quinta-feira, 3 de abril de 2008


9º G em Acção - Escola Secundária de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

1 de Abril

A história que hoje conto passou-se no dia 1 de Abril passado.
Primeira aula de História do 3º período para a minha turma do 9º G, sim, aquela minha turma que fez um ranking de professores, agora que há rankings para tudo.
Chego à aula, os risos do costume, as boas vindas do costume, as perguntas do costume, se descansaram, se brincaram, se foi boa a Páscoa, se não arreliaram os pais, se tiveram saudades da escola e lá passo a informá-los que durante aquela aula de 45 minutos não vou dar matéria e que a aula será passada numa conversa entre nós. Gostaria de ter gravado as suas caritas. Surgem aqui e ali expressões de desconfiança, de incredulidade mesmo, que se vão acentuando à medida que eu insisto na ideia. Aqui chegados convém esclarecer que eles acham que eu sou mesmo viciada em trabalho. A dada altura pergunta-me um deles muito lampeiro com ar de desconfiado "Professora, isso é uma mentira do 1 de Abril?" Não resisti e dei uma gargalhada. E o resto da turma gargalhou a bom gargalhar. Eles não cabiam em si de contentes. É que eu não sou muito de lhes dar descanso, pressionada que estou por um programa desajustado em que o ministério ainda não se dignou mexer. Mas a verdade é que a aula foi aproveitada para fazer um balanço do percurso e evolução, de cada um deles, desde o 7º ano até ao momento. E foi muito bem aproveitada. Por uma aula não houve matéria para ninguém e dei por muito bem empregue o meu tempo pois estes espaços de "pausa" também são importantes e determinantes para o bem-estar dos alunos.
E não, decididamente não era uma mentira do 1 de Abril!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.