domingo, 20 de abril de 2008

O Seu a Seu Dono ou a Importância da História

O post de hoje é especialmente dedicado ao Pi e ao Camões, grandes apreciadores de Metallica, particularmente de uma balada intitulada "Turn the Page" que eles me aconselharam vivamente a ouvir, desconhecendo completamente, musicalmente falando, o que está para trás, coitadinhos, porque são ainda muito novinhos. Não importa, eles estão cá para aprender comigo e por isso, com jeito, com pesquisa e com trabalho, dominarão o seu a seu dono.
Bob Seger é um compositor e intérprete americano, nascido em Detroit em 1945, que se dedica essencialmente à música rock. Bob Seger possui uma voz poderosa e compôs algumas das músicas mais bonitas do século XX. Não admira pois que uma das suas músicas "Old Time Rock and Roll" tenha sido nomeada uma das canções do século XX.
Por hoje ficar-me-ei por este seu "Turn the Page", uma das baladas mais bonitas alguma vez compostas, cantada no seu registo rockeiro que me remete imediatamente para Bruce Springsteen, nascido igualmente na década de 40.
O seu a seu dono, e os Metallica cantam unicamente uma versão de "Turn the Page". Por vezes as versões superam os originais. Não foi o caso. Não é o caso.
Ah! Estão a ver como é bom ter uma professora de História "praticamente da Idade da Pedra"?! que vos ensina estas coisas? Gozem, gozem! Eu dou-vos a Idade da Pedra!

13 comentários:

blabla disse...

"desconhecendo completamente, musicalmente falando, o que está para trás, coitadinhos, porque são ainda muito novinhos"
Até parece!
Eu, dono de um grade conhecimento musical,(lol)! Ouço, não só, música do meu tempo, mas também do "que está para trás"! Por exemplo os Metallica, existem desde 1984, não sei se estou a ser muito preciso, mas é a volta disto! Também ouço Guns N' Roses, The Who, Pink Floyd, Iron Maiden, entre outros que iriam transformar este comentário muito extenso!
Cumprimentos do seu aluno Camões =)

Raul Martins disse...

Pica, pica!
É tão sublime este encontro de gerações!
A fotografia que elogiaste não é minha. Descobria na net. Ainda não tenho a "a magia" da fotografia.

Pi disse...

A música Turn the Page faz parte dum albúm chamado Garage Inc, em que os Metallica fazem covers das suas músicas de eleição...
Fica também a saber que a maior parte da música que ouço é da altura do seu nascimento ou infância o que já por si é uma grande proeza...
Quanto a não ser melhor são opiniões...
E a canção "Old Time Rock and Roll" pode ter sido considerada uma das canções do séc.XX mas os Metallica foram considerados melhor banda de sempre.
Será que isto não diz nada sobre a sua qualidade??

armando s. sousa disse...

Pois, o defeito de juventude.
A minha filha que ainda é mais nova que o Pi,e certamente também que o Camões, disse-me um dia destes que gostava muito de uma música de Avril Lavigne, que se chamava "Knocking in Heavens Door"!
Ó filha, por favor! essa música é do Bob Dylan.
Surpresa.

Neste caso, o Pi e o Camões, não estão mal, a versão "Turn the Page" dos Metallica é também fantástica. Os Metallica, são bastante ouvidos pelo autor do comentário.

Na certeza que Bob Seger, é um grande músico e apesar "The old Time Rock & Roll", ser uma das músicas mais apreciadas nas "Juke Box's" americanas, eu prefiro por exemplo, o tema "Night Movies" e o absoluto contraste das duas das músicas mais conhecidas dele, "Still the same" e "Against the Wind".
Com a cultura que têm, lá chegarão.

Um abraço

Pi disse...

E digo-lhe mais Armando: a melhor versão da Konckin on Heavens Doors é a do Eric Clapton.
Sem dúvida nenhuma.
A dos Guns 'n Roses também muito boa.
A da Avril Lavigne é a mais insosa e fraquinha.
Quanto à do Bob Dylan, tem o mérito do trabalho de composição e de tranformação de uma simples música num colosso musical.
É quase uma relação Newton/Einstein.
O Newton(Bob Dylan) descobre os teorias e o Einstein(Eric Clapton/Guns n' Roses) apenas dei os retoques e fez com que ela ficasse correcta.
" O Newton fez todo o trabalho, eu só me apoei no seu ombro" Einstein

Anabela Magalhães disse...

Muito bem, Camões e Pi. Muito bem.
Em todas as gerações há coisas excelentes que permanecem muito para além do seu tempo. Na música, como noutras áreas, criativas e outras, isso é deveras visível e fico contente por também a este nível estareis abertos a apreciar "velharias".
Beijos e amanhã lá estamos para uma aulita de História!!!!! :)

Anabela Magalhães disse...

Chegam, chegam, Armando, eles possuem neurónios hiperactivos! :)

armando s. sousa disse...

Pi,
Há cerca de 1000 versões diferentes da música original do Bob Dylan, "Knockin' On Heavens Door": o Axel Rose é bom na sua versão, o Eric Clapton- no meu tempo de jovem dizia-se "Clapton is God"- é espectacular, mas são apenas versões, e há algumas menos conhecidas, que são verdadeiros hinos.

O senhor Bob Dylan, e esta parte já é lição, apesar de ser um músico, é acima de tudo um poeta.
Primeiro, é estudado nas Universidades americanas, com cursos específicos sobre a sua obra, como deveria ser estudado, em Portugal Camões ou Pessoa.
Segundo, vem de receber uma menção honrosa, é mesmo uma honra, no Prémio Pullitzer, que é a mas alta distinção literária americana.

Quanto aos Metallica, já os vi ao vivo, vou voltar a ver este ano no "Rock in Rio", mas jamais, e este jamais é em francês, serão ou poderão ser considerados a melhor banda de sempre. Pela simples razão que não são.

Podem eventualmente, ser considerados a melhor banda de "thrash metal".

O melhor álbum dos "Metallica" e o único que eu respeito, é "Black Album", e acima de tudo, os três temas "bandeira" do grupo, que são "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters".

Poderia dizer que a melhor banda rock de sempre são os Rolling Stones, The Doors ou The Pink Floyd, e acima de tudo os Led Zepplin, mas não digo, porque é muito redutivo.

Nada é definitivo, nem nunca, como é óbvio, será.

Um abraço

Pi disse...

Eu penso que é dificil comparar. bandas como os Pink Floyd, Led Zeppelin, The Doors ou Rolling Stones com os Metallica.
Eu pessoalmente gosto de todas
Mas há que dizer que os Metallica abrangem todos os estilos das bandas anteriores.
O hard Rock e os fantásticos solos dos Led Zeppelin, o Rock dos Rolling Stones, os temas profundos dos The Doors, o rock psicadélico dos Pink Floyd e as fantásticas baladas comparáveis à obra primas dos Led Zeppelin "Starway to Heaven"e também o Heavy Metal em todo o seu esplendor.
Quanto ao álbum "Black Album" não concordo que seja o único a respeitar.
Sim, é um facto que foi o albúm deles mais vendido e que está entre os 10 álbuns mais vendidos de sempre mas não se pode considerar o único a ouvitr.
O Kill'em All, o Ride The Ligthning e o Master of Puppets são três dos melhores álbuns de Heavy Metal de sempre.
O Load tem uma sonoridade muito mais suave, com solos fantásticos e excelentes baladas como "Hero of the Day" ou músicas mais rock como "King Nothing".
O álbum Reload tem uma sonoridade já mais pesada embora tenha uma das melhores baladas de toda a sua discografia, a "Low Man's Lyric".
O St. Anger é completamente diferente de todos os outros.
É um álbum de Heavy Metal mais moderno e que pessoalmente não me agrada tanto, pois sou um fã do Old School mas mesmo assim é muito bom.
No Garage Inc. eles fazem covers das suas músicas de eleição.
A música "Whiskey in the Jar" é uma das covers mais felizes.
Quanto à composição da banda o guitarrista (Kirk Hammet) é o 11.º melhor guitarrista de sempre (Lista Realizada pela revista The Rolling Stone).
Porém está atrás do guitarrista dos Led Zeppelin(9.º) e dos Rolling Stones(10.º).
O baterista é excelente, o líder da banda.
Quanto ao baixista os Metallica sempre tiveram azer pois um foi atropelado e outros dois abandonaram a banda.
O vocalista tem uma voz inconfundível e extremamente vresátil pois adapta-se a todos os tipos de música anteriormente referidos.
Tinham as outras bandas esta amplitude músical?
Eu penso que não.
Quanto ao Rock in Rio eu também os vou ver.
Abraço

Anabela Magalhães disse...

Pi, tu és um sortudo!!!
Picar-te sim, menosprezar-te nunca!
Estás num belíssimo caminho.

EMD disse...

Debatezinho instrutivo!...
Doors, Led Zeppelin, Pink Floyd, Stones, Clapton... Que nostalgia!

EMD disse...

«Camões, grande Camões...»
Este pi não é, certamente, 3,14!
Bravo!
Feliz professora com alunos destes!

Passiflora Maré disse...

Bem, eu ia entrar e assustei-me.
Com o Armando de um lado e o Pi do outro. Pensei eu, e nós a vê-los passar.
Eu que na minha juventude ouvi Doors, Pink Floyd, Bob Dylan, Bruce Springsteen, e muito do meu coração, The Queen, a voz do Fred Mercury, e a sua figua ainda hoje me revolve...
Não pode o Pi saber isto, é que ele de imediato me corta as vazas com uma prosaica realidade do colossal Fred.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.