quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Avaria


Colete Reflector - Vila Pouca de Aguiar
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Avaria

Não, não fui eu que avariei com a canseira das férias. E o A. M. também não, apesar dos quase seis mil quilómetros feitos em marcha segura e constante. Mas, infelizmente, já não posso dizer o mesmo do nosso carrito que, acusando o peso da idade, avariou quase às portas de casa, mesmo com Vila Pouca de Aguiar à vista! Não havia necessidade! Bolas! Que azar! E o dia tinha começado tão promissor, apesar da chuva matinal...
Dez da manhã, em plena Dordonha, mais concretamente na vila de Les Eysies de Tayac, e com tanta estrada para calcorrear, eis que chega a tão aguardada hora da visita, previamente reservada, da gruta Les Combarelles. Devo esclarecer desde já que a gruta Les Combarelles não é uma gruta qualquer, já que está pejada de gravuras rupestres do Paleolítico e as entradas estão limitadíssimas a sessenta pessoas por dia, por isso há que aproveitar o espectáculo de calcorrear aqueles corredores estranhos por onde os nossos antepassados andaram deixando vestígios emocionantes da sua presença aproveitando a primeira vaguita para dois que apareça no nosso caminho.
Onze horas, fim da visita e são horas de nos fazermos à estrada que os quilómetros à espera são mais do que muitos! Fazem-se pequenas paragens pelo caminho e vai mais um café, mais uma sanduiche, esticam-se as pernas e embora que se faz tarde.
"Paramos em León, A.? León é uma cidade muito agradável, animada qb e óptima para tapear..." Pois parece que não. Hoje dormiremos em casa. Hora prevista de chegada 23:30 e de facto nem é mau de todo e nem sequer é nada especialmente complicado para quem já carrega no lombo enormes viagens sem nunca me passar o volante. Amarante - Marrakech? Vou ali e já venho!
Pois é canja, tudo de enfiada com travessia de ferry, fronteira e o que mais calhar pelo caminho e pela uma da manhã estaremos já esticados ao comprido a fazer o repouso dos guerreiros, pertinho da Djemaa el Fna!
Mas o A. esqueceu-se apenas de um pequeno pormenor. Pequeno, mas importante! A máquina nem sempre acompanha o seu ritmo e por vezes a máquina pifa.
Acendeu-se um aviso e toca de procurar no livro se a avaria era grave. Não me pareceu. Não sei o quê de avaria eléctrica e electrónica, procure a assistência Renault logo que possível.
"Com jeito vai a casa, não?"
Pois não! O tipo começou a perder potência, a perder potência, a perder potência... e acabou numa subidita a trinta à hora, numa autoestrada, de piscas ligados e toca de encostar num refúgio porque seria um perigo continuarmos a exigir o que o tipo já não tinha para nos dar. A máquina pifou. Pifou mesmo! Veste coletes. Sai do carro com jeito e toca de passar para a berma. Assistência? Aqui estou eeeeeuuuuuu!
E foi assim que desta vez, para variar, cheguei a casa de uma forma bastante original, de reboque, e apenas com hora e meia de atraso relativamente à hora prevista. Nada mau!
Safa! Ainda bem que desta vez não estava em pleno deserto do Sahara!
E pronto... I`m back...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.