terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Fêmea


A Fêmea dos Cabelos Cor de Fogo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Fêmea

Estão a ver o que eu dizia????!!! Aqui está a prova provada de um comentário que jamais poderia ser escrito por um homem!
Ou poderia?

"Fui implacável com muitos carecas. Serei apodíctica relativamente às mulheres.

Gráfico 1 - A Mulher...

- Gosta de ir acompanhada ao W.C.?

a) Sim. Aproveita para conversar. Logo, não discrimina os lugares. Todos são propícios à cavaqueira.
b) Talvez. Depende da companhia...
c) Nunca. Quando se tratam das casas de banho da ESA!

- É maníaca pela "higiene sanitária"?

a) Eu sou. Não sei se as restantes subscrevem...

- Demora imenso tempo no W.C.?

a) Se forem públicos, evito-os...por precaução e receio de "revelações flutuantes".

Gráfico 2 - Preocupa-se com a indumentária?

a) Sim. As questões "estéticas" são importantes, pelo que se veste adequadamente em função do tempo, lugar, evento.
b) Nunca. São desleixadas. Há funcionárias da ESA mais apresentáveis do que algumas professoras.

Gráfico 3- Quando é correspondida cogita imediatamente em casamento e na (futura) prole?

a) Sim. A que se recusa morrer solteira.
b) Não. A que prefere os "rendez-vous" intermitentes porque sabe que são imprevisíveis e menos desgastantes.
c) Talvez.
Depende...

- Comete o pecado da gula (geladinho) e perde/ganha tempo com telefonemas como terapêutica do insucesso?
a) Algumas.
b) Nunca.
C.C.: come e conversa por prazer, apenas.

Conclui-se que:
Algumas mulheres são confusas; outras, labirinticamente complexas.
Há um erro na generalização abusiva: nunca contempla os casos particulares.
O padrão é sempre o que se observa com regularidade ou frequência.
Assumo: há mulheres e homens com os quais jamais me relacionarei. Incompatibilidades epidérmicas, culturais e de carácter. Portanto, recusarei os discursos sexistas. Mas que sou mais perfeita do que a maioria deles... não tenho dúvida!"

Elsa C.

31 comentários:

EMD disse...

Esta verve, brilhantemente caricatural, está mesmo a pedir um blogue!

Anabela Magalhães disse...

Insisto e volto a insistir. Sem êxito.

Elsa C. disse...

Elsa D.: Merci.

Quanto ao nado-morto, nada tenho a acrescentar.

EMD disse...

Continuando a conversa de lá de baixo: completas e sempre perseguindo a perfeição. Algumas claro, não é senhora das imagens?

Anabela Magalhães disse...

Sempre perseguindo... felizmente nunca conseguindo... o que faz de nós pessoas em permanente busca.

Elsa C. disse...

A "Dona" das imagens?!
Só pode ser a A.M.M.

Anabela Magalhães disse...

Sou perigosa, sou...
Mas lá que estás catita, lá isso estás!

EMD disse...

Em sentido literal, claro, a dona da casa.

Elsa C. disse...

"As mulheres desenvolveram a sensibilidade, os homens a inteligência."
Durkheim

"As mulheres são retratos. Os homens são problemas. Se tencionares descobrir o que é uma mulher - iniciativa sempre perigosa, por sinal - observa-a, mas não a ouças."
Oscar Wilde

maria eduarda disse...

A mulher que se acha inteligente, reclama igualdade de direitos com os homens. Mas a mulher que é realmente inteligente não o faz.

Sidonie Colette

Anabela Magalhães disse...

Olha, deu-lhes para as citações!
Muito gostaria de ver aqui uma citação escolhida por um homem!

maria eduarda disse...

Estás a ver a diferença: estamos sempre em actividade, este nosso cérebro não descansa.
Beijocas a estas 3 MULHERES!

Elsa C. disse...

Mete uma cunha: suborna o A.!

maria eduarda disse...

Esqueci-me das aspas na citação.
Excusez-moi!

EMD disse...

Bom, Elsa C., quanto a Durkheim (não sei, confesso) no seu tempo já se falava de inteligência emocional? Por outro lado, parece-me que a sensibilidade envolve, necessariamente, a sua dose de inteligência e que aquela sem esta não passa de inteligência bruta.
Já Óscar Wilde, conhecido pelo seu amor pelos homens, não admira que os ache problemas e prefira observar as mulheres em vez de “causer” com elas.
Em todo o caso são ambas perspectivas de homens sobre as mulheres e, no caso, um pouco soberbas.
Dudú, na citação de Colette
voltamos à questão do engenho?...

Anabela Magalhães disse...

Elsa C
O A não se mete nos meus domínios.
Sempre foi sempre assim. :):):)
Ah! E é só outro escorpião que por aqui anda em silêncio!

Anabela Magalhães disse...

Acho que dupliquei o sempre!
Também não é preciso exagerar! :)

Elsa C. disse...

Elsa D.:
Concordo em absoluto contigo.
Durkheim pode ter feito amplos e profundos estudos sobre o suícidio, a divisão do trabalho social...mas fez uma abordagem superficial e retrogada relativamente à mulher.

Há uma frase de Kant que espelha bem a interdependência sensibilidade-razão: "Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas."

Claro que para O. Wilde os grandes problemas (amorosos) centram-se nos seus adorados (homens).
Tinha que registar umas citações provocadoras...

Gosto da citação de S. Colette. Lembra-me alguns(algumas) colegas que num exercício de auto-convencimento anunciam o quanto são excelentes profissionais. Creio que quando se é boa (bom) o reconhecimento - não falo do institucional - surge naturalmente. E os nossos melhores juízes são os nossos alunos!
SIM. Ideia: que tal colocarmos não os pais, mas os alunos a avaliarem, segundo as menções qualitativas, os respectivos professores?
Acredito, salvo casos excepcionais, na sua justeza.

Anabela Magalhães disse...

Bom, Elsa C, acho que aí caía o Carmo e a Trindade, não te parece?
Mas posso-te dar a minha opinião, que é a opinião de quem já pede avaliações aos seus alunos há bastantes anos. Sei que eles têm, no geral, opiniões equilibradas e justas e que, por norma, são honestos nas suas apreciações.
De referir que as "melhores" apreciações que tive até hoje foram as especialmente críticas do meu trabalho enquanto docente. Aliás faço referência, na minha página de recursos, a uma crítica de um aluno que com a sua sugestão me picou tanto que me fez saltar da era do acetato para a era do PowerPoint que foi uma pressinha!
E eu também gostei particularmente da citação de S. Colette.
Afirmações como a da inexistência de professores capazes de me avaliarem de tal modo eu sou bom não abonam nada a favor de quem as profere. Digo eu.
Ai os disparates que eu já ouvi despoletados por esta ADD!
Contribuem para eu não gostar dela. Porque vejo o ridículo no terreno.

maria eduarda disse...

Não duvidem,aquele que é verdadeiramente inteligente, não o apregoa!
Uma das qualidades que mais aprecio nas pessoas, é a humildade, não a subserviente, mas a simplicidade daquele que sabe muito, e quer saber sempre mais, porque se acha ainda pequeno.

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo por inteiro.

maria eduarda disse...

Ou a humildade daquele que reconhece que não sabe muito, mas indaga, questiona, quer saber mais, sem problema algum em mostrar a sua "ignorância". Bom, desta raça há poucos!
Bôa nôte!
Já estou cansada, por hoje!
Durmam bem.

Elsa C. disse...

Até amanhã.

Bj.

Pi disse...

"Quanto a sexos, apenas conheço dois: um que se diz sensato, o outro que nos prova que isso não é verdade" Pierre Marivaux

"Todas as tendências egoístas que há nos homens, o culto de si próprios e o desprezo pelos outros, têm origem na organização actual das relações entre os homens e as mulheres" Stuart Mill

E para ficarmos todos amigos:
"Os homens são o que as mães fazem deles" Ralph Emerson

Anabela Magalhães disse...

Olha, essa é a minha raça.
Sei bem pouco. Mas estou sempre disposta a aprender.
Bôa nôte!

maria eduarda disse...

Também é a minha raça, acredita.
Até amanhã!

Anabela Magalhães disse...

Pi, quanto gosto me dás com esta tua intervenção. Estava até preocupada com os Homens.
Finalmente apareceu um aqui e logo a deixar uns pensamentos brilhantes!
Quanto à citação "Os homens são o que as mães fazem deles" de Ralph Emerson, só te tenho a dizer que fico contente por ti. Porque estás, seguramente, no bom caminho.
Beijocas

EMD disse...

Apaguei por um par de horas, exausta de tanta emoção... e a coisa ainda vai no adro!
Que contente fiquei com a comparência do PI. Até porque trouxe com ele uma questão que me preocupa: que fazemos dos nossos filhos (dos nossos alunos), que paradigmas perpetuamos?
O homem do futuro foi o único a bater a esta porta. Haja esperança!
Beijocas e boa noite, comentadores anabelianos

Anabela Magalhães disse...

Ainda a tempo de te dizer que o Pi verdadeiramente não retornou a não ser aos comentários. De resto ele anda sempre por aqui e às vezes até me apanha on-line e dá-me nas orelhas. :)
Acreditas? Cria uma professora um aluno para isto?!
Olé! Por supuesto que sí.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E deixa-me que te diga que a expressão Homem do Futuro assenta no Pi como uma luva!
Beijocas
Bôa nôte

Bea disse...

Só mesmo o mulherio para perceber isto tudo... do melhor estes últimos posts ... sentido de humor oculto e muito in para algusm la chegarem LOL
bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.