sábado, 5 de abril de 2008




Os Meus Heróis do 9º F - Escola Secundária de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Desafio aos Meus Heróis do 9º F

Esta semana que agora finda foi tempo de lançar um desafio aos meus melhores alunos, aos meus alunos de 5, alguns deles alunos de 5 desde o primeiro período do 7º ano, que eu não tenho medo absolutamente nenhum de lhes atribuir a nota máxima se estou genuinamente convencida que essa é a nota que eles merecem.
E qual foi o desafio lançado?
Nada mais nada menos que a preparação e apresentação de uma aula de História, de um tema à escolha de entre os que faltam tratar até ao final do ano e, por uma vez, inverter os papéis - eles no papel da professora, eu no papel da aluna.
Na minha turma do 9º F a adesão foi extraordinária e entusiástica.
Os melhores alunos, Pi Pereira, Zé Pedro Carneiro e João Taveira aceitaram de uma assentada com um brilho e entusiasmo no olhar que eu guardei dentro de mim e aqui permanecerá. Ainda me colocaram a questão de ser uma aula de 45 ou de 90 minutos mas o Pi lançou-se logo de cabeça, aceitando o desafio mais complexo duma aula de 90 minutos e os outros, sorrindo, foram atrás. Lá escolheram os temas logo ali e foi tempo de os alertar para a diferença que existe entre apresentar um trabalho, e leccionar uma aula, esta última a exigir interactividade, mas eu sei que eles não terão qualquer dificuldade em lidar com este peculiar assunto, em ultrapassar este muro, em percorrer este caminho, em desapertar este laço ou nó que eu lhes coloquei pela frente.
E ainda rimos juntos. "Professora nesse dia vai ser nossa aluna, não vai?" Sim, claro, durante essas aulas relembrarei o meu papel de aluna. "Ah, então tenha cuidado com o comportamento... se se portar mal vai ao NAE!" Gargalhada geral.
Claro, estamos combinados. Se eu me portar mal, se eu desrespeitar os meus professores por um dia, se eu lhes perturbar as aulas, claro, têm o meu inteiro apoio, respeito e admiração por não me permitirem abandalhar as suas aulas. Lol.
Ah, vida boa. O melhor da minha escola continuam a ser os meus alunos, verdadeiros oásis no meio da crispação, desalento, desrespeito e autoritarismo reinante.
Professora titular?
A minha ministra que concorra a esses "troquitos" e a essa carreira com toda a burocracia anexa, que essa carreira não é para mim, que o que quero mesmo é continuar a ser o que sempre fui, por opção - PROFESSORA.

7 comentários:

Pi disse...

Há que dizer que nós somos umas máquinas... lol

Anabela Magalhães disse...

Eu até diria, Pi, que vós sois "AQUELAS MÁAAAAQUINAS"!!!!!
Beijinho
Fica bem

Raul Martins disse...

Uma estratégia que não vai defraudar. Cá fico à espera dos resultados que de antemão vislumbro: uma professora-aluna radiante com os seus alunos-professores que a conseguiram surpreender.

Anabela Magalhães disse...

Olá Raul

Sei de antemão que não vai. Já conheço muito bem aqueles meus meninos e sei do que eles são capazes. E sei que surpreenderão esta aluna. Lol.
Darei conta da experiência, totalmente nova para qualquer um deles, aqui neste blogue.
É só seguir as cenas dos próximos capítulos, como é costume dizer.
:)

Pi disse...

È obvio que nós a vamos surpreender
Até porque nós não falhamos.
É como diz a nossa aluna:
somos "AQUELAS MÁAAAAQUINAS"!!!!!

Helder Barros disse...

O melhor da Escola são os alunos e alguns professores que não sendo titulares são muito mais do que isso: alunos-professores e professores alunos; porque num processo de ensino/aprendizagem pleno, há que dar e receber, como na vida aliás! No entanto há alguns que já não têm mais nada para aprender, iludem-se, pensam que sabem tudo! Coitados, são pobres de espirito! But you are the greath blu scorpion!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Helder. Jamais me esquecerei que tu és praticamente o pai deste blogue e por isso te tenho de agradecer continuamente e publicamente, pelo gozo diário que constitui para mim passar por aqui, e que a bem dizer me proporcionaste, com o teu incentivo constante e pelo facto de acreditares em mim.
E também te tenho de agradecer o facto de seres meu amigo e de seres um bom suporte, para mim, na ESA, ajudando-me a superar traumas acumulados numa escola onde frequentemente me sinto um peixinho fora de água.
Quanto ao resto, já sabes como é que é, eu não sou grande, sou esforçada, o que é completamente diferente. E tenho, como sabes, dúvidas frequentes sobre os caminhos que percorro a nível profissional na procura das melhores estratégias.

 
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