segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Portefólios



Portefólios

Ufa! Acabei a correcção dos portefólios dos meus alunos! Ufa! Faltam-me apenas meia dúzia de residuais que ainda não corrigi porque os alunos se esqueceram, porque lhes faltava não sei o quê, mas que corrigirei esta semana, sob pena de terem um zerinho na avaliação dos mesmos.
A correcção dos portefólios é tarefa que me consome horas e horas do meu trabalho. Nem contabilizo quantas que é para não me chatear ainda mais com um ministério que sabe lá o que é ser professor!
Não contabilizei as horas mas, por mera curiosidade, deu-me para contabilizar as páginas corrigidas e a minha contabilidade deu nisto:
calculei uma média de 20 páginas por aluno, corrigidas conceito por conceito, palavra por palavra, erro por erro. Há alunos que escreveram mais páginas, outros menos, dependendo do tamanho da letra, dos espaços deixados entre matérias, do espaço ocupado pelos trabalhos, por isso a média de 20 páginas por aluno parece-me bem.
Tenho 133 alunos e por isso, grosso modo, acabei este Domingo, dia santo de descanso, de corrigir 2 660 páginas de alguns disparates e muito mais coisas acertadas.

Daí eu não ter mesmo tempo para a fantochada da Avaliação do Desempenho que o ministério engendrou. Se eu não tivesse nada mais para fazer até que podia esbanjar horas e horas da minha vida profissional com semelhante disparate! Mas tenho mais que fazer. Os meus alunos consomem-me muitas horas do meu trabalho e pretendo que esta situação se mantenha.

Tenho para mim que os alunos devem sentir esta rédea curta da professora, para saberem que isto da escola não é uma balda e que nada se conquista sem esforço. Tenho a pretensão de contribuir, tanto quanto possível, para que a organização dos meus alunos melhore, para que o seu gosto e brio aumente ao apresentarem portefólios cada vez mais cuidados. Promovo assim a atenção na sala de aula, até porque eles já sabem... erro apanhado, dez vezes corrigido, faltas de acentos, cinco vezes corrigidas, sumário mal passado, cinco vezes copiado... e por aí adiante que eu sou uma professora exigente sempre de sorriso nos lábios!
Sim, já sei, P, o meu êxito contigo foi mesmo para esquecer!!! Conversaremos sobre isso durante o próximo almoço de Natal. _:-/

De notar que este procedimento é válido para as minhas turmas de 7.º e igualmente para as minhas turmas dos CEF que, como eu costumo dizer, os alunos dos CEF também são filhos de deus!

E têm portefólios arrumados, organizados, bem apresentados, cuidados? Os alunos dos CEF?
Olá, se têm!!! Têm porque não têm outro remédio!
Sob pena de terem de passar tudo desde o início! :)

6 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

destes e doutros pormenores «esquecidos» e «apagados» não falam nossos jornalistas nem entram nas contas de nosso ministério... servem «um caldo de ódio» contra um esteriótipo de «professor-calão» generalizam que somos um bando de mal-feitores -- a ministra na sua infeliz e ja enjoativa até ao vómito vigência começou por nem populaçao nos considerar - voltam «outros outros» contra nós «os abaixo-de-cão» e impõem «lei de funil» pra poupar com o ensino uma milésima parte do que esbanjam em faraónicas falidas empresas. mas nada há de escondido que a luz não venha -- e pagarão al fim até ao último chavo -- pagarão pagarão está disso certa cara anabela as tuas dores-de-cabeça -- tão certo verdade verdadinha como eu me chamar manuel angelo ochoa de castro.
um beijinho de (des)confoto para ti Anabela Professora. Leram aqui há atrás de um tal Bispo salvo erro de Leiria Fátima considerar os professores MAIS IMPORTANTES DO QUE OS POLÍTICOS PARA PORTUGAL. Tantos há que ainda duvidam como dizia o Helder.

Anabela Magalhães disse...

Olá Ângelo! Aqui a rapariga está mesmo em falta consigo... mas é que não consigo... :)... não tenho mãos a medir neste final de período e não há hiperactividade que me safe!
Quanto à actuação do ministério só lhe digo que me sinto permanentemente insultada!
Enfim! A ver vamos se estamos na recta final... a ver vamos se rapidamente esta equipe sai das instalações da 5 de Outubro! É que estou a contar os dias.
Beijinhos

henrique santos disse...

Engraçado, Anabela, ter visto aqui referidos neste teu post duas palavras que incluí no lema do PCT da minha direcção de turma: "Aprender com disciplina, brio e gosto". Coincidências? Penso que não.

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Henrique, vejo que está tudo em ordem contigo. Espero que com a tua cara-metade também.
Como diz a Carmito não são coincidências e sim aproximações.
Da minha aula de apresentação fazem parte as palavras: rigor, dedicação, trabalho, estudo, brio, gosto pelo saber, educação, respeito, participação.
Todos os meus alunos sabem logo com o que contam a partir da primeira aula. Gosto de jogar limpinho... e tenho a mania que se educa pelo exemplo...
Beijinhos aos dois

Avó Pirueta disse...

Pois é, minha Querida, não coincidências. E quero que saibas que o meu texto sobre a Amizade, que postei há dias, vai especialmente dirigido a Pessoas como tu, a Professores como tu. Boas Festas, minha Amiga. E lembra-te da frase:"Ainda um dia nos havemos de rir disto!"
Beijinho da Carmo, Avó Pirueta

Anabela Magalhães disse...

Olá, Carmito, quanta saudade!
Obrigada pelas tuas doces palavras.
Vou ler já de seguida.
Xi-coração apertadinho

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.