terça-feira, 21 de julho de 2009

Amarante - Cidadania


Olhar de Pássaro sobre o Tâmega - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Amarante - Cidadania

Nove representantes do movimento cívico apelidado de Movimento Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega são recebidos hoje na Presidência da República, no Palácio de Belém, em Lisboa.
Registo, mais uma vez, o acontecimento, sublinhando o exemplo maior de civismo, de persistência, de responsabilidade e de cuidado com um bem que é de todos nós, amarantinos, portugueses, europeus, cidadãos do mundo, e que é o "nosso" rio Tâmega.
O contraponto desta atitude está em muitos dos políticos locais, isto para não ir mais longe, nomeadamente os que actuam a soldo do ps e se comportam como verdadeiras baratas tontas perante um problema que nos afecta a todos, aqui na região do Tâmega.
Sinto verdadeira vergonha e asco perante os seus comportamentos e atitudes de minhocas invertebradas, de percursos ondulantes e rastejantes e não esqueço que um dia proferiram a célebre frase «Juro que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas» de forma absolutamente leviana.
Estou, a cada dia que passa, mais descrente em políticos, e em partidos políticos, que se comportam como verdadeiros cancros, minando e secando tudo à sua volta, com a passagem pelo poder.
E cada vez tenho menos paciência para gente que se escuda nas sombras coloridas e protectoras dos partidos políticos, conseguindo ocupar postos que de outra forma lhe estariam vedados, trepando, por esta via, num verdadeiro exercício de alpinismo social. Conheço-os daqui. Daqui e não só, que eles enxameiam o país. E lamento. Lamento que esta actividade tão nobre esteja já pelas ruas da amargura, mas a verdade é que os partidos políticos, que alternam no poder, parecem-se, cada vez mais, com verdadeiras escolas de malfeitores.
E para terminar este assunto, por hoje, aqui deixo um pequeno extracto de um texto do meu irmão, José Emanuel Queirós, hoje em Lisboa, lutando com unhas e dentes contra uma situação que parece irreversível, acompanhado de mais uns quantos paladinos da não desistência.
"(...) No entanto, a cidadania não pereceu em qualquer dia de eleições, nem se encostou à sombra da torre sineira do convento de São Gonçalo, nem fica à mercê de um favorzinho. Por isso, a agendada recepção que nos espera, terça-feira (21/07), na Presidência da República - aonde iremos a pagar transporte, portagens e gasóleo, sem direito às mordomias correntes do motorista e das ajudas de custo que concedemos às nossas governanças, acima do principesco pecúlio mensal - deu pretexto para fazer uma informação alusiva à circunstância, que coloquei em http://sol.sapo.pt/blogs/PlenaCidadania, com o título «A BARRAGEM DE FRIDÃO-AMARANTE NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA»".

No blogue PlenaCidadania encontrará informação detalhada sobre tão pertinente assunto, assim como no blogue do Movimento Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega.
Informe-se. Não desista. Lute.

27 comentários:

Em@ disse...

Que fotografia liiinda!
Um espando. Como deixa Amarante bonita! eheheh

Desejo a maior das sortes amo "Movimento Cidadania para o desenvolvimento do Tâmega" para a audição de hoje.
Estou como tu, Anabela.Acho que o que nos resta são mesmo ps movimentos cívicos.

Bjinho

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Ema! Mas Amarante é que é mesmo uma beleza. Bem entendido que falo do centro histórico, porque os arrabaldes são um autêntico escarro de crime pelo qual os políticos locais, de vários quadrantes políticos, deviam ser responsabilizados e presos.
Penso que os partidos políticos ainda continuarão a minar a sociedade portuguesa espalhando o seu poder tentacular de Norte a Sul do país por mais um tempo. Até se nos esgotar a paciência. Porque a verdade é que andamos a alimentar uma cambada que me dá asco. Evidentemente que há excepções, mas cada vez estas são mais excepcionais no meio político.
O futuro passará mais pelos movimentos cívicos? Julgo que sim, que esse será o caminho.
A ver vamos.

maria eduarda disse...

Subscrevo Anabela! O centro histórico é lindo, e apostemos nos movimentos cívicos!

Bjs

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Dudú. É mesmo!
E estava aqui a lembrar-me de vos informar que a fotografia que enquadra o post foi tirada da Torre Sineira de S. Gonçalo. Miúdas, se por cá passarem não deixem de subir as dezenas de escadas até lá ao alto, de onde se desfruta de uma paisagem absolutamente deslumbrante do centro histórico e do rio.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E registo a recuperação do sorriso! Kakakakaka

Em@ disse...

Xiiiiiiiiii tanta gralha, Em@!Tens que ser + cuidadosa a postar (isto sou eu a dar nas minhas próprias orelhas).

Eu também habito num centro histórico e concordo com tudinho o que escreveste na resposta que me dás.

:)

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Em@, infelizmente o problema de Amarante é extensivo a todo o país.
Raios os partam! Os que lixam tudo em que tocam!

maria eduarda disse...

Anabela,

Sorriso de volta, hoje é outro dia...

Ai tu achas que se eu for a Amarante, um dia, não vou procurar por ti?

Subo as escadinhas e nem sei da Anabela Maria?
Era o que faltava! :)

Anabela Magalhães disse...

Seria imperdoável! Seria imperdoável que não procurasses esta menina! kakakakaka

Em@ disse...

And so do I...

E a menina Didium qundo descer a serra :) faça o favor de assobiar por mim, que terei todo o prazer em abraçar a minha conterrânea.

Vens pela serra ou segues a via mais moderna?

Em@ disse...

Anabela Maria já leste o meu "méle"?

Anabela Magalhães disse...

No! Vou agora ao mail.

Anabela Magalhães disse...

Lindo! Mui belo, Em@!
Estás madura. Kakakakaka

Em@ disse...

Madura para cair? eheheh
Bigada(s)

Anabela Magalhães disse...

Que para cair?! Para começar, é o que é!

maria eduarda disse...

Menina Em@,
Aguardo o teu mail...

Sigo a via mais moderna. O meu "ferrari" voa na auto-estrada!

Anabela Magalhães disse...

Eu mandei-te o mail da Em@, Dudú?
Tou a ficar taralhouca!

maria eduarda disse...

Não, não mandasti...

Anabela Magalhães disse...

Tás a ver! Tou mesmo!
Já te mando.

Em@ disse...

Dudú:
Como te posso mandar um "méle" se não sei o teu e-mail? huummm
Bem me parecia que tu eras uma "melher" de sempre a abrir, com ferrari ou sem ferrari. eheheh

Beijooooo

Anabela Magalhães disse...

Prontus! Prontus! Vou já resolver esse assunto também!

maria eduarda disse...

Em@ querida, clica na minha foto!

maria eduarda disse...

Já enviei o meu "méle" à Em@.
Feito!

Anabela Magalhães disse...

Tantas aproximações que se fazem à custa da blogosfera entre gente tão dispersa geograficamente...
Giro!

maria eduarda disse...

É verdade!

Olha para nós, agora também a Em@, norte e sul!

Anabela Magalhães disse...

Falta aqui a Elsita D., do Centro!
Está a fazer falta por aqui...

maria eduarda disse...

Tenho saudades da Elsa D!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.