quinta-feira, 3 de abril de 2008


Liberdade de Voo - Layounne - Sahara Ocidental
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Encorajar o Voo é Preciso

Com os meus sinceros agradecimentos à Elsa Cerqueira por me ter enviado este belíssimo texto, publico-o atrevendo-me a fazer um acrescento/esclarecimento/concretização. Mais do que escolas, há salas de aula que são gaiolas e há salas de aula que são asas. E eu sei muito bem do que falo. Porque fui aluna e não me esqueci de nada. De nada.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.