terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fórum Amarante Agenda 25



Fórum Amarante Agenda 25

Participa. Não te alheies! As conferências começam já na próxima sexta-feira, aqui bem no centro da cidade de Amarante.
Vamos quebrar a pasmaceira?

"O Forum Amarante Agenda 25, em colaboração com a Escola Superior Artística do Porto (direcção do Curso de Arquitectura) e o Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega, vai levar a efeito em Amarante um conjunto de conferências visando contribuir para o aprofundamento dos problemas e das potencialidades da cidade de Amarante e respectiva região do Tâmega.
Esta iniciativa vai ter início na próxima sexta-feira (23 de Janeiro) no Auditório da GAT - Amarante (ver cartaz em Anexo), e servirá para reforçar publicamente na região os mecanismos da intervenção cívica de forma aberta e plural, num contexto de grandes transformações sociais e económicas, perante um mundo cada vez mais globalizado e interdependente.
Para o efeito, foi convidado um conjunto de personalidades do meio político, académico e empresarial para que, de forma independente e sequêncial, trarão novos contributos para a definição de estratégias de desenvolvimento local-regional e o aprofundamento de caminhos que possam nortear a nossa sociedade num período de grande crise económica e social.
À sociedade civil compete criar os seus próprios modelos de organização, disponibilizando-se para a discussão e para a intervenção cívica de forma a congregar novas sinergias que possam também alevancar a sociedade na procura de outras vias e rumos, necessariamente mais abrangentes.
Os debates estão organizados de forma transversal e interdisciplinar, como forma de procurar aprofundar na sociedade, prospectivamente, temas e assuntos presentes, para daí abrir espaço à definição de novas estratégias e à geração de alternativas que possam adoptar políticas de desenvolvimento ajustadas à região e cidade de Amarante.
Com a realização das conferências (cujo programa definitivo faremos seguir em breve) é compromisso do Fórum Amarante Agenda 25 discutir formas e modelos de organização social e de ordenamento territorial, compreender os modelos de produtividade e de competitividade económica, bem como promover o debate sobre os princípios que legitimam e sustentam a representação e a gestão política dos governos locais e regionais, em função da realidade social e cultural desta área eleitoral.
Os movimentos cívicos gozam cada vez mais de maior dinamismo de intervenção e acção, e de aceitação pela própria sociedade onde têm raiz, fruto dos compromissos assumidos com os cidadãos em contextos de maior proximidade. São também agentes cívicos de renovação e integração social e cultural de comunidades territoriais específicas, como também gozam de uma maior flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de aprofundamento da discussão na resolução de problemas concretos.
Neste contexto, o Forum Amarante Agenda 25 assenta no reforço da coesão social e da solidariedade dos cidadãos em Amarante e na região, como princípios de colaboração para projectar ideias, projectos e programas que assentem na sustentabilidade territorial em função da formalização de contratos sociais mais abrangentes e inclusivos."

Forum Amarante Agenda 25
Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega

2 comentários:

extramar disse...

No coments?!...
Por onde andam os cidadãos e as cidadãs, quanto às "coisas" da cidadania?
Reflectir o nosso presente colectivo e a conjuntura sócio-cultural que tendencialmente nos remete para o papel de vilões/vilãs, será de todo dispensável?
Estou p'ra ver...

Anabela Magalhães disse...

Agora já tem um!!
E eu tenho feito publicidade lá pela ESA!
E também estou pra ver...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.