terça-feira, 21 de julho de 2009

Blogues, Bloggers e Censura

Blogues, Bloggers e Censura

Já denunciei este caso de perseguição e censura neste blogue. Hoje volto à carga com esta mensagem recebida por mail e enviada pela Em@, a quem agradeço o cuidado.
E dou conta de uma novidade. Há uma petição em curso dirigida à Assembleia da República que denuncia este caso e as pressões exercidas sobre este docente. Leia e, se é pela liberdade de expressão na blogosfera, assine-a aqui. Eu até me enganei e assinei duas vezes! Sorry! Não foi intencional!
Mas é que já bastam os alinhamentos da RTP e afins e os alinhamentos dos jornais onde as patas e os tentáculos do poder político chegam! Já basta!

Contrato não será renovado
Professor com blogue humorístico vai mesmo deixar a Universidade do Minho
19.07.2009 - 07h40 Samuel Silva
O Conselho Científico do Instituto de Educação e Psicologia (IEP) da Universidade do Minho (UM) ratificou a decisão de não renovação do contrato que liga Daniel Luís àquela instituição. O docente do Departamento de Sociologia da Educação, que mantém o blogue humorístico Dissidências, viu assim confirmada a primeira decisão tomada, há um mês, pelo conselho de departamento.Daniel Luís tinha feito um pedido de prolongamento da sua ligação à UM por mais dois anos, de forma a terminar o seu doutoramento. No entanto, a deliberação tomada pelo conselho científico na reunião realizada na última quarta-feira rejeita esse pedido, confirmando o sentido da votação dos doutores do conselho do departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, à qual o docente está vinculado.As justificações para a decisão são, de resto, as mesmas que sustentaram a deliberação de Junho. O órgão máximo do IEP considera que Daniel Luís não atingiu os objectivos propostos na elaboração da sua tese de doutoramento, por ter apenas entregue um capítulo da mesma em dois anos de trabalho. O docente rejeita este argumento e alega que vários colegas em situação idêntica viram os seus contratos renovados, entendendo que a decisão é antes uma represália por não ter acatado o pedido de encerramento do blogue humorístico feito pelos superiores em Dezembro de 2007.
Daniel Luís vai apresentar recurso da decisão do Conselho Científico. Caso veja esta pretensão ser-lhe negada, o docente fica desempregado a partir de 7 de Setembro.O caso fez criar um movimento de solidariedade para com o professor e investigador. Há uma semana que está online uma petição dirigida à Assembleia da República em que são denunciadas alegadas pressões sofridas pelo docente. "Como consequência directa das suas actividades não profissionais, Daniel Luís tem sido sujeito a uma perseguição sistemática por parte da sua entidade patronal, a Universidade do Minho", acusa o documento. A petiçãoLiberdade de Expressão para Daniel Luís tinha, ao final da tarde de ontem, 280 subscritores.

3 comentários:

maria eduarda disse...

Já assinei!

Anabela Magalhães disse...

Linda! Este prof precisa de apoio.
Divulga pelos teus contactos!
Que choldrice de país!

Em@ disse...

Temos que ser uns para os outros como diz o Povo, não é?

Bjinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.