quinta-feira, 4 de dezembro de 2008



Estorinha - Por Elsa C, a Prof Irrequieta dos Cabelos Cor de Fogo

Simplesmente delicioso! Digo-vos eu! Leiam e gargalhem.

Um Ministério que não sabe fazer cálculos quanto ao valor percentual (61%) de adesão à greve dos Professores!

Estorinha - Por Elsa C

Uma aluna com Necessidades Educativas Especiais…

A menina M. Lurdes Rodrigues enviou-me um e-mail, dizendo que tudo fará para passar à disciplina de Matemática. Acha que está incluída na taxa de sucesso que o Ministério me obrigou a elaborar em Outubro.
Acontece que M.L.R. não consegue ser bem sucedida em nenhuma ficha de apoio ou de trabalho suplementar, que sistematicamente forneço aos meus alunos todas as terças, quintas e sextas.
O meu trabalho, extra-lectivo e intensivo, de correcção dos ditos exercícios prolonga-se por horas tardias.
É certo que tenho redigido os meus relatórios semanais sobre as dificuldades de retenção e aplicação de informação da menina.
Mas, para meu espanto, reenviou-me um segundo e-mail (creio que percebe algo de tecnologias)assegurando-me que eu não tinha percebido claramente a mensagem do primeiro:
“Não soube interpretar”, pode ler-se.“Tenho que ter sucesso na disciplina, pois é a única que me falta para fazer o acesso - provavelmente via CNO - ao Curso da minha vida: Sociologia”.
Argumentum ad baculum mesclado com argumento ad misericordiam é notável: não sabe matemática mas consegue cometer duas falácias em simultâneo!
Afinal, constatei, junto dos serviços da Secretaria da escola, que está reprovada também à disciplina de Lógica!
Pensei dar-lhe apoio extra-lectivo, nos blocos não lectivos, mas torna-se incompatível com o meu (não)horário de trabalho: estou assoberbada de reuniões; tenho que preencher o modelo 1 e 5 se quero ter aulas assistidas; o 2 e o 3 se não quero. O modelo número 4 é para aqueles, como eu, que declaram não pactuar com nenhum modelo. Um modelo para não pactuar com um modelo?!Hum…falacioso.
Reencaminhei a menina para o NAE (núcleo de apoio educativo).
Não sei o que fará no futuro…talvez caixa num hipermercado?
Não. Isso exigirá actividade cognitiva.
Provavelmente nunca mais ouvirei falar dela…

Nota: uma professora sem classificação ante uma aluna com classificação negativa.

2 comentários:

EMD disse...

Excelente alegoria da relação teoria-prática.
O final perfeito para este dia.

Anabela Magalhães disse...

Foi.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.