domingo, 2 de agosto de 2009

Tapear


Pulpo - Galiza - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Tapear

Muitos dirão que ir a Espanha e não tapear é como ir a Roma e não ver o Papa. Ora eu tenho para mim que é bem mais grave não tapear em Espanha do que ir a Roma e não ver o Papa. Por isso vou de tapas, sempre que posso, sempre que os meus passos me levam a terras vizinhas, que não há país que chegue aos calcanhares da "nossa" Espanha para o tapeio.
Adoro ir de tapas. Adoro petiscar daqui e dali saboreando lentamente as tapas que por vezes misturo. Ele é o pulpo bem polvilhado com colorau, ele é o delicioso queijo Manchego, ele é o jambon serrano partido fininho em fatias que se derretem na boca, eles são os calamares fritinhos qb, eles são os pimentos Pádron... ai... ai...ai... picantes, picantes até dizer chega, alguns, e outros macios, macios como veludo, e elas são as andorinhas que voam direitinhas para o aconchego dos meus interiores... e... e...
Confesso que fui de tapas. Mas este ano as tapas não estiveram à altura das tapas dos anos anteriores. Terei pois de repetir a cena. E repetirei, claro está! E com que sacrifício!

4 comentários:

Hélio Matias disse...

Será que o verbo Tapear existe?
Que me interessa se ele existe ou não?
Que me interessa se é transitivo ou não?
Que me interessa se qualquer mortal o sabe ou não conjugar?
Que me interessa saber quais os seus tempos?
...belo exercício a recordar a Gramática!
Que me interessa se a Gramática existe ou não?
Nada...nada...o que me interessa é que as TAPAS existam...e eu as possa devorar!
Arriba las TAPAS!...
Abaxo el vierbo tapear!
Mi Galego es un espanto!
Espero que as tapas nunca se espantem!...

Anabela Magalhães disse...

Existe tapear, Hélio, que eu tive curiosidade em procurar antes de fazer o post, mas pelos vistos não com este significado.
Hoje acho que vou fazer um mais grave porque me palpita que o verbo, que me servirá de mote para o post, não existe aqui nem em lado nenhum. Mas para o caso não interessa. :)
E arriba las tapas!

Significado de tapear
v.t. Dar tapa(s) em; esbofetear.
Bras. (RS) Guiar o cavalo sem freios, a tapas.

Definição de tapear
Classe gramatical de tapear: Verbo transitivo
Tipo de verbo: irregular

miguel moreira disse...

Ah! como eu gosto de "tapear" e de "canhar"! Sabes bem que sim ... só que desta vez não estiveste à minha altura. Foste levada pelo "cocinilho", que não estava mau, mas aí o nosso é bem melhor! E... substituir umas boas "canhas" por leitinho fresco... isso é que não! Bj. Miguel

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... falarei sobre isso já de seguida!
Beijinho, Miguel!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.