sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PSD e Educação


Sombras na Noite de Le Mans - Le Mans - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

PSD e Educação

O Ramiro Marques coloca hoje várias questões pertinentes no seu post Não estava à espera de tanto, confesso. PSD coloca no programa quase todas as reivindicações dos professores.
De facto, o silêncio dos bloggers ligados à Educação perante o anúncio, pelo psd, do seu programa eleitoral, em matéria educativa, foi ensurdecedor. Por n razões, presumo eu.
Eu própria me mantive em silêncio sobre este assunto, muito embora tenha acompanhado as palavras de M.F.L. E foi um silêncio propositado que está na hora de romper.
Confesso que não fiquei embasbacada, nem tão pouco surpreendida, com o programa eleitoral do psd no que ao meu sector diz respeito. Os sinais dados pelo psd em matéria de política educativa já apontavam todos neste sentido e é óbvio que um partido habituado ao poder, agora na oposição, mas com sérias probabilidades de sair vencedor nas próximas legislativas, não ia desbaratar um capital de votos tão importante como o voto dos professores e das suas famílias. Isso só mesmo para o "nosso" primeiro, que é todo pimpão e cheio de si, e que conseguiu fazer praticamente o pleno em matéria de não voto neste ps por parte dos zecos e dos seus apêndices. De facto, hoje é mais fácil encontrar uma agulha num palheiro do que um professor que vote neste ps nas próximas legislativas! Ok. Ainda há uns quantos, poucos, sobreviventes teimosos, na ESA!
Quanto ao mais, assumo que entro no contingente dos cépticos perante os princípios enunciados. Aliás corrijo para Contingente dos Muito Cépticos.
Porque não me esqueço de quem governou o meu país desde o 25 de Abril de 1974. Porque não me esqueço dos péssimos exemplos que durante estas mais de três décadas nos foram sendo fornecidos, de bandeja, por políticos esmagadoramente funcionários das máquinas partidárias, pertencentes quer ao ps quer ao psd. Porque não me esqueço das campanhas despudoradas em que os políticos prometem isto e aquilo para fazer letra morta das promessas logo que instalados no poder. Porque não me esqueço das relações perigosas e dos fios de teia que unem estas duas faces da mesmíssima moeda e porque não me esqueço da gente que as habita.
Os dois maiores partidos portugueses são partidos grandes em tamanho, mas pequenos em conteúdo. É assim que os vejo, hoje, mas nem sempre os vi assim. O conteúdo de cada um deles já esteve mais de acordo com a sua expressão numérica. E as suas zonas de sombra e escuridão aumentaram que se fartaram durante estes últimos anos. Poderei dizer que engordaram?
Estou completamente céptica. E continuo sem ilusões quanto à razão maior para este programa - interessou-lhes.
No entanto recebo, como é óbvio com agrado, a quase totalidade dos princípios enunciados, ontem, em matéria de Educação. Muito embora com os dois pés atrás. E a aguardar para ver.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.