrapartida é que eu saia pelo menos tão feliz como poisei dentro daquela sala, rodeada por aquelas quatro paredes.
Hoje valeu a pena ir doente para a escola, aonde regressarei já de seguida. Por momentos quase me esqueci da pessoa sinistra que habita temporariamente na 5 de Outubro.
Obrigada, alunos meus.

Nota - O elogio deixei-o igualmente em acta de Conselho de Turma. Para que se saiba que nem tudo é assim tão mau e às vezes é até muito bom! :)

6 comentários:

maria eduarda disse...

As tuas melhoras! Ainda existem aulas que nos deixam "de ego cheio".
Bem precisamos delas, por agora!
Bjs

EMD disse...

Conclusão: foram os electricistas que te levaram às Dunas!
Só quem é professor sabe dos sacrifícios que se fazem para despir as dores, os desgostos, os problemas pessoais à porta da sala de aula e transformá-los, num ápice, em força e garra para ajudar os alunos a crescer.
Fazer das fraquezas forças.
Só mesmo os actores poderão falar, com conhecimento de causa, dessa capacidade de transfiguração que exigimos de nós próprios.
Claro que tem custos físicos e psicológicos, ao nível da nossa saúde e da nossa vida pessoal e familiar.
Essa animação de hoje vai, de certeza, ajudar-te a melhorar.
E esta beijoca de orgulho também. Né?

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida que é verdade. Só nós é que sabemos a transfiguração que por vezes acontece em contexto de sala de aula. E estou a falar dos dois lados. Deles e nossa. Os meus electricistas hoje transfiguraram-se em verdadeiros sinhores. Alegraram-me o dia.
Mas continuo a precisar de dunas.
:)

Anabela Magalhães disse...

Ah! E beijoca mui grande também para ti!

Miguel Faria disse...

as vezes os electricistas tambem se portam bem...mas so as vezes...esta aula foi muito gira venham muitas iguais...digo isto porque sou um dos electricistas...obrigada setora

Anabela Magalhães disse...

Que alegria me deste agora, Miguel! É que és tu, em estreia absoluta, a fazer o primeiro comentário aqui neste blogue da professora. Estreia absoluta, disse eu, porque estou a incluir as minhas duas turmas de sétimo que ainda por aqui não deixaram rasto.
Pois preparem-se para a próxima aula de diversão/trabalho que será já na próxima segunda-feira. E já sabem que podem contar com esta professora para tudo o que for positivo. :)
Obrigada, Miguel, pelo contributo altamente enriquecedor que deixas neste blogue.
E obrigada também pelo desafio constante que lançais à minha prática lectiva.
Beijinhos e fica bem

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.