quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Combinações com a Rapaziada (sendo que a rapaziada é o Gonçalo Costa e o arquitecto Rolando Torgo)


Gonçalo Costa em fotografia de Céu Não Costa

Combinações com a Rapaziada (sendo que a rapaziada é o Gonçalo Costa e o arquitecto Rolando Torgo)

Confesso que gosto de combinações. Não daquelas que constituem uma peça do vestuário feminino, que seria difícil usar com as minhas calças de ganga, mas das combinações que faço com amigos, combinações assim ou assado, frito ou cozido.
A combinação que agora relato está em curso, e é uma combinação que se encaixa nas combinações assim.
O Gonçalo Costa, rapaz já aqui referenciado anteriormente neste blogue, e que eu conheço desde o seu nascimento, tem como missão nocturna passar aqui na minha quase despovoada rua e atirar pedrinhas... - Pedrinhaaaaaaas, inhaaaaas Gonçalo!... - às vidraças cá de casa, servindo este gesto/som de sinalética para eu sair do meu casulo e ir até ao café, para a amena cavaqueira com os pais do artista, e quem mais apareça mais para a nossa idade, que o moço, o próprio, o Gonçalo, pisga-se para as esplanadas do Ribeirinho com a irmã Mafalda, Tânias e companhias, como quem leva fogo no rabo!
Rua abaixo ainda é tempo de fazer o mesmo em casa do arquitecto Rolando Torgo, senhor estimável que com a sua maravilhosa idade anda agora a toque de pedrinhas e não a toque de caixa.
- Sr Arquitectooooo... boleiaaaaa!!!! - digo-lhe eu cá da rua quando ele surge à varanda...

Pois um dia destes, confesso, falhei a descida para a esplanada. Quase onze horas e ouço o tlimmmm, tlimmm das pedrinhas a baterem "com suavidade" nos vidros do escritório. E lá vou eu.
Chegada à varanda declamo, inspirada, cá do alto do primeiro andar:
- Eis que chega a donzela... no seu passo de gazela... e se coloca à janela... - risadas lá em baixo na rua... e o Gonçalo ajoelha-se no paralelo ....
- Julietaaa! Julietaaaa!...
Até olhei para os lados, carago! Estaria por acaso uma das minhas sobrinhas à varanda? Veriiiiiinha!!!! ! Que nada! A Julieta sou mesmo euzinha!!!!! Euzinha!!!!
Gargalhadas e mais gargalhadas, que isto de viver numa rua deserta dá para estas touradas e não, Gonçalinho... apesar da Julietaaa, hoje desces a rua na companhia da Mafalda, tua amada irmã, e da Tânia, minha ex-aluna que se ria divertida com a cena... e estás com sorte por teres companhia tão bela! E não digas que vais daqui!
Entretanto tenho-me redimido desta falta grave, motivada pelo adiantado da hora, e toca de sairmos todas as noites em procissão, que esta combinação é válida para todas as noites do Verão que agora vivemos.
Aqui deixo beijinhos para a Tânia, Mafalda, Gonçalo, Céu... que não é Costa e para o próprio Chefe Costa em pessoa.
Até mais.
:)

12 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Realmente a sua casa é um pouco deserta à noite. E outro factor de gostava de frisar é que aquela casa velha a cair abaixo do lado esquerdo da sua quem vem da escola da Sé dá muito mau aspecto. Gatos vadios, água suja por a calçada abaixo, descontextualiza por total a sua casa. A Câmara deveria intervir! Não sei se ainda lá mora aquela senhora, mãe de um professor de música, ou não, mas Dr.º Abreu, aquilo ali necessita de intervenção! Não acha Anabela?

Anabela Magalhães disse...

O centro histórico de Amarante está uma tristeza, Ricardo! Não há verdadeiro interesse em incentivar o seu repovoamento e as casas degradam-se a olhos vistos, completamente vazias. É mais uma aberração desta população que desrespeita completamente o legado que nos foi deixado pelas gerações anteriores. Mas ao lado nascem prédios como cogumelos onde as pessoas vivem alegremente encaixotadas. Paradoxos de gente triste. Já falei sobre isto neste blogue.

Ricardo Pinto disse...

Realmente é uma tristeza! O Centro histórico estar assim. Se invés de andarem no Arquinho a fazer não sei o quê fossem para essa zona é que eram espertos! Olhe que Vila - Mea não está asim. Porque será!!!

Anabela Magalhães disse...

Pois, perguntas bem... por que será?

Tânia disse...

- Julietaa!
Beijinhos para a professora também. :)

Anabela Magalhães disse...

Ora seja bem aparecida, menina Tânia!
Apareça por aqui sempre que lhe apetecer e beijocas... hoje não apareceste... :):):)

Céu disse...

Olá,

Grande post!
Isto agora das pedrinhas,
vai pegar moda. :)
Beijinhos.

Gonçalo.

Anabela Magalhães disse...

Bigada, Çalinho! Safa! Ainda bem que gostaste!

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Começo por dizer que o Gonçalo, tal como se pode ver pela fotografia, é um bonito rapaz. Não tires a fotografia do blog, como propôs a mamã dele, sempre super cuidadosa.
Quanto às pedrinhas, a partir de segunda-feira, mesmo não as ouvindo, vou começar a ir ter convosco ao café. Afinal, em tempos que já lá vão, também eu já desci muitas vezes essa mesma rua para me deslocar ao povoado.
Bjs
Flora

Anabela Magalhães disse...

A mamã propôs sem convicção...
Quanto à rua também já foi tua um dia... pois foi...
Lá nos encontraremos!

Em@ disse...

Olá!
Saudades minhas?
Para além da avaria no outro "portátel", do cansaço das obras de Santa Engrácia, hoje tive, não 1, não 2, mas 3 apagões... Logo quase não socializei na blogosfera eheheh

Parabéns pelo post (nao gosto do termo posta eheheh lembra-me sempre a pescada!)

O Çalinho é bem giro e pelos vistos cheio de humor.

Bjinho para ti.

Anabela Magalhães disse...

O Çalinho é giro, cheio de humor, uma simpatia, alto e vai ficar espadaúdo!!! Kakakakaka
É uma jóia de moço!
Já sabia dos teus problems... vim do Prof... kakakakaka
Eu também estive com problemas no acesso ao blogue durante a tarde de hoje! :(
Deve ser pirataria!
E é claro que já estava com saudades!
Jocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.