Cogumelos Venenosos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Ainda a Avaliação do Desempenho Docente
As consequências da implementação desta "coisa", no terreno da minha Escola, estão a ganhar contornos intoleráveis.
Mas em nome de quê, em nome de quem, tenho eu de aturar reuniões estapafúrdias, e altamente perturbadoras, ao fim de um dia inteirinho de trabalho árduo e feliz com os meus alunos?
Por quanto tempo conseguirei manter a minha sanidade mental perante atitudes reveladoras de completa falta de bom senso, de equilíbrio, de respeito para com os outros?
Que nos candidatemos ao modelo de avaliação mais complex, que nos candidatemos ao Muito Bom e ao Excelente, é uma conta. Que pensemos poder ser considerados excelentes à custa de uma táctica de terra queimada, diminuindo os que se encontram à nossa volta, é outra bem diferente.
A nossa qualidade enquanto profissionais, ou a falta dela, não depende dos outros, depende apenas de nós. Depende apenas de nós.
E não é disparando sobre os outros, espezinhando-os, diminuindo-os, calcando-os, passando por cima deles, que a nossa qualidade, enquanto docentes, se eleva. Pelo contrário. Pelo contrário. E já nem falo da nossa qualidade enquanto seres humanos.
Há quem ainda não tenha percebido isto.
As consequências da implementação desta "coisa", no terreno da minha Escola, estão a ganhar contornos intoleráveis.
Mas em nome de quê, em nome de quem, tenho eu de aturar reuniões estapafúrdias, e altamente perturbadoras, ao fim de um dia inteirinho de trabalho árduo e feliz com os meus alunos?
Por quanto tempo conseguirei manter a minha sanidade mental perante atitudes reveladoras de completa falta de bom senso, de equilíbrio, de respeito para com os outros?
Que nos candidatemos ao modelo de avaliação mais complex, que nos candidatemos ao Muito Bom e ao Excelente, é uma conta. Que pensemos poder ser considerados excelentes à custa de uma táctica de terra queimada, diminuindo os que se encontram à nossa volta, é outra bem diferente.
A nossa qualidade enquanto profissionais, ou a falta dela, não depende dos outros, depende apenas de nós. Depende apenas de nós.
E não é disparando sobre os outros, espezinhando-os, diminuindo-os, calcando-os, passando por cima deles, que a nossa qualidade, enquanto docentes, se eleva. Pelo contrário. Pelo contrário. E já nem falo da nossa qualidade enquanto seres humanos.
Há quem ainda não tenha percebido isto.
4 comentários:
Anabela,
Pessoas que se tentam elevar, denegrindo os outros, não é resultado do ambiente que se vive nas escolas. Há serzecos que reagem assim quando vêem que o seu terreno pode ser invadido por seres mais competentes. Perdem a razão, a compostura e caem no ridículo.
Concordo completamente contigo. A má formação já lá estava. Só que frequentemente mais ou menos disfarçada. O que a ADD veio trazer foi agravar, acordar, essa faceta, que muitas vezes estava latente, que muitas vezes estava abaixo da linha de água.
Eu não quero trabalhar assim.
Perturba-me a sério manter-me no activo nestas condições.
Porque me zango mesmo e não contem comigo para a palhaçada.
Esta é contundente!Vem a propósito.
É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja.
Honoré de Balzac
:):):)
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