quinta-feira, 24 de abril de 2008










Arsopi - Vale de Cambra - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães



Instituto da Soldadura e Qualidade - Grijó
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Visita de Estudo

Quem diria que os meus alunos de Serralharia me iam salvar este fim da semana?
Pois salvaram. Hoje de manhã, cumprindo uma visita de estudo previamente organizada pelo professor Rui, de Serralharia, viajámos até Grijó onde nos foi dada a oportunidade de visitar o Instituto da Soldadura e Qualidade. Nesta empresa os alunos tiveram oportunidade de ver alguma tecnologia de ponta ligada às energias renováveis, nomeadamente em termos de energia solar, visitaram a zona de aprendizagem da técnica da soldadura, controlo de qualidade, inteiraram-se da formação disponibilizada no Centro de Formação e da carência de mão-de-obra existente neste sector.
Depois de almoço foi tempo de seguir para Vale de Cambra e foi tempo de visitar a Arsopi, uma metalúrgica que se dedica à metalurgia pesada e foi tempo de me deleitar a fazer fotografia naquele ambiente barulhento de enormes máquinas estranhas, de operários que cumprindo com as normas de segurança, pareciam, por vezes, tirados de um filme de ficção científica. Adoro o ambiente das metalúrgicas que ora me remete para trás no tempo, ora me faz pensar nos dias futuros, não sabendo eu explicar de onde me vêm semelhantes pensamentos.
Os meus serralheiros seguiram todas as explicações atentamente, fotografando e registando tudo. Visitámos o armazém, a preparação para o processo de fabrico das peças, a parte da fábrica reservada ao processo de fabrico pesado, a fundição e zona de fabrico de moldes, a zona onde se dá o acabamento às peças e finalmente observámos alguns produtos acabados. Os meus serralheiros aguentaram as visitas como uns heróis e deixaram atrás de si uma boa imagem dos cursos dos Cef`s, para variar. E para variar também hoje foi dia dos alunos da ESA deixarem uma imagem simpática e educada por onde passaram.
Valha-me ao menos os meus serralheiros!
Aqui deixo os parabéns a todos.
Segunda-feira falaremos de sorrisos nos lábios.

7 comentários:

Raul Martins disse...

E ainda bem!
Espero que esses sorrisos nos lábios para 2ª feira também sejam para os do 9º ano.
E Grijó é aqui em Gaia? Se sim, passaram bem perto de nós. Uns quilómetros antes, muito poucos, está os Carvalhos. Ai se eu soubesse! E se é o meu vizinho Grijó, não sabia que lá existia um Instituto de Soldadura e Qualidade. Estamos sempre a aprender.
Bom fim de semana e retempera as forças e dá-lhes com um sorriso e mais qualquer coisinha.

Anabela Magalhães disse...

Sim, foi mesmo para esses lados que eu andei, e gostei imenso das visitas, apesar de não ser da área. Eles também.
Concordo. Na segunda dar-lhes-ei o meu melhor sorriso misturado com firmeza.
Bom fim-de-semana também para ti Raul. Vamos lá aproveitar o sol! :)

Maracujá e DePrimeAbord disse...

mais um para si

Passiflora Maré disse...

Anabela, para alegar o seu sorriso de segunda feira próxima, passe ( se assim lhe aprouver) pelo blogue do Maracujá e leia o último texto por ele postado.
Também tem a ver com a sua exigência. Só o texto bem explicado quase que dava uma aula.

Maracujá e DePrimeAbord disse...

não encontrei nada...
sabe não sou muito bom com animais.

Anabela Magalhães disse...

O texto está uma beleza, Passiflora. Integrá-lo-ei na minha apresentação em Powerpoint sobre o 25 de Abril. O texto está uma beleza!
E como estamos a precisar deste optimismo contagiante!

Anabela Magalhães disse...

Pois, não sabia...
Kakakakaka

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.