domingo, 12 de julho de 2009

Vera Matias ou a Beleza da Escrita


Fotografia de Vera Matias de Magalhães

Vera Matias ou a Beleza da Escrita

"É estranho olhar para esta folha de papel branca e saber que posso fazer dela o que quiser. É impensável, quase irreal, as voltas que aqui posso dar e tudo o que dela pode nascer: basta eu querer. Mas no fim acabo sempre por me perder neste branco infinito, acabo sempre por desprezar as palavras que despertam no calor acolhedor desta folha de papel, e a história fica sempre por aqui – elas nunca me chegam, nunca satisfazem por completo o rumo que, havia um dia, eu sonhava dar a folhas de papel como esta onde agora me encontro perdida. E é ver-me fugir-lhe, não sei como ainda tenho medo de as deixar desenrolarem-se por aqui adiante, não sei como ainda tenho cautela em cada curva, em cada letra. Mas é assim, este branco infinito dá-me medo e prende-me os movimentos e o coração, e por muito que eu tente encontrar-lhe um significado, nada se repete, nada se promete: tudo é fugaz e tudo é breve.
É estranho olhar para esta folha de papel e saber que posso fazer dela o que quiser, e no entanto, por mais profundamente que eu entre e procure neste branco infinito, nada me move, nada reacende o furacão sob qual um dia tive total controlo. Talvez um dia eu possa voltar a descansar, talvez um dia os meus olhos se desliguem do branco infinito desta folha de papel e se voltem para dentro, e talvez aí eu veja que não é assim tão difícil. Como tudo o resto: basta eu querer."

Lindo, Bird Girl!

Já aqui falei inúmeras vezes nesta minha sobrinha que abriu um blogue com apenas treze anos e nos surpreendeu a todos com a qualidade da sua escrita. A Vera tem agora quinze anos e continua a sua actividade de blogger deliciando-nos com a sua prosa poética, ela que também é uma mulher de poucas palavras faladas.
Conheça mais desta amarantina clicando aqui. Asseguro que é tempo ganho.

6 comentários:

maria eduarda disse...

Já há muito que espreito de quando em vez o blogue da tua sobrinha Vera, tenho-me esquecido de comentar a qualidade da sua escrita, para mais tendo em atenção a sua idade!

Anabela Magalhães disse...

O blogue da Vera é tempo ganho para todos os que por lá passam e a sua escrita continua a espantar-me.
Uma maravilha de prosa que nos enche o coração.

Vera Matias disse...

Ainda não tinha visto isto :)
(ah, e a fotografia é minha, as mãos é que são do João)

Anabela Magalhães disse...

Gosto de te surpreender, sobrinha minha.
E já fiz a correcção quanto à autoria da fotografia!
Jocas e excelente Domingo

Unknown disse...

O mundo pertence à mulheres ... sempre desconfiei disso. É uma injustiça flagrante ... mas eu também fui criado e educado por uma mulher ... a minha mãe, o que me leva a não poder protestar publicamente.
Parabéns à Verinha ....

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Black.
Por certo a Vera virá aqui recolher todas estas palavras de incentivo.
E o futuro passa, obrigatoriamente, pelas mulheres.
E pertence-lhes, o que é óbvio.
:)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.