domingo, 20 de abril de 2008


Maracujá - Sahara Ocidental
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Maracujá

Continua a ser, para mim, uma enorme honra poder publicar os textos do Maracujá no meu blogue.
Com muita humildade, juntei-lhe esta fotografia de uma ave em pleno voo, uma águia, talvez, acabadinha de descolar, qual Maracujá em voo livre e aberto!
Nem digo mais nada... estou arrepiada com a qualidade da escrita deste indivíduo de 14 anos!

Memória de Mim

O sol tinha-se posto e era noite de lua cheia.
Vivia-se uma Primavera fria, a primeira de todas.
Recolhi-me ao aconchego do meu ninho.
Sentei-me à lareira e enfrentei a escuridão.
Só a luz do fogo me iluminava.
Passaram-se horas, dias, anos, não sei...
A mente como o fogo, guiava-me pelas serpenteantes ruas do meu pensamento...
Quando o derradeiro fogo era somente cinza, já eu era outro alguém.
A minha impulsividade e energia eram agora sabedoria e calma.
Precisava de uma luz mais ténue, menos efusiva e irrequieta.
Então abri as minhas asas e voei...
Também aqui me perdi pelas eras deste mundo.
Poisei numa jovem caneleira em flor num qualquer jardim de um qualquer lugar.
Ali senti em toda a plenitude o abandono do vigor da juventude...
Eu já tinha sido como aquela caneleira, jovem, belo e alegre.
Recolhi a alma, apreciei aquele aroma e lembrei-me dos longínquos tempos em que percorria os céus e, serenamente, apreciava toda a beleza da Terra.
Tinha vagueado por quinhentas vidas de Homem e nunca tinha sentido semelhante aroma...
Ali fiquei até a doce vida abandonar aquela caneleira que se tornara rígida e quebradiça.
A Natureza a seguir o seu rumo.
Ergui então os meus olhos negros para o céu e vi algo como uma montanha, belo como o mar, sábio como o tempo.
As minhas asas envelhecidas voaram outra vez em direcção ao desconhecido numa aventura jovial, uma antítese de mim.
Era uma árvore...
Eu que já tinha visto todas as árvores, minhas amigas de viagem e de contos nóctivagos, não consegui reconhecer aquela...
O olhar turvava-se-me, pensava eu...
Eu que tinha visto a chegada dos primogénitos estava pela primeira vez surpreendido.
Poisei então nela.
Era uma frondosa faia, a mais bela, sábia e velha de todas as árvores...
As suas folhas eram de três cores já esbatidas e cansadas.
Dela provinha uma luz comparável à da grandiosa lua.
Poisei no seu ramo mais alto e os meus olhos ganharam outra vida.
Contaram-se histórias sobre mim e sobre a derradeira árvore...
Éramos apenas um rumor esquecido, uma história de caminhantes, um verso de poetas errantes.
As Primaveras sucediam-se até que surgiu uma tão fria como a primeira.
E eu pressenti o fim.Mas a minha percepção do mundo era agora diferente.
O fim era o começo de mais uma etapa...
No final daquela Primavera o cheiro das caneleiras voltou, inundou-me o espírito e aqueceu-me a alma.
Então percebi, abri as asas e deixei-me levar...

2 comentários:

EMD disse...

Estou sem palavras.
O Maracujá usou-as de forma tão surpreendentemente madura!

Vera Matias disse...

Ao princípo achei melhor não comentar. É o mais belo de todos os textos que já li, e não tenho uma forma de explicar o que me fez sentir. Tem tudo o que eu sou, é perfeito.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.