quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pémio-Óscar



Prémio-Óscar

Bom, lá tenho eu de contextualizar este Prémio-Óscar atribuído por um aluno que já foi meu um dia, era ele pequenito, e que entretanto cresceu e se encontra agora a estudar na faculdade.
Deixei-lhe excelentes recordações. Sem falsas modéstias, que eu sou directa e objectiva - há quem não aprecie esta minha faceta e a confunda com outras coisas mas, francamente, tal nunca me tirou o sono.
Deixar excelentes recordações aos alunos que por mim passam é uma das minhas preocupações enquanto professora - por um lado ser ponderada, justa, equilibrada, exigente, simpática, acessível, presente, não abandonar o meu bom senso costumeiro à porta da sala de aula, por outro lado não pregar secas aos miúdos com uma História que pode facilmente ser transformada em coisa de pesadelo, mas que também pode estimular a curiosidade dos miúdos para mais e mais. Não terei êxito em 100% dos casos, porque há casos que por mais que um professor faça, dentro e fora da sala de aula, se revelam insolúveis, mas sei que estou próxima daí chegar. Basófia minha? Náaaaaa. Apenas realismo e trabalho afincado de preparação de aulas, de exigência sempre de sorriso nos lábios, para depois me poder aconchegar nas palavras de agora ex-alunos que dizem que eu sou um Ent, ou que se abrem com outros professores confessando que sentem saudades das minhas aulas de História. Não é Lúcia? - Obrigada por me passares essa informação e por não a guardares para ti. - Ou que me vão deixando palavras de carinho no meu HI5, ou que se abrem num sorriso, aberto e sincero, quando se cruzam comigo na rua e a atravessam, quantas vezes, para me cumprimentarem e falarem um pouco comigo, sobre os seus percursos escolares ou mesmo profissionais. Tal e qual como eu faço com os professores de quem amei ser aluna e me ficaram como referência para a minha vida profissional, quase todos professores do Ciclo Preparatório e do Liceu - Lalinha, Emília Barros, Filomena Vieira, Francisca... saudades das vossas aulas sempre exigentes mas onde eu me sentia At Home!
A exposição feita através de um blogue que não seja anónimo, como é o caso deste, é um risco. Porque nós não agradamos a todos e porque nos passam centenas de alunos, todos os anos, pelas turmas que nos calham em rifa, por isto ou por aquilo. Esse é o nosso drama maior e eu tenho essa consciência. Mas também tenho a consciência tranquila no que diz respeito a dar o litro pelos meus alunos e essa ninguém ma tira. Nem Milú, nem Sócrates, nem Pedreira, nem Walter. E esta é verdadeiramente a avaliação que me interessa e não a palhaçada engendrada por mentes medíocres que acham que nos podem avaliar como a um empregado fabril que produz um qualquer objecto. Ora nós lidamos com pessoas, com pessoas em formação e o nosso exemplo, tal como o da mãe, do pai, dos avós... é determinante no crescimento das nossas crianças.
Este Prémio-Óscar foi-me atribuído pelo Ricardo, editor do blogue C. P. G. Gondar. Foi meu aluno num tempo sem apresentações em PowerPoint, com aulas ainda leccionadas pelo livro, com recurso a acetatos, a documentários e a slides que era o que havia à época. Hoje estou mais à frente, mais modernaça, que parar é morrer e eu já prometi à minha filha que quando morrer páro, mas que não pararei antes disso.
Pois o Ricardo não se cala. E ainda tem a lata de dizer que aprendeu comigo! O prémio está giro, e provocou-me umas valentes gargalhadas quando o recebi. Era para ficar com ele aqui no recato do lar, mas o rapaz não se cala, diz que lhe deu tanto trabalho e que o quer partilhado com o mundo, e que patati patatá, e que se não o publicar eu, publica-o ele e... hoje de manhã deu-me a estocada final...
Deixou-me nos comentários:
"Desculpe, mas eu tinha uma professora de história do 9.º ano que nos dizia entre perna cruzada, que nunca devíamos deixar de lutar pelas nossas convicções. Em parte esta minha frontalidade deve-se a essa grande senhora. Um beijinho para ela se passar por aqui!!!"
E pronto. A tua professora de História, frontal como o diabo que a carregue, passou por aqui.
Muito obrigada pelo Prémio-Óscar. Sabes que amei. Amei particularmente a parte em que o Sócrates me entrega o Óscar. Quem é leitor deste blogue entende muito bem esta minha satisfação e gargalhadas.
Lá imaginação não te falta, Ricardo! E criatividade também!
Obrigada e Beijinho

11 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Simplesmente Anabela,
A doce, a meiga e sempre em forma Anabela. Sr. Engenheiro estava na hora de atribui este óscar a esta mulher, que sempre batalhou pelos seus ideias, que sempre deu a cara pelos valores que acha justo e fidedignos.
Uma mulher com M, de maturidade, de carácter. Enfim, quem a conhece sabe que a sua liberdade de expressão, leva-a a assentar os pontos nos is, doa a quem doer!
Ana és sempre bela, mais do que uma marca de Computador em tua homenagem já estava na hora de reconhecer que és melhor que a Milu, se te convidarem para ministra da educação, não te esqueças que um dia foste professora, e sei que não te esquecerás, porque acima de tudo prezas a responsabilidade cívica.
Quem concorda comigo, que seja qual for o governo; Anabela Magalhães seria uma óptima MINISTRA DA EDUCAÇÃO PARA PORTUGAL?
Manifestem-se por favor através daqui, ou enviem caso não tenham conta no blogue ou Google para cpg.gondaramarante@gmail.com. Colocarei aqui as vossas manifestações. Eu sei que estão de férias, mas não custa nada!
Pelo: http://centroparoquialgondar.blogspot.com/

Anabela Magalhães disse...

Pronto, já está!
Obrigada pelas tuas palavras, exageradas de caramba! Eu em posto de comando?! Até o diabo se ria!
De resto já sabes que eu sou apenas uma Zeca. Professorzeca. O que eu amo numa escola é o trabalho com os meus alunos. E ponto final.
Beijinhos

Ricardo Pinto disse...

Não acredito, mas é a minha professora querida do 9.º ano de história, como eu a adoro, que saudades, de ir buscar o livro de ponto e a mala à sala dos professores...
Esta mulher é mesmo uma querida,
Eu assino esta petição, desde que ela possa ser ministra e professora ao mesmo tempo. Pois faria-nos muita falta beijo
RR

Anabela Magalhães disse...

Ah! Essa de pores o Sócrates a atribuir-me o òscar foi de mestre! Kakakakaka
Basta ler este blogue para ver que foi mesmo de mestre! Kakakakaka

Ricardo Pinto disse...

Professorzeca, só se for o mesmo estilo como o Professor Zeca da série Morangos com acúcar, aquele que se dedica aos alunos de corpo e alma. Tomara muita gente ser como a belinha!

Associação de Solidariedade Social " O Bem Estar" disse...

Olha a Dr.ª Anabela. Concordo plenamente com a petição feita pelo aluno.
Aliás, já lá devia estar há muito!
Bem - Estar

Anabela Magalhães disse...

Deixa-te de frescuras que tu és sempre o mesmo apesar de andares por aqui disfarçado.
E agora vou tomar café que se faz tarde!

www.angeloochoa.net disse...

hESITEI ENTRE COLOCAR DIRECTAMENTE NO POST DA aNABELA OU ENVIAR A rICARDO ESTE MEU DEPOIMENTO QUE ESPERO SEJA PÚBLICO. mAS ENVIEI A rICARDO JÁ QUE ELE ME ALERTOU PARA oscarprèmio (MAIS UM ENTRE MUITOS A aNABELA QUE É E NÃO É SEU BLOGUE). pORQUE ELA É MAIS MUITO MAIS DO QUE DELA DIGAMOS -- uMA VEZ LHE DISSE QUE PARAFRASEANDO vIAN, bORIS vIAN, PISAVA OU ARRANCAVA OU ABRASAVA CORAÇÕES E ELA ME RESPONDEU: oCHOA SOU UMA PESSOA ESSENCIALMENTE PRÁTICA -- E UMA PROFISSIONAL CONSCIENTE ADIVINHO E ACRESCENTO EU. pARABÉNS aNABELA E pARABÉNS rICARDO, QUE O UMA PROFESSORA VER-SE RECONHECIDA POR ALUNOS É TEU MELHOR PRÉMIO. e QUE CONTES TANTOS qUANTOS TEUS ALUNOS TIVESTE, aNABELA mAGALHÃES!
post Scriptum -Afinal também tu Anabela lerás minha singela homenagem a tua pessoa indefinível e boa!

Anabela Magalhães disse...

Eu disse-lhe isso, Ângelo?! Kakakakaka... já não me lembrava! Pois sou, sou uma pessoa essencialmente prática e que procura ajustar a sua teoria à sua prática... ou será o contrário?! Não interessa.
Mantenho-me com os dois pés bem assentes no chão e cada prémio só me serve na medida em que aumenta a minha responsabilidade para com os meus alunos. É só isso que me interessa, profissionalmente falando. Fazer melhor hoje do que aquilo que fiz ontem.
Beijinho grande daqui para aí!

Ricardo Pinto disse...

Como sabe a Anabela M.M. sairá da Esa no início do próximo ano escolar. Com muita pena minha. Prometi-lhe e acordei com ela escrever um post (sobre ela ) dia 1 de Setembro : dia em que oficialmente abandonará a ESA. Por isso, não poderei antecipar-me agora. Foi pena não termos falado porque poderia ter sido uma iniciativa conjunta. Pode ser que me ajude com a parte do design.
Elsa Cerqueira

Anabela Magalhães disse...

Conspiração à vista?
Aguardo o seu desfecho...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.