terça-feira, 8 de abril de 2008








Beijing

Desconheço completamente a autoria desta sequência de desenhos que nos mostra "a verdade" por detrás do logótipo dos Jogos Olímpicos de Beijing. Sei que já circula há muito tempo na net, via e-mail, e sei que não perderá tão cedo a actualidade, agora que nos aproximamos, a passos largos, do início deste encontro mundial desportivo.
E o que dizer deste evento, nesta cidade, neste país e de todos os confrontos e distúrbios que ele tem provocado pelo mundo e que continuará a provocar? Já muitos analistas analisaram o caso e nem vou comentar os desenhos tão representativos de um país que a cada passo viola os Direitos Humanos em nome de um sistema político caduco, falido e anacrónico.
Vou só deixar aqui uma pergunta... o logótipo foi mesmo assim pensado???? É que se foi, foi uma jogada de mestre! É que se foi, foi uma jogada de génio!!!
E para terminar vou só tirar uma conclusão. À medida que mais parcelas da humanidade se apetrecharem com Conhecimento, Educação, Saber, Cultura, a manipulação pela classe económica/política dominante será menos efectiva, porque cada vez mais a "populaça" vai estar atenta aos sinais e será menos manipulável. Daí a importância da Escola como sítio de aprendizagens que devem ser efectivas e não de faz de conta. A Net, e a Blogosfera a ela associadas, darão contributos inestimáveis para este desiderato, porque verdadeiramente revolucionam e revolucionarão o contacto entre as pessoas, a partilha de conhecimentos e de informação, e estimularão o livre pensamento sem a censura do poder político.
Nota - É claro que as violações dos Direitos Humanos não se fica por aqui. O que dizer dos EUA com Guantánamo? O que dizer de Portugal com 2 milhões de pessoas a viverem no limiar da pobreza?
É melhor nem continuar a lista sob pena de ela me ocupar o blogue.

4 comentários:

Ramiro Marques disse...

Anabela! Que fotos maravilhosas! Não há lugar mais tranquilo que o deserto. Também adoro.
Parabéns pelas fotos e textos.
Ramiro

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Ramiro, fico contente por ter gostado das fotografias e dos textos. O deserto é, sem dúvida, o lugar mais tranquilo do planeta.
Fique bem.

Raul Martins disse...

Não acredito que o logótipo tivesse sido assim pensado. Era o descrédito total do homem.

E a lista seria imensa... Infelizmente...

Vamos acreditando nos nossos pequenos contributos para que estes e outras situações não fiquem no esquecimento.

Anabela Magalhães disse...

É, acreditar é o que nos move, não é?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.