sexta-feira, 17 de julho de 2009

E Não se Pode Prendê-los?

E Não se Pode Prendê-los?

E não se pode prendê-los? - pergunto eu que sou inocente. E não se pode pôr esta gente a pagar os negócios ruinosos que faz em nome do Estado?
A irresponsabilidade dos nossos governantes é total e esta gente sem escrúpulos, que ocupa os mais altos cargos decisórios, não tem qualquer pejo em sobrecarregar os contribuintes com as consequências de negócios ruinosos para o Estado.
Juraram desempenhar os cargos com lealdade e defender os interesses do Estado, não é assim?
Pois! Vê-se!

Alcântara
TC arrasa terminal de contentores
Por Graça Rosendo*
No relatório final sobre os contentores de Alcântara, o Tribunal de Contas não poupa críticas ao negócio que «só serviu os interesses do promotor»,adianta o SOL desta sexta-feira

O relatório final da auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao contrato de exploração do terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa – feito entre o Governo, a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a empresa Liscont, do grupo Mota-Engil –, foi aprovado esta semana e confirma tudo o que já fora concluído pelos juízes no relatório preliminar.
O plenário dos juízes da 2.ª secção do TC, depois de ouvidos os argumentos quer da APL quer do Ministério das Obras Públicas, manteve a posição inicial de que o contrato feito com a Liscont – sem concurso público e alargando a concessão por mais 27 anos – é ruinoso para o Estado e não acautela o interesse público. E nem sequer faz uma previsão realista do negócio que serve de base ao modelo financeiro e no qual assenta todo o contrato.
«Foi um negócio ruinoso para o Estado», que «só serviu os interesses do promotor», confirmou uma fonte do Tribunal de Contas, sobre as conclusões desta auditoria.
Segundo soube o SOL, as respostas enviadas ao Tribunal pelo Governo e pela APL, para efeitos de contraditório, apenas reforçaram as conclusões negativas dos conselheiros da 2.ª secção. E, em alguns casos, até aumentaram a sua desconfiança relativamente às consequências deste contrato para os interesses do Estado.
Um dos principais problemas colocados pelos juízes do TC prende-se com o facto de não ter sido realizado concurso público para alargar o prazo desta concessão de exploração de um serviço público. O Governo optou pelo ajuste directo à Liscont, alegando que esta empresa privada faria, a suas expensas, as obras de alargamento do terminal de Alcântara, para permitir que, a prazo, o movimento de contentores atingisse o milhão por ano.
O modelo financeiro e as projecções comerciais em que assenta todo o negócio são também duramente questionadas pelo Tribunal de Contas.
*com Luís Rosa
graca.rosendo@sol.pt e luis.rosa@sol.pt

1 comentário:

Em@ disse...

Prendê-los? Interná-los ocmpulsivamente! Esta gente é louca varrida! Um perigo para todos nós! Fóooooonix!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.