sábado, 13 de dezembro de 2008

Alucinação Governamental

Alucinação Governamental

Escolas terão 5 dias para arrancar com a avaliação

RITA CARVALHO

Educação. "Não há mais nada para negociar, diz o Governo, e as escolas terão em breve os mecanismos legais para aplicar a versão simplificada do modelo de avaliação. Sindicatos não desistem da luta mas reconhecem que a sua acção não pode exceder os limites da democracia. Prometem vigilância activa

Após publicação de 'simplex' escolas traçam calendário

As escolas vão ter cinco dias para definir o calendário da avaliação dos seus professores. Depois da publicação do despacho regulamentar que simplifica o modelo, e que será aprovado no próximo conselho de Ministros, os professores terão uma semana para dizer se querem ter aulas observadas, se exigem ser avaliados por colegas da mesma área disciplinar, e para traçar os timings do processo. Isto porque, disse ao DN o secretário de Estado Adjunto e da Educação, a negociação terminou. "E como o modelo tem agora todas as condições para ser aplicado, as escolas não terão outra alternativa senão avançar com a sua concretização". Para os sindicatos, a expectativa de que a reunião agendada para segunda-feira ainda pudesse trazer alguma aproximação cai por terra com estas declarações de Jorge Pedreira. "Embora, depois da reunião de quarta-feira, essa expectativa já fosse muito diminuta", confessa João Dias da Silva. Apesar de não baixarem os braços e de continuarem a reivindicar a suspensão do modelo, o secretário geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação reconhece que pouco mais há a fazer. "Temos agora de assumir uma posição de vigilância. Estar atentos à forma como o processo vai correr e às ilegalidades que possam advir dos novos despachos". O dirigente sindical tem, contudo, muitas dúvidas que o modelo funcione, "por falta de isenção e articulação com a realidade".
Os sindicatos não desistiram da sua acção reivindicativa e mantêm as acções de protesto, nomeadamente o abaixo-assinado e a greve geral para o dia 19 de Janeiro, sublinha João Dias da Silva. "Não estamos conformados. Mas foi o Ministério da Educação que fechou unilateralmente o assunto, dando por certo aquilo que decidiu. A nossa reacção não pode exceder os limites da democracia."

Simplificação do modelo

Para o Governo, estão criados todos os mecanismos para que o processo avance já em Janeiro. Para isso, contribuem os despachos recentes que clarificam as quotas e a delegação de competências. Jorge Pedreira acredita que, com o simplex, não haverá necessidade de nomear muitos avaliadores, pois vários professores abdicarão das aulas observadas e estes terão menos trabalho. A simplificação, diz, fará também com que sejam poucos os avaliadores a precisar de fazer horas extraordinárias.
Jorge Pedreira acredita ainda que haverá poucos casos em que será necessário recorrer a avaliadores de outra escola para garantir a avaliação por alguém da mesma área científica. "Pode haver um ou outro caso. Esse desejo terá de ser expresso ao conselho executivo que comunicará à direcção regional. Essa delegação de competências não é recusável".

In http://dn.sapo.pt/2008/12/13/sociedade/escolas_terao_5_dias_para_arrancar_a.html

9 comentários:

maria eduarda disse...

E esta hein?
Ganharam, parece-me! Onde está a democracia?

Anabela Magalhães disse...

Achas?
Como dizia uma colega nossa na reunião de departamento "A avaliação está parada! PARADA! FUROU! ESTÁ FURADA!"
Ora vamos lá a ver o que acontece durante a próxima semana!

maria almeida disse...

Pouco mais há a fazer?!!!!
Quais são os limites da democracia para este sindicalista?! Cruzar os braços e içar bandeira branca?!!!
Há muito que receava afirmações deste género! Desrespeitosas para quem, no terreno, todos os dias continua a lutar contra este modelo aberrante de ADD!
Vamos aguardar pela próxima semana mas não auguro nada de bom! Oxalá o meu apurado instinto escorpiónico desta vez me traia!

Anabela Magalhães disse...

Vamos aguardar, Maria. A bola está do nosso lado! No terreno, é claro. Agora depende de nós. Estamos unidos? Espero bem que sim.

maria almeida disse...

Já tive mais certeza dessa união, Anabela!
Começo a vê-la esfumar-se vergada pelo simplex.

maria eduarda disse...

Eu já estou como a Maria, e tenho pena. Sinto-me pessimista e um pouco desiludida.
Vamos aguardar.

Anabela Magalhães disse...

Eu estou disposta a continuar a esbracejar e a espernear!

EMD disse...

Eu espeneio e esbracejo contigo, mas... aguardemos.

Anabela Magalhães disse...

_:-/

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.