sábado, 26 de abril de 2008







"25 de Abril, Sempre!!!!!!!

Ainda a propósito do 25 de Abril de 1974, posto hoje um trabalho colectivo feito por alunos do 4º ano de escolaridade, aquando das comemorações dos 25 anos sobre o 25 de Abril, no já "longínquo" ano de 1999. Uma data significativa que foi assinalada, a nível local, entre outras iniciativas, pelo lançamento de um concurso destinado aos alunos que frequentavam o 1º Ciclo da escolaridade básica , à data.
Pois este concurso foi ganho por um grupo de alunos que frequentava a escola de Cepelos, e alguns deles viriam a ser, uns anos mais tarde, meus alunos de História na Escola E.B. 2/3 de Amarante. Os laços de amizade permanecem entre nós, inalterados. É o caso do Luís Pereira, a acabar um rabito de palha, na ESA, e que eu vou encontrando amiúde entre o lufa lufa cada vez mais stressante em que se transformou a nossa actividade docente. A Joana e a Dolores já por lá não estão e seguiram outros percursos, espero que gratificantes para elas.
Pois o Luís teve a gentileza de me enviar por e-mail este trabalho, que eu desconhecia por completo, escrito e ilustrado por este grupinho de cinco crianças, de seus nomes: Joana Raquel Teixeira Moreira; Luís Paulo Teixeira Pereira; Dolores Magalhães Mota; Eduardo Daniel Macedo Pinheiro e Tiago José Fonseca Coelho.
Aqui o deixo para leitura e observação atenta. Passados todos estes anos, muitos dos problemas por eles focados ainda se mantêm, infelizmente, actuais.
Nota - Para ampliar é favor clicar sobre a imagem.

5 comentários:

Luis Pereira disse...

Obrigado!!!!

Na altura em que esse texto foi elaborado, o nosso empenho foi enorme. Tudo isso eram desejos nossos. Acabar com a fome, a pobreza, a guerra, realizar obras na nossa escola, etc... Quando recebemos a notícia que tinhamos ganho ninguem acreditou! Foi a euforia! Mas naquela altura tudo isso não passava de sonho, desejo, felicidade pelo premio conseguido. Hoje, 9 anos depois, olho para esse texto de forma diferente...longe vão os tempos...e cada vez mais me orgulho desse pequeno e simples texto que conseguimos. Esse feito serviu para que, um ano depois, a minha escola tivesse umas paredes melhores, um telhado melhor, e até um computador! Não para nós, que ja eramos finalistas, mas para os outros colegas.
Como disse antes, longe vão os tempos... contudo os desejos são os mesmos!Hoje eu invertia os papéis e alterava apenas uma coisa nesse texto : " Que azar que muitos têm por eu não ser a Liberdade!"

Anabela Magalhães disse...

De nada, Luís. Eu é que te agradeço.
Quanto ao final, ao ler o texto pensei o mesmo...
Aqui fica pois a tua correcção. Pela tua mão tem incomparavelmente mais valor!

AmigaDoce disse...

:D olha os nossos trabalhinhos :D Nós eramos mesmo inocentes... Mas foi mt gratificante receber o prémio e ver aquela escolinha a crescer mais um bocadinho :D

Apesar de tudo a Liberdade tem muito Trabalho, por isso não pode olhar por todos ao mesmo tempo.

Obrigada por este cantinho ser dedicado ao nosso Trabalhinho de pequeninos :D Ficou mesmo giro ;)

Parabens!! E Viva a Liberdade!!

Raul Martins disse...

Anabela,
bonito momento este em que olho para os textos destes meninos. Com nove anos e que maturidade!
Quem me dera que o 25 de Abril voasse para imensos países;
o 25 de abril nas escolas, que doçura naquela ingenuidade! Mas muito bem pensado.
; o perfume!;
E Luis Pereira, a mudança que apresentas, agora, só revela maturidade e grande sensibilidade: se no primeiro, ao falares de sorte já mostravas um apurado sentido crítico (que é de louvar com 9 anos), agora, ao dizeres "azar", mostras um profundo humanismo.

Preciosidades que nos fazem olhar o passado mas que nos obrigam a pensar o presente, olhando para o futuro. Só assim tem sentido a história; aprender a nossa história; ensinar a gostar da nossa história.

Quando comecei a visitar este blog, vinha pela magia das fotografias. Agora venho pela magia da partilha do quanto de bom se faz pela educação.
Com admiração, por si e pelos seus alunos.

Anabela Magalhães disse...

E depois de me teres deixado aqui semelhante mensagem, que posso eu dizer a não ser MUITO OBRIGADA? Pelos meus alunos, por mim...
MUITO OBRIGADA mesmo, Raul.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.