sábado, 1 de agosto de 2009

Reencontro Com a História



Grupo de História da ESA, D. Quixote e Sancho Pança
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reencontro Com a História

Já falei anteriormente desta actividade do grupo de História, inscrita no Plano Anual de Actividades da ESA, que se repete ano após ano, e que nos últimos três constou de percursos realizados por terras de Espanha.
É uma actividade que nos permite conhecer um pouco mais da História desta Península e contactar, in loco, com os vestígios deixados pelos diversos povos, tão distintos, que a ocuparam e que por aqui assentaram arraiais, dando origem a uma população misturada como poucas, por onde, felizmente, que eu não gosto de monotonia, corre sangue do mais variado e colorido.
Tive o prazer de participar neste último Reencontro terminado na quinta-feira, o último enquanto professora da ESA, e não quero deixar de aqui registar que foi igualmente um prazer integrar o único grupo da ESA capaz de organizar saídas de três dias que correm como se Deus e os Anjos entrassem numa Espace qualquer e fossem por aí fora, sem nada marcado, ao sabor dos ritmos do grupo.
Somos todos muito diferentes. Muito diferentes mesmo. Mas somos sem dúvida pessoas que se respeitam nessas mesmas diferenças, notórias perante todos, mesmo à vista desarmada.
Costumo ser eu e a rapaziada. Este ano a Nazaré deixou-se convencer e acho que temos cliente para os próximos anos. Eu continuarei também, sempre que possível, a integrar esta actividade de que tanto gosto, mesmo se noutra escola, já que tive a sorte de ser convidada já para o próximo ano. Para mim é-me extraordinariamente importante integrar um grupo que nestas visitas tem interesses absolutamente comuns e coincidentes. Visitamos todas as igrejas, museus, palácios, catedrais, castelos e o que mais nos aparecer pelo caminho. E eu fotografo a torto e a direito material que, a pouco e pouco, integro nos meus PowerPoints, enriquecendo-os, num trabalho constante e contínuo que não terminará tão cedo.

Conseguiremos convencer a Aurora já no próximo ano lectivo? Aí sim, o grupo estaria completo. A ver vamos.
Miguel, Zé Maria, Toninho, Zé Rui, Nazaré: foi um prazer viajar convosco.
Miguel, Zé Maria, Toninho, Zé Rui, Nazaré e Aurora: foi um prazer trabalhar convosco.
Até mais.

6 comentários:

laura Marques disse...

Que bela fotografia, mas ficaria melhor se nela constassem as meninas da literatura...inglesa, claro!
lol Isto é já parte do requerimento para vos poder acompanhar para o ano..lol
Xi coraçoes

Em@ disse...

Acho que ontem já tinha deixado aqui um ocmentário aperguntar porque não havia uma fotografia com Vexa...Voilá, apareceu hoje!

Que bom haver esse espírito. Aqui, para os meus lados, "num" há :(

Bjinho

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... as inglesas!!!!
É favor apresentar um requerimento fundamentando muito bem a vossa pretensão.
E a ver vamos, Laurita.
Jocas

Anabela Magalhães disse...

Na ESA também só o nosso grupo consegue semelhante proeza, Em@!
Num é fácil!
Beijocas

miguel moreira disse...

Ao ler as tuas referências ao "Reencontro" e ao Grupo, confesso que "correu-me uma lágrima no canto do olho". Sabes que não concordo com algumas das tuas posições...(e ainda bem!), mas não posso deixar de testemunhar o teu grande profissionalismo e espírito de partilha. Partilhamos o gosto pelo saber e pela descoberta ... não fossemos os dois de origem "mourisca". Tenho pena que nos deixes, mas... venha o próximo "Reencontro com a História". Bjinho. Miguel

Anabela Magalhães disse...

Ah! Finalmente deixas aqui a tua marca, Miguelito! Pois para mim também foi um prazer trabalhar convosco. Temos as nossas diferenças, é certo, mas sempre nos respeitamos e isso é que é de relevar. Tomara que toda a gente conseguisse o que nós conseguimos.
Sabes o que é? É um grande amor pelo trabalho, é o que é! E respeito pelas diferenças dos outros.
Venha o próximo Reencontro com a História, de que tu és, sem dúvida, a Alma Grande!
Beijinho e obrigada por tudo.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.