segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pares - ESA


Sala de Professores da ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Pares - ESA

Hoje termina o meu contrato de trabalho com a Escola Secundária/3 de Amarante, vulgarmente conhecida por ESA.
É um virar de página na minha vida profissional e mesmo na minha vida pessoal, que uma não existe sem a outra e vice-versa.
Hoje o meu post é inteiramente dedicado aos meus pares, aos que me acompanharam a vida nestes últimos quatro anos, de longe os mais difíceis e complicados da nossa vida profissional.
Eu podia aqui falar da importância de ter um Abreu por perto, irreverente como o raio que o parta e com um sentido de humor como só ele tem; de ter uma Zé Gonçalves, um exemplo de coerência e rectidão; de ter uma Elsa C., um exemplo de dedicação e profissionalismo e amizade; de ter um Helder Barros, sempre pronto a ajudar um colega em apuros no que a informática diz respeito, que é a sua especialidade, e meu tutor blogger... que eu nunca me esqueço de quem me ajuda a progredir; de ter uma Laurita, mulher competentíssima, a modos que inglesa, e que todos os seus alunos adoram; de ter uma Susana Dias, mulher que eu já coloquei nos píncaros da minha admiração; de ter um Jacinto, solidário e que não cala o que tem mesmo de ser dito; de ter uma Fátima Isabel, serena, meiga e lúcida como só ela; de ter uma Cristina Afonso, a menina que doma os CEFs com um sorriso nos lábios; de ter uma Mafalda, 112 e anjo da guarda de todos nós por aquelas bandas; de ter um Mário Bragança, o rapaz de Chaves que a Chaves retorna e que vai deixar um imenso vazio lá pela ESA; de ter um Eugénio Mourão, meu companheiro de estrada desde os tempos de estudante, trabalhador competentíssimo que em qualquer escola seria uma mais-valia e faria toda a diferença e que foi, sem o saber, o meu esteio dentro de uma Direcção, até certo ponto, hostil; de ter uma Jesuína, trabalhadora que nem sei e com quem troquei muitos abraços e olhares cúmplices; de ter um Pedro Flores para me fazer soltar gargalhadas saborosas logo pela manhã, no bar; de ter uma Aurora que foi a pessoa que mais me surpreendeu nos últimos anos, pela positiva, pela objectividade e pragmatismo com que se empenhou numa luta, que é de todos, e que sei ter-lhe sido particularmente dolorosa; de ter um Sérgio Paulo, um doce de pessoa a quem nunca se ouviu um queixume, sempre pronto a ajudar o parceiro do lado, um primor de exemplo de Educação e de respeito pelo outro; de ter uma Margarida sempre atenta e solidária... eu podia falar deles todos, que cabem todos neste post, até ao Sampaio... mas o post sairia por certo com um Km de comprimento e ninguém teria pachorra para o ler.
Por isso digo apenas que foi importante trabalhar com todos, mesmo se não gostei aqui e ali, porque a vida de professor é feita de endurance e eu, neste sentido, fiz um percurso absolutamente exemplar na ESA, saindo agora mais fortalecida e robustecida interiormente. É que não se aprende somente com os bons exemplos e quantas, quantas vezes se aprende mais com os péssimos! Assim penso. Assim sou.
Tive-os a todos, aos exemplos - péssimos, francamente maus, medíocres, bons, excelentes e superiores. Registei-os, absorvi-os e aprendi com eles.
Agora sigo por outro caminho, sem esquecer os que hoje deixo para trás... porque foi um verdadeiro prazer trabalhar com muitos.
De resto continuamos a ver-nos por aí... ou por aqui... pois sabeis bem onde me encontrar, enquanto eu conseguir esbracejar, espernear e teclar...

41 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

À Anabela da Arábias e da ESA Amar ante!
Felicidade a tua pelo que li deste teu memorável post!
E nem todos os professores e professoras por este Portugal a fora se poderão gabar do mimo a si e o respeito e dedicação a sua pessoa (uma pessoa é sempre um sagrado, aprendeu este teu Ângelo, com a vida) com que tu te gabas e nos dando exemplo de que trabalhar em harmonia com seus «pares» é a maior sorte grande que nos pode ser dada (sem lotarias)...
Fico feliz pelos que conheço (a Elsa, o Helder, e a Susana (só de teus posts (a corajosa sobrevivente lutadora...) todos como tu Anabela os admiro como te admiro a frontalidade ante o bom o belo e o péssimo que bem conheceste. Nova etapa inaugurarás com forças, certeza em que creio, após tão farto estímulo de vida nessa escola que te encantou como a mim me encantou da única vez que a visitei em um do Junho passado. Em frente Anabela. Que os superiores motivos da amizade e da camaradagem se engendrar a si próprios e não param de nos mover «ALTIUS, FORTIUS...» como se diz nas Olimpíadas.
cOM uM BJN FELIZ DE aNGELO, tEU cOLEGA!

Anabela Magalhães disse...

E lá me deixou outra vez de olhos rasos de lágrimas, Ângelo... e eu gosto disto, que sou emotiva como o raio que me parta!
Agradeço-lhe as suas palavras, que têm a particularidade de serem proferidas por alguém exterior à ESA mas que já conhece uns quantos que por lá habitam...
Sigo em frente, já sabe que sou assim...
Beijinhos grandes, com saudades...

Contra.facção disse...

Anabela
Não sei onde ficou, mas tenho a certeza de que vai ficar por aqui.
Quero dizer-lhe que nunca mais falamos depois do meu desaperto do blogue, mas não pense que a usei quando precisei. Na altura era meio chefe...
Continuaremos e seja feliz em qualquer escola, porque nós é que a fazemos.

Helder Barros disse...

Gostei da imagem da sala dos professores da esa... sabes que ela assim despida diz muito...
Nós andamos por aí, sempre nos veremos!
Grande Colega que és, Blue Scorpion!

Anabela Magalhães disse...

Que nada, Miguel, foi umprazer colaborar no ProfAvaliação. Manda sempre. Estás aqui como em tua casa. De resto não me esqueci de te enviar o convite para apareceres em Fão, se quiseres, quando quiseres.
Quanto à minha colocação efectivei na escola onde estive antes de ir para a ESA e que foi a minha primeira opção nos concursos. De resto as duas escolas ficam "ao lado uma da outra" se bem que agora estou ainda mais perto de casa... kakakakaka...
E trata-me por tu, sff. Ah! E gostei dessa do meio chefe...
Quanto ao mais continuaremos. Também te tenho visto pelo Prof...
Beijinho

Anabela Magalhães disse...

Já sabes que eu não escolhi a fotografia ao acaso, sabes bem que eu não dou ponto sem nó. Escolhi a sala de profs assim, calma e pacífica, uma raridade, que agora deixamos povoada de nós, dos nossos espíritos e dos nossos corpos, que hoje partem e que marcaram aquela sala de forma indelével. E, como vês, as palavras escritas já não me metem medo e por isso te agradeço. Continuo convicta que sem o teu apoio teria desistido. :):):)
Ah! E obrigada por assim me considerares.
E agora um assunto trivial... lembraste-te de entregar o PC?

maria eduarda disse...

A vida é mesmo feita de aprendizagens constantes. Se tudo fosse só um mar de rosas,como amaciar os espinhos?
Um início de ano maravilhoso, brutal!

Beijocas!

Anabela Magalhães disse...

E para ti também, minha querida Dudú! Que seja brutal para o bem e para nós todos que bem precisamos de um ano assim!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

E sabes o que deixei lá, em cima da mesa, Helder? Pois, a minha carteira preta de atravessar pelo corpo e a minha capinha vermelha de Lucifer!!! Kakakakaka...
Ora vê a fotografia...

Elsa C. disse...

A Viagem da A.M.M.

Não. Não irei falar dos percursos turísticos da Anabela. Até porque só ela os conhece.
Vou, apenas, registar a sua paragem profissional na ESA.
Não conhecia bem a A. há quatro anos atrás. Fui contactando com o seu trabalho através do Ricardo, dado que este foi seu aluno. Eu e o meu filho fomos – como sempre – trocando informações, ideias e opiniões sobre esta peculiar Professora de História. Fui conhecendo e admirando, indirectamente, a Anabela.
Rigor, seriedade e profissionalismo, aliados a uma vasta cultura e sensibilidade históricas, foram legados intemporais que soube transmitir e/ou fomentar com mestria. As matérias curriculares do 7º ao 9º ano não foram esquecidas ou preteridas pelo Ricardo. É com orgulho que ele as presentifica sempre que há conversa ou situação que as suscite.
Mas este é o lado profissional da A.M.M. E, tal como gosta de afirmar relativamente ao seu blogue, também ela não é "apenas" Professora-Educadora. É muito mais.

É uma Pessoa de causas. Vertical e frontal, nunca se escapuliu a uma boa argumentação. “Só” Recusa, como qualquer pessoa com valores ético-políticos, ser subjugada pela injustiça, vencida pela mediocridade e vergada pelos compadrios!
É que a Política, contrariamente à afirmação vazia de P. Rangel, não pode estar divorciada da Ética. Uma Política nas suas múltiplas vertentes (economia, saúde, Educação...) com valores nobres e bons: eis o lema da Anabela. Aliás, não é só a política, mas toda a vida humana que é/deveria ser indissociável da Ética. E quando tal não acontece, deparamo-nos com um “Portugal Menor”.
Uma A.E.: “Amiga de Estimação”. Uma A.M.: Anabela Maior. Uma M.A.: Mulher Adorável.
A ESA ficou mais pobre...de espírito, de ideias. Agora, é hora de te devolver o sorriso do “tamanho da tua Barca” e desejar-te, na E.B.2/3, a continuação do Excelente trabalho. Mais um “caminho”, uma viagem...que não deixarei de acompanhar.
Boa Viagem. Boa Paragem.
Estarei sempre na estação mais próxima.

Beijo,
Elsa Cerqueira

Elsa C. disse...

Não escrevi, intencionalmente, sobre os Pares, mas sobre alguém Ímpar.
Agora, quero deixar publicamente o meu reconhecimento e apreço por ter trabalhado com profissionais tão competentes quanto o Helder Barros, a Ana Osório, a Marisa Almeida, O João Abreu e o Mário Bragança.
Obrigada pela partilha. E, sim,terminarei com uma mensagem optimista: com exemplos destes no Ensino, atrevo-me a dizer que a Educação pode recuperar das metástases que a infectaram nos últimos anos!
Bjs.

Anabela Magalhães disse...

Pronto... e agora não contive mesmo as lágrimas...
Poderia dizer que estou babada, mas não é verdade. Estou é sensibilizada pelas tuas palavras para comigo e pelo que me dizes do Ricardo. Sabes que eu trato dos meus alunos muito a sério. E fico muito feliz quando sou capaz de os marcar pela positiva. Costumo dizer-lhes que se eles saírem das minhas mãos a não rejeitarem a História, como às vezes me chegam às minhas, então eu já cumpri uma boa parte do meu papel enquanto professora. Se lhes consigo passar os meus valores de rigor e trabalho afincado então isso deixa-me bastante descansada. Porque a obra faz-se todos os dias e tem de ser coerente e consistente. Já chega de batoteiros à solta, por aí!
Quanto ao eu ser alguém ímpar é manifesto exagero de quem gosta de mim e sei que tu gostas, tal como eu de ti. Não sou. Sou uma mulher banal que apenas se recusa a deixar de usar os seus neurónios, só isso.
Agradeço-te as palavras mais do que generosas. Acompanhar-te-ei também a viagem...
Beijinhos sentidos

Em@ disse...

É por estas e por outras, que gosto de ti e desta tua casa.:)

Li tudo de fio a pavio e desejo que os ventos te soprem de feição no regresso à tua escola-casa.

Beijinhos.

Nota: Chorar faz bem!

Anabela Magalhães disse...

Então não, Em@? Aproveitei e lavei os olhos... kakakakaka...

Anabela Magalhães disse...

E obrigada. Votos de excelente ano também para ti.
Beijocas

www.angeloochoa.net disse...

aNABELA, ME PERDOES A RE-INCIDÊNCIA, MAS TENHO VINDO A ACOMPANHAR PASSO A PASSO OS COMMENTS A ESTE TEU MEMORÁVEL POST. aBRAÇO EM ESPÍRITO A DISTÂNCIA TODAS E TODOS TEUS EXCELENTES AMIGUINHOS E AMIGUINHAS... e A TI, CLARO. sORTE A TUA LAVARES OLHOS COM LÁGRIMAS DE ALEGRIA. e FICARES «purinha» COMO ESCREVEU NO «sÓ» O aNTO. pOR AQUI SE VÊ QUANTO É BOM VIVERMOS COM CORAÇÃO NAS MÃOS E COM CORAÇÃO À FLOR DA BOCA.
bJNHOS MUITOS. cADA VEZ AMO MAIS TUDO MAS TUDO O QUE VOS RESPEITA E TANTO MAS TANTO ME CONTENTA PELA ENORME DIGNIDADE QUE ENCERRA!

Anabela Magalhães disse...

Xiiiiii, Ângelo, mas este meu post de hoje está a dar origem a uma choradeira!!! chiuf chiuf chiuf... é assim que de faz em banda desenhada?
Beijinhos e obrigada por me acompanhar os dias...

Em@ disse...

Sniff...sniff...sniff
ou
buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Anabela Magalhães disse...

Xiiiiiiiii... bem me parecia que baralhei tudo...
Então vamos lá outra vez... sniff... sniff... sniff...
Sabes que não gosto, Em@? Parece que estou para aqui a fazer a apologia dos snifanços, logo eu que abomino anestesias e outros produtos afins!

Em@ disse...

Mas este sniff não tem nada a ver com as outras actividades terminadas em -ar.
Xiiiii, não me fales em anestesia por favor. Tenho pânico! :(
Valeu-me ter uma anestesista amiga - 1 dos meus anjos-da-guarda na terra.

maria almeida disse...

As palavras da Elsa C. ilustram bem como a tua partida não é uma despedida. A tua presença na ESA será uma constante na teia de afectos que aí construiste.
Um excelente (re)início naquela que vai ser a tua nova casa. Sorte a dela em acolher-te. Sortudos os que te vão ter como colega.
Beijocas grandes

Anabela Magalhães disse...

Pois não... mas o som remeteu-me para aí... que queres... não me soou bem!
Quanto às snestesias eu também as abomino. Nada como estar absolutamente consciente...

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Maria, não é uma verdadeira despedida.
Agradeço-te também as palavras generosas e desejo-te tudo de bom para este novo ano lectivo que se inicia amanhã. Que não se repitam os últimos!
Beijinho grande e continuamos em contacto...

maria eduarda disse...

Eu não quero chorar... quero só dizer-te que continuo por aqui.

Anabela Magalhães disse...

Me toooooooooooo...
E por onde andará o Clapinho?

maria eduarda disse...

CLAP?

Temos saudades tuas!

Anónimo disse...

Que bela lição de amizade e companheirismo daqui se leva!

A Anabela deve ser para os seus pares e ímpares, um excelente ser humano.

Bem haja, apesar de só a ter conhecido virtualmente.

Muitas Felicidades!

zinhapereira disse...

Amanhã, espero-te para um café e um enorme abraço......
bjtos
Zinha

Anabela Magalhães disse...

Gostei dessa, Rui, dos pares e dos ímpares... afinal somos todos assim e assado e é nesta diversidade que está o nosso ganho. De resto sou uma pessoa absolutamente banal... eles é que são uns exagerados e tiraram o dia para me porem a fazer sniff sniff...
Obrigada e votos retribuídos de felicidades e excelente ano... já merecemos, pois já?

Anabela Magalhães disse...

Zinha
Que felicidade ver-te por aqui... e que bom sair de tantos braços amigos para me refugiar mais nuns quantos aí na E.B.2/3.
Amanhã lá estarei para me apresentar ao serviço. Sempre ao serviço.
Beijocas

Teresa Alves disse...

Bem, aqui está mais uma numa grande choradeira que tem a lágrima no primeiro andar...pois é Anabelita, quero ver como vai ser entrar na ESA muito mais vazia e pobre...lá terei que me "plantar" amanhã à porta da tua nova casa para te dar um graaaaaannnnnnnnde beijo e repenicado, como tu mereces!
Obrigada pela bela lição de vida que nos dás!!
Até amanhã e outros amanhãs que certamente continuarão a ser marcados pelas nossas boas conversas e gargalhadas!
Xiii coração e beijinhos muitos....

Anónimo disse...

Anabela.

Conhece a Profª Isabel Futuro?
É (era) colega no 1º Ciclo e vivia em Amarante.
Lembrei-me agora, quando há alguns anos, fomos colegas numa EB1 em Felgueiras. Saudades ...

Um Xi, para a "munina" Em@!

Boa noite, bom ano e obrigado pelas suas palavras.

Anabela Magalhães disse...

Xi coração muito grande e bom, já sabes, Terezita Mafaldita! Nós continuaremos a encontrar-nos, agora na E.B... afinal tu também és o 112 de lá... kakakakaka
Amanhã tomamos café. Ah! E gargalhamos!

Anabela Magalhães disse...

Sim, conheço e até estou por vezes com ela no café. Está bem e continua a mesma Isabel de sempre, o que no caso dela é um factor que jogará sempre a seu favor.
E trata-me por tu, pff.

laura Marques disse...

Obrigada pelo teu apoio...
Sabe ver encontrar alguém que aprendeu a valorizar e a ver o melhor do outro. Capacidade rara e que demostra o ser ímpar que és.
A sala vazia relembra a ausência de gente muito boa que passou pela ESA.
E este ano vou sentir a falta de muitos, e, sobretudo, das tuas gargalhadas e palavra amiga.
Xi corações

Anabela Magalhães disse...

Laurita, Laurita, sabes onde me encontrar...
Enquanto andar por aqui estarei sempre disponível para ti e para muitos outros... já sabes como é...
Quanto ao valorizar-te digo-te apenas que foi um verdadeiro prazer trabalhar contigo em turmas comuns... um verdadeiro prazer.
Se o meu país fosse como tu eu estaria muito descansada porque seria um país absolutamente decente e asseado.
Beijinhos e xis e continuaremos a gargalhar fora da ESA...

miguel moreira disse...

Li com muita ternura a tua declaração de despedida e, confesso, sentindo, desde já, que os intervalos na sala de professores e as nossas reuniões de grupo, a partir de agora, não vão ser como d'antes. Sabes bem que te considero uma excelente colega e profissional... aliás já to demonstrei pessoalmente e fiz questão de o registar neste blog. És uma pessoa frontal e nunca escondes o que tens a dizer, o que considero uma grande virtude... mas eu também o sou. E, vai daí, queria também fazer alguns reparos ao teu post. Espero que não me leves a mal: a amizade está acima de tudo isto.
1. Fazes o elogio dos teus "pares", que não ponho em causa, pois também os considero excelentes colegas e profissionais, mas esqueceste-te, intencionalmente ou não, de fazeres uma única referência ao teu grupo disciplinar. Será que foste assim tão hostilizada pelo grupo? Será que o grupo de "competentes" da escola não incluirá ninguém do grupo de história? Julgo que não. Julgo, ou melhor, tenho a certeza, que foste sempre muito acarinhada pelo grupo. Se não foi verdade, também o deves dizer.
2. A imagem da sala de professores vazia, concerteza que também não é por acaso. Pode estar vazia porque os professores estão de férias! Mas não penso ter sido essa a intenção. Como li em alguns dos comentários está vazia porque "os bons mudaram de escola" e,logicamnete ... apenas ficou a "ralé". São opiniões!
3. Não quero com isto, de modo algum, menosprezar todos os que mudaram de escola e que muito prezo e estimo. Alás, tinha com todos eles excelentes relações pessoais e profissionais.
4. Desejo a todos os que nos deixaram os maiores êxitos pessoais e profissionais.
5. Para ti Anabela, perdoa-me a frontalidade e conta comigo para tudo o que precisares.
Beijinho
Miguel

Anabela Magalhães disse...

Estás à vontade para fazeres os reparos todos que entenderes, Miguelito, e já sabes que a minha casa é a tua também.
Antes de mais nada, agradeço-te as tuas palavras e digo-te que foi um prazer trabalharmos juntos com os sétimos anos e que sempre encontrei em ti amizade, companheirismo, apoio e solidariedade. É certo que nem sempre estamos de acordo... mas também considero que isso seria ou lamentável ou uma monotonia... e eu, mesmo com o A, por vezes estou em completo desacordo.
Apesar das nossas diferenças é com gosto que afirmo sermos ambos pessoas civilizadas e decentes e além do mais temos o gosto incomensurável pela nossa profissão a unir-nos.
Respondendo agora directamente às tuas questões/dúvidas.
Ponto um:
Não fiz nenhuma referência específica ao grupo porque não era essa a intenção quando escrevi o post. Era minha intenção falar dos meus pares, de forma aleatória, consoante me vinham à memória, por isto ou por aquilo, que me vieram à memória por diferentes razões, sabendo eu que não podia falar de todos porque não tinha espaço. Não falei duma Fernanda Capela, que eu adoro, mulher competentíssima como profissional e como ser humano; não falei duma Luísa Jardim, que sempre me ajudou a desempenhar o meu papel de DT e me deu um apoio inestimável quando eu mais precisei: não falei dum Patrício, meu anjo da guarda numa hora infeliz a quem estou eternamente grata por vir em meu socorro... enfim... não falei de tantos que me ajudaram no meu percurso na ESA e por quem eu tenho gosto e estima...
Acho que já deixei aqui e ali, mais ou menos explícita a minha estima pelos membros do meu grupo de História. É uma raridade nos dias que correm e um dia destes falarei especificamente sobre vocês. :) Mas terá de ser num post não tão abrangente quanto este e tem de ser uma coisa mais direccionada e específica.
Espero que entendas as minhas razões.
Quanto à imagem da sala de professores vazia não a coloquei com a intenção que tu lhe estás a dar. Não se trata dos bons foram e dos maus ficam. Aliás nem poderia ser já que muitos dos que permanecem na ESA são por mim enumerados e recordados por isto e por aquilo, nomeadamente pelo seu valor profissional. Já o escrevi neste blogue e volto a escrever. Fossem as práticas na generalidade das profissões tão boas quanto as nossas práticas gerais e este país estari bem melhor. Porque é minha convicção que a esmagadora maioria de nós dá o litro, muitas vezes quase até à exaustão, em prol dos seus alunos e depois somos apelidados de preguiçosos por causa de uma meia dúzia de anormais à solta que jamais deviam ser apelidados de professores.
A sala de professores vazia mas cheia do espírito dos que agora saem foi propositada, porque sei que os que saem o fazem com uma grande sensação de alívio, por um lado, mas também com uma dose enorme de tristeza porque amariam lá continuar se as circunstâncias fossem outras. A ESA devia ser sentida por nós como Home. Devia ser sinónimo de conforto, calma, alegria, compreensão, apoio, diálogo... e não estou a falar de pseudo-diálogos que são monólogos!
Assim não é e por isso muitos saem quando têm oportunidade para isso.
O trabalho de um professor é muito complexo, cada vez mais, e cada vez mais precisamos de ser suportados e apoiados pelas nossas direcções e chefias para que possamos entrar dentro duma sala de aulas e enfrentar trinta miúdos com alegria, paciência e decência.
Nestes dois últimos anos pensei muitas vezes que estávamos em trincheiras diferentes e inimigas... bolas... decididamente não gosto disto!
De resto inclui todos os meus pares no meu post porque com todos aprendi.
E também eu desejo a todos, os que ficaram e os que agora voam para outros ninhos as maiores felicidades profissionais e pessoais.
Quanto a ti, sabes que também podes contar comigo para o que precisares tal como eu sei que poderei contar contigo.
Xi coração apertadinho e com saudades
(O comentário saiu longo e não o reli... espero não me ter enganado muito a teclar!)

Anabela Magalhães disse...

Enganei em estari que deveria ser estaria e em inclui que deveria ter saído incluí.
Chega de gatos?

Laryssa Malosto disse...

Comentários fantásticos...
Eu como é claro ando sempre a ver os posts anteriores e não consegui resistir em comentar este post.
Pois é, esta gente toda que já comentou este post dizem todos que vão ter imensas saudades suas...pois é mas a prof veio pra nós que verdadeiramente precisavamos de uma alma alegre,cheia de vida,um sorriso enorme todos os dias no rosto e
com vontade de nos ensinar com uma paciência dos canecos!!!Isso ninguém tem, só a prof!!!
O pior de tudo é quando tiver que nos abandonar,acho que nesse dia vamos formar um riooo.... :(
Concluindo..e falando acho eu que por todos da EB2,3 agradecemos a sua chegada,pois era mesmo desse sorriso e dessa alegria que a gente precisava!!!
Beijo enorme professora minha
Xi-coração

Anabela Magalhães disse...

Nem imaginas como o teu comentário me deixou feliz. Obrigada pela tua paciência... por andares por este blogue em escavações
arqueológicas... :)
É assim a vida, Laryssa, cheia de perdas e ganhos e quantas vezes tem mesmo de se perder aqui para ganhar ali.
Hoje reli este post e reli os comentários e não deixo de sentir saudades por quem deixei para trás. Mas também não posso deixar de recordar que, à conta desta mudança, ganhei alunos novinhos em folha, entre os quais tu.
E que é sempre um prazer entrar na nossa Sala de História para leccionar aulas que são um prazer e passam a voar...
Beijinho e xi-coração!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.