terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ponto da Situação

Ponto da Situação

Na minha escola estamos numa posição estranha.
Por um lado já entregámos objectivos faz muito tempo porque na ESA andamos sempre a todo o vapor e, se bem se lembram, durante o ano lectivo passado, e igualmente neste que agora decorre, já houve mesmo aulas assistidas para além da entrega dos ditos Objectivos.
Entretanto as formas de luta foram endurecendo ao longo deste já longo período. E ultimamente parece que muitos baralharam.
Assim, reunimos hoje, com pouca adesão, e reflectimos em conjunto estratégias de luta. Mas, mas... estamos divididos na forma de actuar. Ainda sugeri retirarmos os objectivos já entregues, mas realmente se eles podem ser fixados unilateralmente pela direcção também acabei por achar um acto descabido, neste contexto, já que não tenho qualquer dúvida que por aí, na minha escola, a avaliação não emperrava.
No entanto considero que as tomadas de posição conjuntas de não entrega dos OI irão pressionar o ME e os conselhos executivos e irão desgastar o trio eléctrico e o modelito que, decididamente, não presta.
A maioria dos professores da ESA não solicitará aulas assistidas, isso é certo, o que me parece correcto face à nossa recusa de um modelo que é péssimo, uma vez que a luta continua, parecendo-me francamente cedo para baixar os braços. De facto ainda não dei a luta por encerrada. Muitos de nós ainda não deram a luta por encerrada. Por outro lado tenho a noção, e penso que estou a ser lúcida e objectiva, que a verdadeira prova dos nove será jogada na entrega das autoavaliações. Aí sim, o sistema implode se não entregarmos as ditas, ainda por cima em data completamente "sobreposta" ao calendário eleitoral.
Aí sim, S, MLR, VL e P não poderão cantar vitória e ficarão em muito maus lençóis, deitados e embrulhados na sua própria incompetência.
Mas haverá professores dispostos a sacrificar mais um ano de progressão da sua carreira individual face aos interesses mais altos que nos afectam a todos?

Certo certo é que temos uma greve marcada para dia 19 e teremos de ser praticamente todos, de novo, a parar a Escola Pública Portuguesa. Sob pena de nos sairmos muito mal.

2 comentários:

EMD disse...

O simplex é a indignidade das indignidades. É o "vale tudo" e o "dá para tudo". Se os professores se deixarem comprar ou amedrontar mereceremos toda a baixeza com que nos tratam.
É absolutamente imperioso mostrar ao ME que não somos títeres manobráveis pelas jogadas do poder. A primeira oportunidade foi hoje. A seguinte é dia 19.
A entrega de OI deixou de fazer sentido desde o momento em que a avaliação passou a ser eminentemente burocrática e foi retirado o peso da avaliação dos alunos e do abandono.

Anabela Magalhães disse...

Eu acho que tudo nesta avaliação é indigno. Começou mal, continua mal, acabará mal.
O simplex ainda veio tornar a avaliação mais injusta e arbitrária.
No dia 19 teremos de estar de pedra e cal a dizer não ao estatuto e a tudo o que veio por acréscimo.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.