sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Direito de Resposta

Direito de Resposta

Relembro a resposta de António José Seguro aos mails que alguns de nós lhe enviaram, transcrevendo-a de novo para este blogue.
Relembro que, por opção, respondi a António José Seguro aqui mesmo no bloguito, em post anterior.
Quanto ao Eugénio Mourão, meu Amigo e Colega da ESA, Pessoa que eu conheço desde os bancos de escola, Pessoa que eu admiro profundamente pela sua capacidade de trabalho e pelo facto de ser um Ser Pensante, característica muito importante desde sempre, particularmente importante nos dias que correm, respondeu-lhe enviando novo e-mail, que com sua licença publico, partilhando desta forma um texto que eu gostaria de ter escrito, porque de qualidade superior.
Ah! O que eu gosto de gente assim!

E aqui deixo os dois textos.
E aproveito para voltar a frisar que do primeiro texto transparece um político com p muito pequenino.

"Exmo. Senhor

Agradeço o envio do seu correio.
Também eu estou preocupado com a situação que se vive nas escolas portuguesas.
Há mais de um ano que acompanho com muita atenção os desenvolvimentos decorrentes da entrada em vigor do Estatuto da Carreira Docente e do sistema de Avaliação.
Durante este período ouvi, falei e reuni com muitos professores e com os seus representantes. Desloquei-me a escolas para compreender melhor o que se estava a passar.
Em Novembro do ano passado, cheguei mesmo a defender publicamente a necessidade de se abrir um processo de conversações entre o ME e os professores com o propósito de se encontrarem caminhos convergentes, no respeito pela qualidade da escola pública e pela dignidade do professor.
Tudo tenho feito, na maioria das vezes em privado, para ajudar a resolver este impasse.
Considero que tudo isto poderia ter sido evitado. Mas uma coisa é o nosso desejo e outra é a realidade.
Na próxima sexta-feira votarei, como sempre, de acordo com a minha responsabilidade política. Terei todo o gosto em recebe-lo no parlamento para lhe explicar as minhas posições e para ouvir as suas.
Com os meus melhores cumprimentos
António Seguro

PS. Aproveito para esclarecer que não sou, nem fui, professor do ensino básico e do secundário."


Exmo. Senhor Deputado António Seguro

Agradeço a sua resposta e nela a sua preocupação com os professores da sua Cidade.
Permita-me dizer-lhe que a sua louvável deslocação às escolas não o fez compreender a real situação da Avaliação dos professores e não é obviamente o facto de não ser ou nunca ter sido professor que o desculpa.
A questão não se coloca em termos de desejo-realidade mas de realidade-política, dois conceitos tão antagónicos e distantes quanto o desacordo entre aquilo a que o Srº chama de sua responsabilidade política, que eu respeito, e a sua falta de consciência política, que eu lamento.
Existe uma Verdadeira e Sã Política assente em valores fundamentais independentemente da política formalística partidária, e relativamente à primeira, não estou seguro que o senhor alguma vez tenha a coragem de protagonizar, pela sua posição assumida hoje no Parlamento de Portugal.

Com os melhores cumprimentos
O professor de Filosofia da Escola Secundária de Amarante
Eugénio Mourão

11 comentários:

Elsa C. disse...

Creio que nunca tinha lido nada escrito pelo Eugénio: muito bom!!!

Anabela Magalhães disse...

É verdade, não tinhas, o rapaz ainda não criou o seu bloguito. :(
Mas, asseguro-te, ficaríamos todos a ganhar se ele se dignasse partilhar connosco os seus escritos. :)

Elsa C. disse...

Sem dúvida. Pode ser que o consigas contagiar!
Como sabes, a mim agrada-me o estatuto de "comentadora residente".

Bj.

Anabela Magalhães disse...

Quem sabe a minha capacidade persuasiva chegará para ele!!!
Mas não sei... contigo está sempre a falhar!
Acho que não tenho muito jeito para o sector filosófico!
De facto... por aqui é mais sector farmacêutico! :)

Elsa C. disse...

Quem escreve como tu não pode dizer que não tem "jeito para o sector filosófico"!

Qualquer dia sou eu a precisar do "sector farmacêutico"!!!
Por agora, as minhas patologias são intermitentes...

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka...
Conselho de Amiga: mantém-te afastada do meu sector.
Kakakakaka...

maria eduarda disse...

Acho que vou tirar a senha...
Que dizes Elsa?

Anabela Magalhães disse...

Nem penses, Dudú!

Elsa C. disse...

Não, Eduarda. A avaliar pelas intervenções que fazes...terás que adiar a intromissão no (sector) farmacêutico da Anabela!!!

EMD disse...

Bravo "Eu génio"!
O texto faz jus ao nome.
:)

maria eduarda disse...

Thanks Elsa!
Veremos, quando as intermitências se alojarem, e reservarem direito de permanência.
:(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.