domingo, 19 de julho de 2009

José Emanuel Queirós

José Emanuel Queirós

Na próxima terça-feira o Movimento de Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega vai ser recebido em Belém e, a propósito deste acontecimento, apanho boleia e presto homenagem a uma das pessoas mais lutadoras e persistentes que conheço - o meu irmão - e que agora apresento neste blogue.
E confesso que, apesar das divergências normais entre irmãos, este, o único que tenho, é das pessoas que mais admiro pela sua capacidade de trabalho, nomeadamente pela sua capacidade de trabalho em prol da comunidade local, e porque passados todos estes anos, e depois de ter levado porrada a torto e a direito do ps local, composto na maior parte dos casos por gente mais do que medíocre, não soçobrou, não desistiu, e continua a lutar pelos interesses da região, e particularmente de Amarante, com unhas e dentes e com uma garra e vigor que não esmoreceu, antes pelo contrário, fortaleceu-se com as convicções amadurecidas e com todo um trajecto de vida já feito e percorrido.

Quando eu crescer quero ser como ele!

E aqui o deixo, entrevistado para o Amarante TV, a propósito da barragem do Torrão, que tanto nos preocupa aqui na cidade.
Vai encontrar a entrevista do lado direito, neste momento é a quarta e não está visível. Mexa o rectângulo azul, à direita, para baixo. Clique na entrevista e delicie-se com as paisagens sempre belas do Tâmega, espraiado pelo vale onde foi edificada Amarante. E com o meu irmão, claro!
Não nos conformamos e continuamos a lutar contra a construção da barragem. Continuamos a erguer a voz.
Aqui deixo de novo as petições que estão na Internet. Leia e se concordar assine.

Por Amarante Sem Barragens

Salvar o Tâmega e a Vida no Ôlo

35 comentários:

Bea disse...

A sua benção padrinho!
LOL
Também confirmo!
bjs

Anabela Magalhães disse...

Pois confirmas, Tiza! E ele abençoou-te bem, não é assim?
Só espero não levar coça...

Unknown disse...

já viu uns documentários no YouTube chamados : HOME O mundo é a nossa casa narrado em português ? Veja que vai gostar

Unknown disse...

é seu mano?

Anabela Magalhães disse...

Vi, Black e postei-o aqui no bloguito. É obra de um fotógrafo francês meu velho conhecido...
Quanto ao meu irmão é mesmo meu irmão... conhece?

Unknown disse...

não pessoalmente .... o mundo torna-se bem pequeno !

Anabela Magalhães disse...

E então? Agora fiquei curiosa...

Em@ disse...

Anabela Maria1
No meu portátil, não aparece cursor nehum azul :(
Aparece é o escafandro de uma tira de publicidade em baixo que deve tapar o dito cursor. De resto só vejo 3 reportagens sendo 2 do bloco, é?

Tou trenga e cansada, que ando aqui numas obras que me tiram do sério.

Anabela Magalhães disse...

Aparece um rectângulo azul, não aparece? Ora mexe-lhe...

Unknown disse...

Houve uma altura, há uns anos atrás, em que houve uma questão aqui no norte, no Porto em particular. Estava o eng. Guterres no governo. E eu vi-me envolvido sem querer. O PSD da altura, envolveu-se no problema e eu participei, mas não a nível politico. Conheci nesse ano de " trabalho" onde houve participação dos orgãos de comunicação social portuguesa e também americana .... Time e NewYork Times ... fiquei a conhecer muita gente daqui do norte ligada ao partido por me terem pedido uma colaboração que achei dever dar ....

Unknown disse...

se quiser dar-me um endereço de mail eu envio-lhe os recortes da época ....

Anabela Magalhães disse...

Ok. É natural que seja daí que ele anda sempre "na labuta"!

Anabela Magalhães disse...

Com todo o gosto e agradeço desde já.
anabelapmatias@hotmail.com

Em@ disse...

Prazer em conhecer tu hermanito.
Tou mesmo trenga lol tinha o ecrã do portátil provavelmente mal colocado e não via o tal do rectângulo (também andava à procura de uma seta ehehehe).
Eu já conhecia este movimento (mandei-te um recorte da Pública, não foi? e na altura fui pesquisar). Depois tu disseste-me que o teu irmão era um dos activistas do movimento e faz ele muito bem! Se não forem os verdadeiros amarantinos a defender
a cidade, serão os falsos???

Elsa C. disse...

Olá, Anabela:

Ouvi atentamente o teu mano. Os argumentos são absolutamente consistentes e credíveis. Subscrevo-os.
O inconformismo é genético, não é?
Que maravilha.

Ah! Repreende, por mim, o teu mano por não ter estado presente na exibição do filme-debate "Home" na Casa da Cultura e da Juventude. Ainda bem que apareceste mais o A.
No debate falou-se da barragem. Poderia ter dado um importante contributo.


Bj

Em@ disse...

Blackhill:
Por acaso vou sair nessa altura. Me
voy a Paris. :)
Detesto o Algarve em Agosto. Perde-se muita qualidade de vida com a enchente dos turistas. quem vive do turismo não gosta de ouvir isto, mas é a pura das verdades. Impera pimpalhice e a falta de civismo, por isso eu fujo sempre que posso.
a minha praia, por exemplo fica um horror.

Adoro Tavira como cidade no que diz respeito à arquitectura. Agora já vai havendo + vida cultural, mas no inverno é uma pasmaceira...

maria eduarda disse...

Em@, sossega rapariga!

Calma nisso!

Em@ disse...

Desculpem as gralhas... Continuo a comer letras lol. jantei mal porque estou sozinha e como tal só faço disparates!

Anabela Magalhães disse...

Pois foi, Em@! Já tínhamos falado sobre isto via mail...
E é verdade... se nós não levantamos a voz quem a levanta por nós?

Anabela Magalhães disse...

Elsa C, está tudo bem?
Hoje lembrei-me de ti, andava eu a cortar mato na Barca, pior que o chapéu de um pobre!
Enfim!
Pois foi pena ele não ter ido porque daria um importante contributo.
Quanto ao inconformismo ser genético... je ne sais pas... mas somos... kakakakaka

Em@ disse...

Didium:
Sossego, porquê? Eu tou sogadita eheheh a comer um crepe chinês...

Anabela Magalhães disse...

Pois eu me voy sem destino... que é como eu gosto de andar! Kakakakaka

Em@ disse...

Peço desculpa a quem vem para o Algarve em Agosto, mas experimentem num outro mês e logo vêem ao que eu me refiro...

Anabela Magalhães disse...

Eu sei a que te referes! Quando andava na faculdade, já casada e mãe de filha, ia para o Algarve em finais de Setembro e era uma maravilha.
Depois comecei a trabalhar e acabaram-se a férias em Setembro... e mesmo Outubro!
Foi pena. Tudo sossegadito e mais baratito!

Unknown disse...

percebo o que diz ...mas às vezes é agradável estar numa confusão consentida ... a partilha de férias com sol e praia é muito boa para mim ... e a ilha de Tavira, na praia do Barril é um regresso às origens ...

Unknown disse...

antes de ir para o Barril ... fico uns três dias nas caldas de Monchique ... é um sítio lindo ... não é? e é muito sossegado

maria eduarda disse...

Fico lá poucos dias, vou estar com o meu irmão e família, mas não gosto das filas para tudo...
Gosto de lá ir a partir de Setembro.

Anabela Magalhães disse...

Não conheço. As Caldas.

Unknown disse...

As Caldas de Monchique são umas termas pertencentes à Fundação Oriente. Foram restauradas e tem edificios muito antigos recuperados para terem o conforto de hoje .... trabalhei na zona ( serra ) durante vários anos. Ainda hoje encontro as marcas dos trabalhos lá feitos. É um sítio que concilia o moderno/antigo; barato/qualidade; decente/barato quer o alojamento quer as refeições que têm. É difícil perceber como mantêm o requinte com o prático sem perderem o equilíbrio ... e a serra é um encanto .... pareço ser sócio daquilo ....

Em@ disse...

Monchique é lindo em qualquer altura do ano.

A praia do Barril é a minha praia, mas não em Agosto. Deixei de ir à ilhas depois delas serem descobertas... Agora vou para a de Cacela, mas até quando?
Em Agosto vou um dia ou outro à Altura, mas de manhã muito cedo ou muito ao final da tarde. Mas aproveito sempre para fugir em Agosto. Vou para fora cá dentro: Alentejo, Trás-os-Montes, Minho e Lisboa.

Anabela Magalhães disse...

Gostei das termas por si descritas, Black. Não é fácil manter esse equilíbrio de que fala e eu sou cliente dele, também.

Unknown disse...

Qual delas é a sua preferida? Ou a mais parecida com o Barril? Como tenho um T0 disponível em Pedras del Rei, acampo lá sempre....
A deslocação faço-a a pé logo pelas 8 horas, nem uso o comboio .... e volta as 13.00 para dormir toda a tarde e ir jantar a Santa Luzia ao Capelo ....

Em@ disse...

Blackhill:
Eu gosto de praia com pouca gente...
Em relação às ilhas da Ria Formosa a do Farol é uma maravilha (queima mt),também gosto da da Culatra 8única com pescadores residentes durante todos o ano e que tem junta de freguesia e tudo), mas para se ir para a Costa tem que se andar um bom bocado a pé.Mas em Agosto se não tiver barco próprio é uma desgraça pois perde-se mt tempo em filas. Para estas duas ilhas apanha-se o barco da carreira em Olhão.Há uma 3ª ilha, a da Armona, mas eu não gosto.

Em Stª Luzia pode apanhar o barco para a praia.

E em Cacela Velha também (nesta há menos gente).

Agora todas estas prais melhoram muito fora de do mês de Agosto, a meu ver. Há quem goste de muita confusão e estar a ouvir a conversa do parceiro do lado ao telemóvel eheheh (mesmo que ele não grite)eheheh

Anabela Magalhães disse...

Ah! Voltaste! :)

Em@ disse...

yeeeeeeeeeeeeeees!Family business... :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.