segunda-feira, 28 de abril de 2008

Uma Surpresa Surpreendente






Palestra - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Uma Surpresa Surpreendente

Hoje os meu três Cefs de 2º ano - carpinteiros, serralheiros, electricistas - estiveram presentes numa palestra sobre "Doenças Sexualmente Transmissíveis". A palestra foi orientada por alunos finalistas do curso de Ciências Farmacêuticas, da CESPU, que se deslocaram à ESA com a sua professora, a Mestre Áurea Lima, que pôde assim avaliar, in loco, o trabalho realizado e desenvolvido por estes alunos, quase, quase farmacêuticos.
Nem de propósito, pude comparar o comportamento, a postura, e o interesse demonstrados num assunto tão importante para estes adolescentes, como é este assunto da sexualidade e doenças a ela associadas, com o famigerado comportamento das minhas turmas de 9º ano e o que tenho a dizer é que os meus alunos de Cefs resolveram dar mil a zero aos meninos e meninas destas turmas e resolveram deixar-me a sorrir até ao final do ano.
Bem sei que ainda hoje de manhã lhes voltei a frisar da importância de estarem atentos, de aproveitarem o mais possível, de colocarem as dúvidas de forma educada e não grosseira, de aproveitarem, em suma, para aprender... porque mais tarde não nos vão ter a nós por perto, na hora da verdade, para os esclarecer sobre isto ou sobre aquilo! (risos deles) E chamei-os à atenção sobre a importância de deixarem uma boa imagem deles próprios, dos seus professores, da instituição, que também eles representam, perante aquelas pessoas estranhas à ESA.
Devo dizer que desta vez fui eu que fiquei de boca aberta até às orelhas... desta vez no bom sentido, claro está! Os meus Cefs portaram-se que nem estudantes universitários. Estiveram atentos, não perturbaram, não mandaram bocas, participaram quando deviam, numa postura absolutamente exemplar.
Por isso aqui deixo esta nota de louvor público a três turmas de Cefs que juntas, e perante um tema tão propício ao disparate, se souberam comportar impecavelmente.
Confesso que até eu, a optimista por natureza, depois da desagradável surpresa com os meus 9ºs anos, estava um pouco apreensiva. Quando a Joana me falou desta possibilidade eu agarrei-a com unhas e dentes, pensando nestes meus alunos que em breve se despedirão da escola. Mas também confesso... as três turmas de Cefs juntas!... É que, como eu costumo dizer, eles têm dias! E, para não facilitar, lá me coloquei eu na porta, tipo polícia sinaleira, relembrando "Não se esqueçam de deitar fora as pastilhas elásticas", "Tirem os phones dos ouvidos", "Tirem os bonés das cabeças".
Mas os meus receios verificar-se-iam totalmente infundados. Amanhã abordaremos o assunto nas aulas e não deixarei de lhes gabar, mais uma vez, o comportamento.
A palestra revelar-se-ia muito bem preparada e atractiva, dada de forma bastante motivadora o que, sem dúvida, contribuiu para o êxito da mesma.
Obrigada e parabéns aos intervenientes, de seus nomes Carlos Valério, Diogo Tavares, Miguela Duarte e Octávia Ramos, pelo excelente trabalho desenvolvido e pela desenvoltura demonstrada, por estes futuros farmacêuticos que continuam a rodear-me, como uma praga, boa!, e a surpreender-me pela positiva.

E para finalizar retomo a última mensagem deixada por este grupo simpático:

Sexo...
Com quem Eu gosto
Porque Eu quero
Quando Eu quero
MAS PREVENIDO!!!

10 comentários:

EMD disse...

É. Às vezes temos surpresas de quem não esperamos.
Quando felicitar a rapaziada, puxe-lhes bem o lustro ao ego!
E parabéns também à professora por ser optimista e agarrar estas oportunidades.

Raul Martins disse...

Pela Blogosfera decorre uma iniciativa com a finalidade de homenagear blogs amigos que nos visitam ou visitamos e que, de alguma forma, possuem afinidades connosco.

Nesse sentido, o REVISITAR A EDUCAÇÃO, atribuiu-nos o selo "um bom blog sim senhora" de acordo com as seguintes regras:


1- Este prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente, postando comentários;


2- Ao receber o selo "é um blog bom sim senhora!!" devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso + a tag do prémio + a indicação de outros 7 blogs;


3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.


Assim, POR UM MUNDO MELHOR, declara que os BLOGS (por ordem alfabética) que visita regularmente e nos quais comenta, entre outros que igualmente visita e comenta e lamenta não nomear, são:


ANABELA VASCONCELOS
BALANCED SCORECARD
DIZ QUE NÃO GOSTA DE MÚSICA CLÁSSICA?
ESCOLA CAMPOS MELO
EXISTENTE INSTANTE
TEMPO DE TEIA
TERREAR

Raul Martins disse...

Depois da "tempestade"...
E ainda bem.
Uma iniciativa muito interessante.
Carpe diem!

Avó Pirueta disse...

Parabéns, Anabela. Ora bolas, você é exigente com os "comentaristas"... não nos deixa ser anónimos. Pois eu, nos últimos tempos, tenho tido vontade de elogiar tanta gente como você, Progessores à séria, minha Esperança no Futuro dos meus netos, que, para não pensarem que sou alguma "contratada a prazo como louvadora oficial" tenho preferido ser uma singela anónima, a partir de um determinado ponto.
Pois é, Anabela Magalhães, você é uma Mulher feliz: é Professora e entusiasma-se. Sabe qual é o étimo de "entusiasmo"? te "o o deus em si".
Um abraço, Carmo Cruz
PS. Só não toleram os que cobrem com o anonimato para amesquinhar. Mas esses são mesmo gente sem nome. Inomináveis.

André disse...

Milagres, dos milagres finalmente aconteceu... três turmas de cef´s juntas sem bocas, sem trapalhadas merecem todos os nossos aplausos!!
Parabéns aos Cef´s!!

ViVa os Cef´s!!

André conceição
Turma: Cl2

Anabela Magalhães disse...

Puxei-lhes bem o lustro ao ego, sim senhora! Consolei-me.
É que eles mereciam e eu não estou cá só para reprimendas!
Obrigada, Emd.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Maria do Carmo, pelas suas palavras. É bem verdade que eu não gosto de nada que seja anónimo. Gosto que as pessoas se assumam assumindo as suas posições.
Sim, sou professora, e ainda me entusiasmo. Se bem que já conheci melhores dias!

Anabela Magalhães disse...

Que contente que me deixas, André, com o teu comentário. É que foste o meu primeirinho aluno dos Cef`s a comentar este meu blogue!
Ah, grande carpinteiro! De facto merecem os meus aplausos!
Beijinhos para ti e as melhoras, que soube hoje na reunião que tinhas dado uma queda... espero ver-te amanhã na escola, ok?

Anabela Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dianita disse...

Pois, as nossas palestras foram diferentes.
A deles deve ter sido muito mais interessante.
Se nos fossemos psicolgos talvez aquela parte ds comportamentos nos desperta-se mais curiosidade.
Agora quanto as DST já tivemos uma longa conversa com o prof. de C.N.
Embora isto não esconda a conversa de alguns.

Sorry

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.