sábado, 25 de julho de 2009

Escorpião às Compras


Mule de Escorpião Azul - Matosinhos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Escorpião às Compras

A história que agora conto passou-se há muitos anos, quase vinte e cinco, e é paradigmática do que é Ser Escorpião.
Quem nunca contactou com escorpiões por certo não sabe desta sua característica, absolutamente estrutural, e que passa por ser, para o bem e para o mal, absolutamente senhor do seu nariz. No meu caso é para o bem, que eu sou um escorpião pacífico.
Pois nesse dia longínquo, este Escorpião Azul passeava-se pelo Brasília, qual rapariguinha do shopping, e eis que o seu olhar fica preso a umas maravilhosas sandálias na montra de uma sapataria.
- São lindas, não são A.?
- Não, não são. - responde o A., igualmente um escorpião dos sete costados.
Pedi auxílio a dois cunhados que nos acompanhavam e que igualmente se encarregaram de me dar, imediatamente, com o nariz para trás, usando adjectivos como "horrorosas" e outros mimos que tais, e eu a pensar "Porra, então eu não estou mesmo a ver que são lindas?"
Entrei. Experimentei-as. Pezinho para trás e para a frente, confortáveis q.b., lindas, bolas! E os meus acompanhantes sem calar a matraca com uns "São simplesmente horrorosas! Deu-te um ataque de mau gosto! Mas que sandálias horríveis!" E blá, blá, blá...
Será, Anabela Maria? Será que tiveste um ataque de mau gosto assim para o de repente?
-Muito obrigada - disse eu para a empregada. - Vou pensar. - E saí porta fora cismada na coisa.
Estaria mesmo com um ataque de mau gosto? Seria possível? Eu, a sóbria, que a cada passo calçava os meus sapatinhos de cristal, um transparente, lindo, e o outro azul, de um azul lindo de morrer?
Caminhámos até ao carro, estacionado à porta do Brasília. Os meus acompanhantes entraram... e eu ainda iniciei a entrada... mas voltei atrás. Decidida lancei um "Volto já! Esperai por mim!" e lancei-me numa corrida, quase um voo, em direcção à sapataria.
Comprei-as. E entrei no carro, que me traria de volta a casa, agarrada à caixa das minhas sandálias, lindas, escutando os risos do A., escutando os seus "Já sabia!" de quem já me conhecia, e compreendia, como mais ninguém.
Ainda as conservo. Típico. Típico de um escorpião fiel.
E ainda hoje as uso.

13 comentários:

maria eduarda disse...

Engraçado, quando tenho uma ideia em mente, mesmo que os outros discordem, sigo em frente!

Prontus!


Que sandálias!

Anabela Magalhães disse...

Bem sei que me compreendes!
Serás tu uma escorpiona?
Kakakakaka
E já agora... de que côr?
Ah! Bigada!

maria eduarda disse...

Serei verde? Ou azul?

Anabela Magalhães disse...

Je ne sais pas! :)

maria eduarda disse...

Azuli!
Verdi?
Quelle est la différence?

Em@ disse...

Quando andava na faculdade partilhei quarto no lar com uma escopiona (boa pessoa, por sinal eheheh, não desfazendo). E sei do que falas!
Mas olha que eu não sou escorpiona e também sou assim eheheh mas pronto, tenho a lua em escorpião, serve? para além de me exarcebar a sensibilidade?

Já agora, daqui as mules parecem lindas. :)

Anabela Magalhães disse...

Na sei. Sei que sou azuli!

Anabela Magalhães disse...

Já ouvi dizer que é bom ter a lua em escorpião...
Bigada. Também gosto das mules!
Espero poder comê-las com batatas fritas agora em Agosto... as moules, claro está!!
Não é quase um prato nacional belga?

EMD disse...

Mais oui, bien sur! Des moules, des frites et du chocolat. N'oublie pas le chocolat!

Ah, as dos pés, vistas daqui como diz a Ema, elles sont bien et à la mode. Vantagem de quem faz compras intemporais...
Mas têm salto?

Anabela Magalhães disse...

Bim dia! Bons olhos te vejam, milhé!
Estas têm um salto absolutamente excepcional e continuam guardadas na sua caixinha só saindo raramente para ocasiões absolutamente excepcionais. 99,9 por cento é salto raso cá para o soldado raso! Kakakakaka

maria eduarda disse...

Bonjour Elsa D!

EMD disse...

Bom dia, amigas do Norte e do Sul.
Já fui a tua casa, Dudú, e dei com a festa.
Ontem por aqui também foi dia de aniversário do mano, 7 anos mais novo, que não se chama Tiago. Devido a circunstâncias várias, as reuniões de família ocorrem há anos cá em casa. Por isso, e por aquilo e por aqueloutro é qu'esta milher anda out.
Mas eu cá acho que há que aproveitar bem todos os momentos em que a família ainda pode reunir-se, não é?
beijinhos para bós

Anabela Magalhães disse...

É, Elsa D. Há prioridades e há prioridades.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.